Bom Dia
Tenho uma Ranger 2002 2.8 com 220 mil km rodados, nunca foi feita nenhuma manutencao em bomba, ou motor, e segundo varias retificas, o motor tah zerado.
Acontece que a aproximadamente 1 ano atraz senti que ela tava meio amarada, e leveio no bombista e ele regulou valvulas, abriu o diesel e meia volta (Segundo ele aproximadamente 10 %) e colocou uma esfera (de rolamamento) na mangueirinha da valvula de alivio da turbina, aumentando a pressao maxima da turbina.
Depois disso ela voltou ao normal, faco teste sempre na serra do Irani (nosso amigo do Forum Csirani que eh de lah sabe) sempre subo em quinta marcha em uns 110 KM por hora sem apanhar, e antes de ser mexido nao conseguia subir desse jeito e tinha que subir em quarta marcha, depois de 1 ano de uso, acho que gradativamente foi caindo o desempenho e agora nao consigo mais esse feito, novamente perdi uma marcha na subida dessa serra (quando me refiro em perdi marcha, quer dizer que tenho que subir numa marcha mais reduzida que subia normalmente)
Diante disso, fui em varias retificas e bombistas, das retificas soh uma disse que tava ruim o motor (mas o cara eh picareta) outras 4 retificas falaram que tava zerado) inclusive um mecanico de confianca.
Alguns apontaram problema para bicos ou bomba (alimentacao) e os bicos estao com 185 BAR de pressao sendo que novos eles deviam ter aproximadamente 200 BAR, e alguns deram a culpa para bomba, o que vcs acham, sera que trocando os reparos da bomba resolve, tambem trocando o diafragma da LDA.
Soh pra exclarecer Filtros Diesel, Ar (novos marca internacional) e Filtro de oleo do motor e oleo da marca (motorcraft)
Alguma ideia
PS - Desculpa a acentuacao, tenho um teclado que era da epoca do nunca.