Ai Turma... sou iniciante nesse mundo de picapes, tenho uma Ranger 2002 XLT 4X4 e li um monte de tópicos sobre "dar duas voltas na WG da Ranger e aumentou o rendimento e deixou o carro mais esperto". Blz, só queria que alguem me dissece o que é "WG" e se essas "duas" voltas vale a pena ou pode causar problemas no carro. Como faço esse "pequeno" ajuste.
Valeu, desculpem-me se a pergunta é cretina.
Fabio Moura
Fábio, dá para ver que o fórum vai se transformando através dos meses. Quando eu entrei a minha pergunta era: "o que é SPOA?"
WG é Waste Gate, ou válvula de alívio e pressão que limita a pressão na admissão em motores diesel. Quando a pressão se eleva abre uma válvul na turbina que deixa passar ar da admissão para o escapamento direto. O que controla essa válvula é a pressão da admissão. Se a tua for TGV é diferente, pois em vez de liberar os gases ele muda a posiçãodas palhetas dentro do caracol da admissão fazendo que fique maior com o aumento da pressão.
Se a tua Ranger tiver 132 cv é com WG, se tiver 135 cv é com TGV.