x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 32

Hybrid View

Aquaplanando de Ranger com pneu 33".

Caramba ... que susto!

Sábado a tarde fui buscar minha mulher no campus da ULBRA aqui em Canoas. O trajéto passa pela BR-116, em um trecho que foi recentemente asfaltado no qual ocorreu um fenomeno chamado de "espelhamento" do asfalto (já ocorrerão inúmeros acidentes no local após o asfaltamento).

Chovia e eu estava a + ou - 80km/h. Repentinamente a caminhonete pareceu flutuar e a traseira foi saindo até formar um angulo de uns 30º em relação a direção do deslocamento do veículo. Na hora, instintivamente, tirei os pés do acelerador e freio e tentei manter o deslocamento em linha reta. A caminhonete até corrigiu mas ... derivou novamente para o lado contrário!

Em resumo, foram cinco ou seis correções de forma extremamente suave no volante e rezando aos céus para não sair da pista, até que a caminhonete perdeu velocidade e voltou ao meu controle.

Não culpo os pneus 33" porque existe um defeito comprovado no asfaltamento da estrada que os engenheiros da empreiteira estão estudando a meses como resolver. Mas acredito que os pneus podem ter potencializado a aquaplanagem.

Bem, o susto foi tão grande que estou desconfiado da caminhonete até agora: hoje choveu e vim caminhando trabalhar .

Abraços molhados a todos, pois esqueci a *&#*?##@ do guarda-chuva!!
    Ranger XLT 3.0 2005 Rancho e PY - Rumo aos Andes 2011!
    Sem trocar avatar por falha do site em carregar o arquivo ...

Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Agradecimentos: 0
    Com certeza é o asfalto...eu, com os 33" mesmo a a 80/100km/h nunca aquaplano. Coisa que facilmente acontecia com meus 31" mesmo novos (Firestone)..

Usuário Avatar de ReidasCamisas
    Entrada
    18/03/2007

Arrow É um baita susto mesmo...

Já passei por isso de F250, e torço

para não passar denovo.

Pista rescem afaltada e chuva,

é caixão e vela roxa.

Valew.

Falando de pneus ...

O mão de vaca q vos digita , colocou 2 pneus recapados na traseira da F-250 .

Fui alertado de que pneu recapado era ruim, mesmo em pista seca , mas tinha 2 carcaças boas e deu dó de jogah fora .

Gente, o troço fica "tirivil" , tô fazendo curva q nem os cara de veloterra.

Sem brincadera , nas retas a mais de 140 ela fica saindo tipo um palmo pra cada lado , como se as rodas traseiras virassem.

Quanto a estourar , eh folclore, jah coloquei 170 ph e nada ... Logico q tem q ser carcaças boas .
    RAM 2500 - 2017

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    O problema de todo asfalto novo é que fica muito liso. Comk o tempo começa a desgastar e a aderência melhora. Com certeza os 33" ajudam a diminuir esse efeito quando existe lâmina d'água pois tem um excelente escoamento para água.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de Miranda
    Entrada
    18/04/2005
    Local
    Jataí/
    Bom, durante a aquaplanagem nao faz diferença colocar o pe no freio ja que o carro ta no "ar", os pneus nao tem contato com o solo... porem na hora que a pickup ta de lado? O ultimo pedal que eu piso numa situação dessa é o freio. aueauhe

Citação Postado originalmente por FleckRanger Ver Post
    "... já ocorrerão inúmeros acidentes no local após o asfaltamento ..."
    É sempre assim ´ninguém faz absolutamente nada, somente sabem jogar a culpa uns para os outros até que alguém perca a vida
    "... existe um defeito comprovado no asfaltamento da estrada que os engenheiros da empreiteira estão estudando a meses como resolver ..."
    Ahhhh, com certeza estão estudando, estudando, estudando ......... e vai ficar por isso mesmo enquanto isso, os acidentes só vão aumentando

Grande abraço, torcendo para que se recupere logo do susto

Banido
    Entrada
    16/12/2006
    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    Ahhhh, com certeza estão estudando, estudando, estudando ......... e vai ficar por isso mesmo enquanto isso, os acidentes só vão aumentando
    Grande Dieselboy;

Faltou lembrar apenas que se fará uma "comissão" para se analisar o problema. No Brasil, quando há problemas, resolve-se com comissões.

E deprimente!

bem.... apesar de todos saberem não custa repetir.... quanto maior o pneu, maior a tendência de aquaplanar....

Se o pneu é 50%/50%, o escoamento de água, em tese, deve ser bom... mas como a área do 33 é muito grande... um maior desgaste fatalmente levaria a aquaplanagem... (além do asfalto colaborar... é claro)...

Mas agiste bem, porque pisar no freio ou fazer movimento bruscos com a direção nessa hora não é aconselhável...
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

Usuário Avatar de Eliseu
    Entrada
    25/07/2005
    Local
    Santa Maria/RS

Cool Pneu 33

Citação Postado originalmente por ramonpoa Ver Post
    bem.... apesar de todos saberem não custa repetir.... quanto maior o pneu, maior a tendência de aquaplanar....

Se o pneu é 50%/50%, o escoamento de água, em tese, deve ser bom... mas como a área do 33 é muito grande... um maior desgaste fatalmente levaria a aquaplanagem... (além do asfalto colaborar... é claro)...
    No Engesa tinha pneu 33 BF Mud, e passei pela mesma situação do FLECKRANGER, porém entre Candelária e o acesso a Cachoeira do Sul-RS. Os pneus já estavam meio carecas, e achei que fosse isso. Fui em Rivera,Uruguai e coloquei novos e o fato se repetiu em outro lugar. Detalhe: não era asfalto novo, e não tinha "trilhos" de caminhão no asfalto. Então, conclui que o problema eram os pneus mesmo. Concordo plenamente com o RAMONPOA. Depois passei a acelerar um pouco menos em dia de chuva forte. []'s

Usuário Avatar de Grassmann
    Entrada
    29/03/2006
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimento: 1
    O problema todo é que os pneus maiores aumentam a área de contato com o solo. E como o peso total do carro não se altera, fica menos peso por área do pneu pra ele sustentar.
    Com isso, quando se encontra uma lâmina d'água, é possível e até mais provável que ocorra aquaplanagem.
    Eu tenho um Vitara com pneus 235/75, e agora aquaplano em trechos onde antes passava tranquilamente.

[]'s
    Leandro J Grassmann
    PU5-MVA
    PX5-G5610

Usuário Avatar de Waldir Carlos
    Entrada
    08/01/2007
    Local
    Aracaju/SE
    Agradecimentos: 2
    Caramba ... que susto!

Em resumo, foram cinco ou seis correções de forma extremamente suave no volante e rezando aos céus para não sair da pista, até que a caminhonete perdeu velocidade e voltou ao meu controle.
    Por absoluta ignorância [não conheço os BF 33], prefiro acreditar que os engenheiros precisam rever esse tal de asfalto "espelhado"! Bom, mas a razão desse meu comentário é para destacar a sua "frieza", maturidade e equilíbrio. Não sou desses pilotos fodões, mas arrisco dizer que "a salvação" foi esse teu resumo, descrito no parágrafo acima. Já passei por situações semelhantes. Depois do susto, tive que parar porque as pernas tremiam feito corda de birimbau.

Abraços molhados a todos, pois esqueci a *&#*?##@ do guarda-chuva!!
    Dos males o menor... essa chuvinha não faz nenhum mal... he, he, he. Melhor esquecer guarda-chuva do que não ter braço para segurar a fera. Deus acima de tudo!

[]s
    4X4 Brasil
    Troller T4 3.0L 11/12 BF 33"
    Toyota SW4 3.0L 15/15 D-4D SRV AT
    [ex-F-1000 98 XLT 4x4 = inesquecível].
    [ex-Pajerinho 99_V6 3.0L M/T = espetacular]

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem