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  • #1

    Exclamation F-1000 4x4/4x2 >>> Procedimentos Básicos Para Realizar Uma Boa Aquisição





    As informações que seguem são um guia sucinto que busca abranger alguns dos itens de maior desgaste na F-1000. Devo salientar que há quesitos que o proprietário comum ou leigo pode analisar sem grandes problemas, contudo há aspectos que requerem experiência acurada, pois caso passem despercebidos poderão representar um pesado ônus de manutenção a curto prazo. Por esse motivo recomendaria procurar um profissional especializado em 4x4, para que o mesmo avalie o real estado do veículo, caso o interessado queira fechar um negócio com maior segurança.

    Em geral a F-1000 não costuma visitar oficinas com freqüência pois é um veículo rústico, de manutenção simples e descomplicada, contudo desde que o proprietário siga o programa de manutenção do manual à risca.

    A F-1000 4x4 “moderna” (> 96) foi disponibilizada com a caixa de transferência com comando elétrico, mas também com a caixa de transferência com comando manual é raríssima, mas existe, creio que estas versões eram direcionadas para empresas ou frotas que utilizavam os veículos em regime mais severos de trabalho, por esse motivo quase não se vê este modelo em mãos de proprietários comuns.

    A transmissão é um dos pontos fortes da versão 4x4, da marca Clark modelo CL 2625-B que é muito parruda e valente, não costuma apresentar problemas, pois é muito bem dimensionado para o MWM 4.10T.

    A caixa de transferência é da marca Borg Warner modelo 1356 e a roda livre do tipo automática da marca Borg Warner modelo 1701.

    Para o eixo traseiro da versão 4x4 a Ford disponibilizou 2 modelos: Albarus DANA 60 (redução 3,07:1) e Braseixos 406 DL (redução 3,07:1).

    Enquanto para o eixo dianteiro foi disponibilizado apenas o modelo DANA 44 (redução 3,07:1).

    O propulsor que equipa este veículo (4x4) é o MWM 4.10T e apresenta dentre suas principais características:

    Nº de cilindros – 4 em linha;
    Cilindrada - 4.3L;
    Potência - 135 CV @ 2600 RPM;
    Torque – 42 kgf.m @ 1600 RPM;
    Taxa de compressão – 15,9:1


  • #2

    2º Parte

    Itens de maior desgaste

    Coluna de direção >>> O fato da caminhonete ter rodas e pneus bem maiores que os automóveis convencionais exige muito mais sistemas de transferência de força do que os presentes num carro pequeno. Isso faz com que a coluna de direção seja submetida a grande esforço. Evidentemente que o sistema é dimensionado para o porte do veículo, contudo com o passar do tempo vem o desgaste natural dos anéis de plástico que devido ao constante esforço acabam se deformando, fato este que por sua vez acaba ocasionando as folgas, motivo constante de reclamação dos proprietários.

    Ao meu ver este é um dos pontos críticos no projeto da F-1000 pois, geralmente costuma apresentar os problemas supracitados de desgaste prematuro e folgas excessivas sobretudo se o veículo for utilizado em terrenos acidentados.

    Pode-se perceber claramente esse desgaste no rodar do veículo, pois além das folgas o mesmo começa a apresentar uma série de ruídos, como se algo estivesse solto embaixo da caminhonete.

    Geralmente uma simples substituição da peça resolveria o problema, contudo se o veículo for novamente exigido a vida útil da peça será abreviada, infelizmente em minha humilde opinião é uma peça sub-dimensionada para o esforço requerido pelo veículo. Uma coluna nova custa aproximadamente R$200,00 no mercado varejista de auto-peças.

    Bomba da direção hidráulica/Caixa da direção>>> O sistema de direção da caminhonete é formado principalmente pela barra de direção, coluna de direção, caixa de direção e pela bomba da direção hidráulica.

    A bomba é outro setor que merece atenção especial, por vezes começa apresentar problemas devido à fadiga dos componentes deste sistema, podendo ser acentuado pelo mau hábito que alguns proprietários tem em esterçarem a direção forçando-a até o final de seu curso enquanto o veículo realiza conversões Geralmente quando o problema está em fase avançada, a direção começa a apresentar um ruído alto, mesmo em manobras sutis como se estivesse forçando ou exigindo demasiadamente do sistema. Verifique vazamentos de óleo que podem ser indícios de necessidade de reparo, deve-se também verificar folgas nas mangueiras.

    A caixa da direção também deve receber atenção, pois assim como os demais componentes também é bastante exigida devido ao esforço, uma revisão geral com substituição das esferas e outros componentes dependendo do grau de avaria pode custar algo em torno de R$ 350,00.

    Buchas >>> O estado destes componentes servirá como indicativo para mostrar se a caminhonete era de trabalho ou de passeio, caso a borracha destas peças apresentem rachaduras ou elevado desgaste, grande parte das vibrações será repassada à cabine, o que tornará sua dirigibilidade desconfortável além de comprometer o conforto do motorista e dos passageiros, pois a mesma começa a “bater seco” quando passa por buracos e imperfeições da pista. Peça para que um mecânico entre embaixo da caminhonete e verifique o estado das buchas.

    Caso haja necessidade de substituição, um jogo completo (paralelo) custa em torno de R$ 200,00 não incluindo a mão-de-obra.

    Amortecedores >>> Verifique atentamente vazamentos de óleo, sobretudo nos amortecedores traseiros que são mais exigidos quando o veículo é utilizado no trabalho. Os dianteiros custam R$ 150,00 (Cofap) enquanto os traseiros da mesma marca saem por R$ 250,00. Contudo se encontrar os da Motorcraft por preços similares, compre sem hesitar.

    Barra estabilizadora >>> Verifique se há folgas (reapertar) ou se há rachaduras nesta peça, pois a barra devido ao uso mais severo por vezes não agüenta o “tranco” e costuma quebrar.

    Caso um ruído intenso de metal batendo na parte de baixo da picape seja ouvido, pode significar que a barra está quebrada.

    Discos, lonas e pastilhas >>> Uma avaliação “por cima” apenas dirigindo o veículo pode detectar desgaste destes componentes, por exemplo se os discos estiverem no fim de sua vida útil ou empenados isso se refletirá sensivelmente na frenagem, pois a pick-up começará a trepidar de forma bastante pronunciada.

    Chiados também podem significar acentuado desgaste das pastilhas, se for um comprador mais detalhista peça para o “meca” tirar as rodas para que possa analisar melhor o estado em que se encontram estes componentes, em geral pastilhas e lonas duram entre 20 e 25 mil Km, mas tudo depende da forma da utilização (carga/passeio).

    Os discos duram muito e podem chegar em bom estado de conservação até os 60 mil Km ou mais, mas peça para que verifique se os mesmos apresentam desgastes irregulares, talvez um “passo” no torno resolva, porém se tiver que substituir vai gastar uns R$ 250,00 (TRW) enquanto as pastilhas custam R$ 50,00 (Bosch) e as lonas R$ 45,00 (Fras-le) se encontrar da Motorcraft por preços similares não hesite em comprar, pois são as melhores do mercado, aliás só por curiosidade, são as que equipam originalmente a F-1000.

    Outro item que também deve ser verificado são os cilindros dos freios que geralmente tem vida útil de 60.000 km (Trabalho Pesado), caso apresentem vazamentos está na hora da substituição.

    Alternador >>> O alternador original de fábrica da F-1000 "moderna" é o Motorcraft muito bom por sinal, contudo sua manutenção é cara pois suas peças não são comercializadas em forma de kits como ocorre com os Bosch, ou seja estragou geralmente tem que trocar quase tudo com o inconveniente de ser difícil encontrá-los a pronta entrega além dos preços praticados serem bem mais caros que das marcas concorrentes

    Se a F-1000 era utilizada para trabalho em fazenda deve-se dispensar atenção redobrada, pois além da poeira e lama acelerarem seu desgaste, as vibrações intensas e a trepidação por percursos acidentados reduz significativamente a vida útil dos filamentos, o que pode desencadear uma sucessiva queima de lâmpadas.

    O mais aconselhável seria procurar a ajuda de um eletricista que poderá checar por meio de aparelhos se o mesmo está carregando normalmente. Uma eventual “retífica” pode custar cerca de R$400,00 dependendo do grau de avaria.

    Motor de arranque >>> Teste ligando e desligando o motor várias vezes, verifique se ele não gira pesado ou demora demais para ligar o motor, caso haja problemas pode ter certeza que o gasto será no mínimo em torno de R$ 300,00 a R$ 400,00. Novamente volto a enfatizar, se a caminhonete trafegava maior parte do percurso por estradas poeirentas o risco de manutenção a curto prazo é muito grande, pois suporte de escovas, bendix, induzido entre outros são bastante exigidos nestas condições severas de utilização.

    Agentes como o Solupan, largamente empregados na lavagem do motor, e eventuais vazamentos de óleo diesel também "atacam" os componentes do motor de arranque, abreviando sensivelmente sua vida útil.

    Abaixo seguem alguns dos componentes do motor de arranque da F-1000, que é da marca Wapsa. A foto da esquerda mostra o impulsor de partida enquanto a outra o solenóide de partida.

    ..

    Bateria >>> Verifique o estado da bateria da seguinte maneira: deixe a chave de contato na posição “liga” e acenda os faróis por alguns minutos, neste intervalo deixe também aberta uma das portas da caminhonete, para que a lâmpada de iluminação interna permaneça acesa, pois esta é uma voraz consumidora de energia.

    Passado o tempo necessário ligue o motor para verificar se a bateria tem “fôlego” para realizar esta tarefa sem grandes dificuldades. Caso não consiga, pode ser necessária uma substituição imediata, pois no inverno este comportamento tende a piorar bastante.

    Atente também para que a amperagem da bateria que estiver instalada na caminhonete seja compatível com a original de fábrica, que é de no mínimo 63 Ah, mas é aconselhável instalar-se baterias com cargas superiores a esta, no intuito de ter uma reserva maior de energia, que pode ser empregada para alimentar equipamentos extras, tais como: som automotivo, faróis auxiliares ou até um guincho.

    Para-brisas e vidros laterais >>> Pode parecer exagero, mas verifique atentamente, pois não é difícil ver trincados e rachaduras em para-brisas de F-1000, sobretudo se ela for estradeira, ou empregada em serviço pesado. Caso encontre algo do gênero, "chore" por um desconto, pois um para-brisas degradê novo está em torno de R$300,00.

    Atente também para os vidros laterais que geralmente costumam estar riscados devido ao desgaste das pestanas internas, preste atenção também em ruídos internos das portas, pois podem denunciar problemas nos suportes ou trilhos da máquina do vidro.

    Portas >>> Abra a porta aproximadamente até metade de seu curso, a seguir segurando-a pela borda inferior force-a para cima, procurando folgas. Se detectar isto, será necessária uma substituição das buchas e pinos (embuchamento), tarefa que geralmente as lojas de Auto-Vidros realizam por cerca de R$ 100,00 (2 portas).

  • #3

    3º Parte

    Outros itens que merecem atenção

    Embreagem >>> Leve a caminhonete até um local bem íngreme, pare o veículo e verifique se o mesmo não está “queimando” a embreagem durante a subida, geralmente isso ocorre quando o sistema está em fase avançada de desgaste, devido sobretudo ao mau hábito de alguns proprietários apoiarem o pé na embreagem com o veículo em movimento mesmo assim alguns “teimam” em continuar rodando nessas condições pois sabem que a substituição é de custo elevado. Não sei exatamente o valor, mas creio que hoje deve estar por volta de R$ 800,00 já incluindo mão-de-obra e peças.

    Turbina >>> Abra o capô e procure sinais de vazamentos na turbina, se puder levar num bombista melhor, pois ele pode identificar rapidamente folgas no eixo além de outros sinais de desgaste acentuado. Vale lembrar que são quase 10 anos de uso deste equipamento, caso seja original pode precisar de alguma manutenção. Uma “retífica” light, apenas com a substituição de itens de desgaste natural da turbina pode chegar facilmente aos R$ 500,00.

    ABS >>> Particularmente aconselharia optarem por um modelo que venha com este dispositivo, pois a F-1000 tem uma tendência natural de travar as rodas traseiras, fazendo com que a traseira seja jogada lateralmente.

    Este comportamento é um perigo iminente, sobretudo em pista molhada

    Um led laranja presente na parte inferior esquerda do painel de instrumentos, logo abaixo do indicador de combustível, serve para orientar o motorista sobre o comportamento do sistema de ABS.

    Preste atenção quando der a partida, geralmente este led se acende por alguns segundos, contudo desliga-se automaticamente caso o sistema esteja operando normalmente.

    Se permanecer aceso, há alguma avaria no ABS, mas os freios continuarão funcionando normalmente.

    Pneus >>> Verifique o estado geral da pneuzada, caso tenha que substituí-los será uma despesa indigesta, se for a medida original 255/75R15 devem estar custando algo em torno de R$ 450,00 (cada) dependendo da marca e modelo.

    Rodas >>> As versões XL e XLT da F-1000 “moderna” saíram com 2 tipos de rodas em liga leve, e 2 em aço estampado nas versões básicas. Verifique se as rodas são originais.

  • #4

    4º Parte

    Teste de direção >>> Procure um local que apresente pavimentação precária com buracos, irregularidades e ondulações, tenho certeza que será bem fácil achar

    Rode com a caminhonete por este local prestando atenção no comportamento da suspensão, se “bate seco” ou absorve bem os impactos, se apresenta ruídos excessivos durante travessia de obstáculos, etc.

    Faça também um teste de direção em uma avenida ou estrada que apresente boas condições de pavimentação, verificando se a pick-up puxa para um dos lados ou apresenta folgas na direção. Caso observe algum destes comportamentos, verifique os ítens de maior desgaste da F-1000 que já foram descritos.

    Testando o 4x4

    No lado direito da coluna de direção encontram-se os interruptores de acionamento da caixa de transferência, que podem ser acionados de 4x2 para 4x4 ou de 4x4 para 4x2 com o veículo parado ou trafegando em velocidade normal, o manual não faz menção quanto ao limite máximo de velocidade para que esta mudança ocorra com segurança, mas por precaução particularmente eu adotaria 40 km/h.

    A mudança de 4x2 para 4x4 com o veículo em movimento eventualmente poderá causar ruído característico (estalo ou ruído de catraca), proveniente do engate automático da roda livre não devendo, no entanto, ser causa de maiores preocupações.

    Para acionar a tração 4x4 pressione o botão correspondente no painel. A luz indicadora (4x4) no painel, acenderá indicando que a tração 4x4 está acionada. Para retornar a tração 4x2 pressione novamente o botão no painel até que a luz indicadora se apague.

    Para testar a reduzida (Low Range) você terá que PARAR o veículo e isto vale tanto para engatar quanto para desengatar a reduzida, portanto com a caminhonete parada primeiramente deves pressionar o pedal da embreagem antes de acionar o interruptor no painel. A luz indicadora acenderá quando a caixa de transferência estiver em “Low Range” e apagará quando esta for posicionada em 4x2 ou 4x4.

    Assim que sair da tração 4x4 ou da reduzida não esqueça de desengatar a roda livre da seguinte maneira: a roda livre desengatará automaticamente engrenando a marcha à ré por no mínimo 3 metros em linha reta, esta operação interrompe todos os movimentos dos componentes do eixo motriz dianteiro enquanto estiver operando em tração 4x2.


    Serviço para o "meca"

    O “meca” deverá verificar os seguintes itens:

    Coluna da direção >>> É a barra escura que aparece indicada com a seta verde;

    ..

    Uma vista aproximada, mostra a barra mais detalhadamente, observe as junções e se há folgas nesta peça;

    ..

    Buchas e batentes;

    As buchas da F-1000 localizam-se da seguinte maneira: se fosse possível retirar o para-choque dianteiro seriam facilmente identificáveis, pois estão na mesma altura do desta peça, olhando-se por baixo do para-choque frontal em direção do eixo dianteiro poderá ver-se esta peça que na foto abaixo está indicada pela seta verde. Lembre-se que há 2 buchas nesta região, a que é mostrada na foto está do lado do passageiro, portanto haverá outra na parte oposta, ou seja do lado do motorista.

    ..

    A próxima bucha localiza-se perto da parede corta-fogo (uma na extremidade direita e outra na extremidade esquerda). Na foto abaixo a seta verde mostra esta bucha, para facilitar a identificação do local veja o pneu que aparece na foto, é o dianteiro direito da caminhonete.

    ..

    O último par de buchas posiciona-se na parte traseira inferior da cabine. Nesta foto o canto superior esquerdo representa o lado do motorista, no lado inferior pode-se notar parte do silencioso.

    ..

    Mesma foto anterior, mas ampliada no intuito de focar a bucha que aparece evidenciada no quadrado amarelo, a outra estará na mesma direção, mas do lado oposto.

    ..


    Não esqueça de pedir para que o “meca” também observe:

    Motor >>> O "coração" da caminhonete deve estar em perfeitas condições, ao ligar examine a coloração da fumaça que deve ser escura, colorações esbranquiçadas ou azuladas podem ser indícios de problemas sérios no motor. Acelere e veja se há excesso de emissão de fumaça, caso isto ocorra pode estar sendo ocasionado por acúmulo de sujeira no filtro de ar, débito excessivo de combustível, baixa compressão ou mesmo bicos injetores sujos ou com alguma avaria.

    Preste atenção na saída de vapor pelo escapamento ou pelo respiro do motor, que podem ser indicativos de juntas queimadas ou em casos mais graves de cabeçote ou bloco, trincados.

    Bomba injetora >>> Leve num bombista experiente para que examine se a bomba injetora ainda preserva o lacre original de fábrica, verifique também se há emissão acentuada de fumaça que pode ser causada, sobretudo, pela abertura excessiva da bomba.

    Em geral a bomba não costuma apresentar problemas, contudo é muito sensível ao diesel contaminado, sobretudo, se apresentar água, pois é a que ocasiona os maiores estragos devido ao comprometimento da taxa de lubricidade do combustível.

    O manual não especifica, mas seria saudável para motor uma check-up em intervalos de pelo menos 250.000 km.

    Motor elétrico de acionamento do 4x4 >>> Este infelizmente é outro dos itens críticos que rotineiramente costumam deixar os proprietários de F-1000 4x4 na mão

    Não há uma “receita” para evitar que este componente venha a apresentar defeito, pois o próprio uso do veiculo no trabalho já é mais do que suficiente para que o mesmo demonstre sua fragilidade. A maioria dos mecânicos com os quais tenho contato são unânimes em afirmar que com o passar do tempo invariavelmente ela irá apresentar problemas sendo o único diferencial a intensidade de esforço na utilização do veículo, ou seja se trabalha pesado quebra rápido, se utilizar somente na cidade as chances diminuem porém não se extinguem .

    Diferenciais >>> Se a F-1000 for submetida a um regime severo de uso, não se espante se a mesma começar a apresentar vazamentos, o problema geralmente se manifesta com maior intensidade sobretudo nos diferenciais e motor. Contudo, uma simples substituição das borrachas de vedação dos retentores geralmente resolve os problemas.

    Isto decorre do ressecamento que material de vedação sofre ao entrar em contato com poeira, lama e areia, além de substâncias agressivas como o Solupan e o óleo diesel que alguns proprietários costumam pulverizar tanto para remoção de detritos do chassis (Solupan) como para “proteção” do mesmo (Diesel)

    Cruzetas >>> Peça para que verifique o estado de conservação das mesmas, procure eventuais folgas e também observe se estão corretamente engraxadas.

    Pivôs >>> Verificar estado de conservação;

    Caixa de Transferência >>> Observar se há folgas ou ruídos anormais durante o acionamento;



    Creio que é isso, caso tenha faltado algum ítem postarei assim que possível

  • #5
    Dieselboy,

    muito boa a aula sobre F - 1000, tu manda muito qdo o assunto é F - 1000.
    Dodge Ram 5.9 4x4 RC 2008, BF 315/70/17
    Ranger XLT CD 2.3 16V 2010.

  • #6
    Caraca Diesel....

    Vc já foi dono de oficina algum dia?

    Se tivesse toda esta orientação quando comprei a Milona, teria incomodado menos algumas pessoas, mas comprado mesmo assim, afinal de contas 4X4 com acionamento no assoalho não é todo o dia né...

    Uma curiosidade....

    Todas as F-1000 turbo de fábrica vem com aquele coletor esportivo? (admissão e escape) ou isso foi incorporado após algum ano/modelo?

    Mais uma ve, parabéns!!!
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #7
    Usuário Avatar de Miranda
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    http://www.dragsterbrasil.com/classi...000adriano.htm


    F1000 4x2 6c. 4.2 Sprint 300cv

    Essa sim eu compraria facil e se brincasse ainda colocaria um 4x4.

  • #8
    Citação Postado originalmente por Miranda Ver Post
    http://www.dragsterbrasil.com/classi...000adriano.htm


    F1000 4x2 6c. 4.2 Sprint 300cv

    Essa sim eu compraria facil e se brincasse ainda colocaria um 4x4.

    Por que sera q naum prepararam um cumins 3,9 l ???????????????

    Tudo mundo cai em cima do sprint 6.07 TCA , pra preparah as nave , e a Ford tira o motor de linha .

    Eim miranda , esse motor tah com 15 mil KM depois de retifica , eh de 99-2000. Tu encarava uma enjambração dessas ????
    RAM 2500 - 2017

  • #9
    300 CV num motor que vem com 180 CV, original de fábrica, deve ser uma alegria só ...... enquanto durar o motor

    Sou muito mais o original mesmo, anda bem, retoma legal pelo menos tem-se a certeza que se cuidar direitinho, chega lá nos seus 300.000 km sem muitos problemas

  • #10
    Usuário Avatar de Miranda
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    @dalmolin: eu encarava sim.. sem medo nenhum;

    @Dieselboy: com certeza o motor dura menos... se usado ao maximo sempre. Se andar na boa no dia a dia e de vez em quando exigir o que tem de melhor pra oferecer, nao faz tanto mal assim.

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Dieselboy Ver Post
    300 CV num motor que vem com 180 CV, original de fábrica, deve ser uma alegria só ...... enquanto durar o motor
    Assino embaixo. Enquanto durar o motor é um espetáculo!!!Depois pode jogar tudo fora.

    Vc recebeu o catálogo de aplicações da MWM??? Espero que tenha sido útil em alguma coisa!

    Abs

  • #12
    Citação Postado originalmente por shimomoto Ver Post
    "... Vc recebeu o catálogo de aplicações da MWM??? Espero que tenha sido útil em alguma coisa! ..."
    Daniel, serviu sim e muito obrigado pelas valiosas informações.

    O único "porém" é que infelizmente ainda não tive tempo hábil para retomar o projeto da instalação do intercooler

    Mais uma vez, obrigado mesmo

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