A diferença entre uma pickup diesel ou gasolina são enormes. Se o sujeito rodar pouco, de fato, valeria a pena uma a gasolina (particularmente não gosto... gasolina só se for V6... bem aí a diferença no combustível é enorme)....
Se o Pôncio Pilattos, que colocou este tópico, não lavar as mãos, na hora de optar por uma a gasolina, ele deve refletir bem entre S10 e Ranger. uma reportagem recente da Carro On-line deu vantagem à S10, veja no site a reportagem e abaixo a conclusão.
http://carroonline.terra.com.br/
"Conclusão
A solução flex da S10 pareceu mais eficiente. Apesar de ter menor potência com gasolina, a tecnologia compensa a falta de vigor. Mas o que pega mesmo na Ranger é a perda de espaço na caçamba com o cilindro. Por ter uma cesta básica mais barata e ser melhor de revenda, a S10 venceu a avaliação."
Quanto a compra pela PJ, o contador dele está certo.
Se ele é microempresa, simples, epp ou declara pelo LUCRO PRESUMIDO, na hora de vender ele terá que apurar o "ganho de capital" e pagar 15% (em média) de IRPJ, 10% adicional IR e 9% de CSLL sobre isto. O ganho é o preço de venda deduzido do custo de compra (-) 20% ao ano da depreciação...
Se for LUCRO REAL (outro regime de tributação das PJ) terá também esse ganho mas, pela lei, se o caso for de uso da administração nào pode deduzir a depreciação, IPVA, combustível, etc.... bem... mas aí é outra longa explicação ......