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Tópico: explorer diesel

Hybrid View

  • #1
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    explorer diesel




    Olá amigos do forum, eu gostaria de perguntar para vocês se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98. Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom! Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!

  • #2
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    simples

    "se é possivel adaptar um motor diesel em uma explorer 98."

    - Sim e eh fácil... Não tem segredo não. Apenas eh necessário construir uma flange para acoplar o câmbio e soldar os suportes para os coxins.


    "Por exemplo adaptar o motor da ranger, ficaria muito bom!"
    Não se "prenda" apenas aos motores utilizados na ranger... Qualquer HSD (leve, de 4 cilindros) pode-se colocar na explorer.

    Não ha diferenças (em termos de trabalho) se pegares outros motores HSD.
    Para que não necessites mexer nas relações de diferencial e de câmbio, prefira os motores com torque/força semelhantes ao original da explorer. Ideal: MWM sprinter. Alternativos: power stroke 3.0 novo da maxion / International.
    Mais ou menos ruim: maxion / international 2.8 da ranger


    "Se alguem souber se é possivel ou não, por favor me digam. Obrigado!"
    - Porque farás algo assim? Não custa mais barato comprar R$ 10.000 de gasolina q botar o motor diesel?
    Motor a diesel também quebra como os a gasolina...
    Motores a disel qdo quebram fica-se muito caro pode-se substitui-los, enquanto os a gasolina além de ser barato p/ consertar, pode-se trocar por motor de santana (2.0) ou opala (4.1) que são muito baratos (menos de R$1.000)

    T+
    Daniel

  • #3
    Olá,

    Mecanicamente a adaptação é bem simples. Se for usar motores 2.8 mantém a mesma relação de diferencial. Se for usar os HSD vai precisar trocar relação pra ficar 4,56:1 (é a que eu uso na minha xplorer). Agora eletronicamente vc vai ter dificuldades em achar mão de obra pra fazer direito. Isso por que a partir da 95 alguns modulos que trabalhavam isolodados nas anteriores, como o do 4x4, ABS, PCM passaram a se comunicar diretamente com o modulo central GEM (Generic Eletronic Module), isso significa que vc vai precisar manter o módulo do motor V6 pra manter tudo funcionando e simular algumas informações fornecidas pelo motor e enganar o painel pra não ter menságens do sistema de ignição. Isso pra poder manter as coisas que não tem na Ranger, abs nas 4, piloto auto, controle de tração, etc

    O pessoal da Spider4x4 preparações fez uma 94 se não me engano, e a eletrônica já deu trabalho. Bate um papo com eles.

    Abraço,
    Marco Mendonça

  • #4
    Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...

  • #5
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    Muito obrigado aos colegas Daniel, Marco Mendonça e Marcelo Lopes por dividirem seus conhecimentos, eu ja imaginava que teria dificuldades com a parte eletronica, mas mesmo assim vou estudar e procurar alguem experiente para me ajudar. Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? Eu tenho um motor power stroke 3.0,...bom muito obrigado novamente, um abraço a todos.

  • #6
    Citação Postado originalmente por FYASUDA Ver Post
    Marco, você falou que ja usa a relação 4,56:1 em sua explorer, qual o motor dela? .
    Oi, eu estou com o motor original V6. Optei por reduzir o diferencial para o uso off-road, pneus 33... etc.

    Ficou mito rápida, 3.0 powerstroke fica bem pra tras na arrancada porém o motor corta a 150km/hora. Velocidade final faz muita falta pois minha xplorer tá com 2,15m de altura, nem merece correr muito.

    Quanto à conversão para diesel, não pense em revenda, pense em economia caso rode muito, no mínimo 4milkm/mes, aí vale a pena.

    A conversão é cara, e depois, não vão pagar tudo que investiu na venda e não vão te devolver o quanto gastou a mais de seguro e ipva nem o custo de oportunidade (quanto renderia esse dinheiro investido). Além disso, plug&play é só mecânico, eletronico é bem diferente.

    Se faz questão do diesel, considere comprar logo uma Ranger Diesel. Perde um pouco em conforto e angulos off-road mas terá robustes, economia, desempenho... não vai sentir falta de nada.

    []'s
    MM

  • #7
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    cambio

    Citação Postado originalmente por Marcelo Lopes Ver Post
    Outra coisa... se for cambio manual é mais fácil. Se for automática ele provalvelmente monitora o giro do motor para a mudança de marchas. Como o Diesel teóricamente gira mais baixo, pode haver problemas...
    O motor a gasolina q eu tive v8 ficava em 350 rpm (sem marcha, neutro), enquanto um diesel q tenho estabiliza-se em 800 rpm.
    Porém a RPM máxima dos dois se equivalem, ficando no máxima a 3000 RPM (na prática)...

  • #8
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    O melhor e mais barato é colocar motor e caixa de uma Ranger, pois é Plug and Play, Chassis iguais e pontos de fixação também iguais.

    Respondendo uma outra pergunta...
    Por que não comprar R$10.000,00 de gasolina ao em vez de colocar diesel? Resposta: Quando venderes a explorer, vão te devolver os R$10.000,00 da gasolina??? Os R$10.000,00 do motor podes ter certeza que vão!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
    Bom dia e quanto a documentação em São Paulo, como se pode fazer pois o DETRAN não esta autorizando a nudança de gazolina para diesel.

  • #10
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    A fabricação do biodiesel é muito simples.
    É só separar a parafina do óleo.
    Pesquisa no Google que tem muita coisa sobre isso.
    Basicamente a receita é a seguinte:
    Mistura 500g de soda cáustica com 20 litros de álcool combustível.
    Pega a mistura de álcool e soda e mistura em 20 litros de óleo de soja.
    Depois que a parafina decantar, basta drenar o óleo limpo e filtra-lo para evitar resíduos da parafina.
    Com isso terás cerca de 20 litros de glicerina e 80 litros de biodiesel.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #11
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    Cometi uma "insanidade" dessas (transplantar o motor diesel para uma explorer) e não me arrependo...
    Nesse tópico tem o relato de parte da adaptação:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...er-1994-a.html (Transplantando motor 3.0 ngd para uma explorer 1994)
    Ranger 1999 4x4 V6, pneus 33, frente 2007. Explorer 1994, pneus 35, lift 3', bloqueios e.locker, motor 3.0 ngd, guincho 12.000 lbs e outras frescuras!

  • #12
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    Valeu pelo reforço e lembrete da tua experiência, Vinicius!

    Há anos atrás eu queria fazer isso na minha 94 anterior, mas desisti quanto comecei a ver os custos envolvidos (sendo que, na ingenuidade, eu cogitava apenas um motor diesel Ranger novo, que tava na faixa dos R$16mil...).

    Vai demorar pra eu voltar a orçar isso, mas que a vontade de fazê-lo na 94 atual é gigante, isso é!

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