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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    15/11/2006
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    Troca da relação de marchas ranger 98 TD




    Olá moçada, lendo alguns mensagens aqui no fórum percebi que muita gente relata que em seus veículos andam em uma velocidade relativamente alta (120-140) Km/h e com uma rotação muito baixa + ou - 2.500 giros. Possuo uma ranger 4 X 2 ano 98 2.5 turbo diesel e noto que em 2.500 giros eu estou a apenas 70 Km/h e a 100 Km/h o motor já está bem próximo dos 3.500 giros. Se eu tentar andar na casa dos 120 Km/h, haja motor e combustível.
    Abaixo a relação de marchas e diferencial da ranger 1998 2.5 TD e ranger 2004 2.8 TD.

    RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.5 TD - RELAÇÃO DE MARCHAS RANGER 2.8 TD

    1ª) 3,401:1 .................................................. 1ª) 3,470:1
    2ª) 2,048:1 .................................................. 2ª) 2,100:1
    3ª) 1,312:1 .................................................. 3ª) 1,380:1
    4ª) 1,000:1 .................................................. 4ª) 1,000:1
    5ª) 0,791:1 .................................................. 5ª) 0,750:1
    Ré) 3,401:1 .................................................. Ré) 3,240:1
    Diferencial: 4,560:1 ........................................Diferencia l: 4,100:1


    Como aqui está reunida a nata do conhecimento nestes assuntos pergunto:
    - É possível mudar a relação de marchas da ranger 2.5 para a da 2.8?
    - Tenho que mexer na caixa de marchas também ou apenas no diferencial?
    - Qual o procedimento?
    - Quanto vou gastar + ou -, se for possível?
    Um abração a todos.

  • #2
    Não tenho a resposta para tuas perguntas, mas algo há de errado, pois a minha é 2.5 tdi ano 98 cabine dupla e à 100km/h o motor está girando a 2.500 rpm.

    Agora, se existem outros modelos de relação para a mesma pick-up eu não sei. Pode ser que tenham colocado a relação da ranger à gasolina na tua ou adaptaram o motor a diesel...

  • #3
    Na Ranger 2,5 a gasolina a 80 por hora o motor gira a 2000 rpm, a 100 da 2500 rpm e a 120 são 3000 rpm.
    Dodge Ram 5.9 4x4 RC 2008, BF 315/70/17
    Ranger XLT CD 2.3 16V 2010.

  • #4
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    andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...

  • #5
    Citação Postado originalmente por aloisio Ver Post
    andraschko em marcha lenta quantos giros marca no conta-giros da da tua? Pode ser que meu conta-giros eateja desregulado...
    fica em torno de 900rpm...

  • #6
    O prob de alterar as relaçoes de marcha e que vai faltar força o motor.Se nao alterar o motor, nao mexa na relaçao de marchas, a nao ser quando for alterar o diametro dos pneus...
    4X4 Brasil
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #7
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    Citação Postado originalmente por andraschko Ver Post
    fica em torno de 900rpm...
    Ah tá, a minha tá marcando 1.500rpm. Valeu!

  • #8
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    Um dia desses lendo no bestcars dúvida específica sobre como calcular a velocidade em relação a rotação do motor (http://www2.uol.com.br/bestcars/ct/pneu16.htm) e dada a absoluta falta do que fazer num sabado a noite em que não sai com a namorada, montei essa planilhinha que estou anexando. Os campos em Azul devem ser alterados conforme dados da sua Ranger, a circunferencia do pneu, calculada conforme dados do Bestcars e ai é só olhar e ver o que dá para ser feito.

    Acho que trocar a coroa e o pinhão pode ser a maneira mais simples e barata. Mas como o Murilloaquino lembrou muito bem, se mexer pode ficar pior.

    Abs
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  • #9
    POd ficar pior pela falta de torque com a relaçao mais longa.Eu acho que o ideal na ranger 2.5 é a relaçao original com os pneus 31.
    fica com um relativo conforto e nao faz falta a força nas estradas...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

  • #10
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    Moçada, agradeço a todos pela atenção. Vou checar as vantagens, desvantagens, custos, etc e vou cair em campo para ver se vale a pena mudar alguma coisa. Um abraço.

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