
Ao meu ver este é um dos pontos críticos no projeto da F-1000

Pode-se perceber claramente esse desgaste no rodar do veículo, pois além das folgas o mesmo começa a apresentar uma série de ruídos, como se algo estivesse solto embaixo da caminhonete.
Geralmente uma simples substituição da peça resolveria o problema, contudo se o veículo for novamente exigido a vida útil da peça será abreviada, infelizmente em minha humilde opinião é uma peça sub-dimensionada para o esforço requerido pelo veículo. Uma coluna nova custa aproximadamente R$200,00 no mercado varejista de auto-peças.

A bomba é outro setor que merece atenção especial, por vezes começa apresentar problemas devido à fadiga dos componentes deste sistema, podendo ser acentuado pelo mau hábito que alguns proprietários tem em esterçarem a direção forçando-a até o final de seu curso enquanto o veículo realiza conversões

A caixa da direção também deve receber atenção, pois assim como os demais componentes também é bastante exigida devido ao esforço, uma revisão geral com substituição das esferas e outros componentes dependendo do grau de avaria pode custar algo em torno de R$ 350,00.

Caso haja necessidade de substituição, um jogo completo (paralelo) custa em torno de R$ 200,00 não incluindo a mão-de-obra.


Caso um ruído intenso de metal batendo na parte de baixo da picape seja ouvido, pode significar que a barra está quebrada.

Chiados também podem significar acentuado desgaste das pastilhas, se for um comprador mais detalhista peça para o “meca” tirar as rodas para que possa analisar melhor o estado em que se encontram estes componentes, em geral pastilhas e lonas duram entre 20 e 25 mil Km, mas tudo depende da forma da utilização (carga/passeio).
Os discos duram muito e podem chegar em bom estado de conservação até os 60 mil Km ou mais, mas peça para que verifique se os mesmos apresentam desgastes irregulares, talvez um “passo” no torno resolva, porém se tiver que substituir vai gastar uns R$ 250,00 (TRW) enquanto as pastilhas custam R$ 50,00 (Bosch) e as lonas R$ 45,00 (Fras-le) se encontrar da Motorcraft por preços similares não hesite em comprar, pois são as melhores do mercado, aliás só por curiosidade, são as que equipam originalmente a F-1000.
Outro item que também deve ser verificado são os cilindros dos freios que geralmente tem vida útil de 60.000 km (Trabalho Pesado), caso apresentem vazamentos está na hora da substituição.





Se a F-1000 era utilizada para trabalho em fazenda deve-se dispensar atenção redobrada, pois além da poeira e lama acelerarem seu desgaste, as vibrações intensas e a trepidação por percursos acidentados reduz significativamente a vida útil dos filamentos, o que pode desencadear uma sucessiva queima de lâmpadas.
O mais aconselhável seria procurar a ajuda de um eletricista que poderá checar por meio de aparelhos se o mesmo está carregando normalmente. Uma eventual “retífica” pode custar cerca de R$400,00 dependendo do grau de avaria.

Agentes como o Solupan, largamente empregados na lavagem do motor, e eventuais vazamentos de óleo diesel também "atacam" os componentes do motor de arranque, abreviando sensivelmente sua vida útil.
Abaixo seguem alguns dos componentes do motor de arranque da F-1000, que é da marca Wapsa. A foto da esquerda mostra o impulsor de partida enquanto a outra o solenóide de partida.
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Passado o tempo necessário ligue o motor para verificar se a bateria tem “fôlego” para realizar esta tarefa sem grandes dificuldades. Caso não consiga, pode ser necessária uma substituição imediata, pois no inverno este comportamento tende a piorar bastante.
Atente também para que a amperagem da bateria que estiver instalada na caminhonete seja compatível com a original de fábrica, que é de no mínimo 63 Ah, mas é aconselhável instalar-se baterias com cargas superiores a esta, no intuito de ter uma reserva maior de energia, que pode ser empregada para alimentar equipamentos extras, tais como: som automotivo, faróis auxiliares ou até um guincho.

Atente também para os vidros laterais que geralmente costumam estar riscados devido ao desgaste das pestanas internas, preste atenção também em ruídos internos das portas, pois podem denunciar problemas nos suportes ou trilhos da máquina do vidro.
