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  • #1

    Ajuda - Embreagem Ranger Com Problema Fantasma




    Bom dia amigos
    Aqui estou eu mais uma vez solicitando a ajuda dos companheiros.
    Postei essa ajuda em outro tópico, mas nao tava havendo interesse em um tópico antigo.

    Minha Ranger passou a apresentar problemas no engate das marchas, e tudo me leva a crer que é embreagem.
    Abaixo vou enumerar as características para vcs darem o diagnóstico:

    1. Algumas vezes as marchas não engatam mesmo eu pisando fundo no pedal da embreagem.
    2. Nessas ocasiões, eu desligo o carro e vejo que as marchas entram normalmente. Entao, passo a primeira e tento ligar o carro. O carro solavanca como se eu estivesse ligando sem o pe na embregem.
    3. O problema some de repente. O problema já apareceu e desapareceu várias vezes nos ultimos 2 dias. Quando aparece, eu ligo ele engatado e vou passando as marchas no tempo com o pé na embreagem. No começo tem que ir na manha mesmo, depois volta ao totalmente normal.
    4. Percebi que mesmo quando acontece o problema, consigo forçar um pouquinho a marcha para engatar e ela entra. Faz um leve crac no engate, mas nao arranha. Não faz barulho, apenas da para perceber na mão.
    5. Ainda Não observei se tem folga na embreagem. Acho que mesmo antes desse problema a embreagem é meio mole ate a metade, depois disso inicia uma resistencia. Tenho que ver no carro para confirmar.

    É isso aí, alguém tem ideia do que seja ?
    Sera disco/plato ?
    Sera esse tal cilindro ?
    Qual o caminho de testes que vcs me orientam seguir para resolver o problema ?

  • #2
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    Igor,
    Tive exatamente esse problema num santana. As vezes eu parava num sinal e tinha que desligar o carro, engatar a primeira e sair. Exatamente como vc descreveu, com direito ao crac e bastante resistência.
    Comprei aquele famoso kit embreagem que foi trocado e solucionou o problema. A embreagem ficou invejavelmente macia e as marchas perfeitas.

    PC
    PC Miranda
    Ex Ranger CD XLT 4x4 4.0 99
    Cherokee XJ 4.0 98 / Pajero Full HPE 3.2 09

  • #3
    Igor, já tive este problema, fui trocando acionador, disco e platô e por final só ficou bom quando troquei tudo, bomba de pedal, acionador e kit disco e platô, obs: compre as peças na autorisada ou no representante ZF, o disco e plato vc pode comprar no paralelo, talvez no seu caso não precise do diso novo, porem se estiver com mais de 100.000 é melhor trocar.
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

  • #4
    Isso aconteceu de um dia pro outro? A embreagem da minha está beirando os 120000 e estou apostando que ainda vai durar mais um pouquinho...

  • #5
    Citação Postado originalmente por LLeeoo Ver Post
    Isso aconteceu de um dia pro outro? A embreagem da minha está beirando os 120000 e estou apostando que ainda vai durar mais um pouquinho...
    A minha comessou a arranhar, c/ 150.000, dai em diante fui trocando peça por peça, até trocar tudo, cai na besteira de comprar o atuador (dentro da caixa),por um paralelo, 2/3 do valor do original, juntamente c/ o conjunto disco, platô e rolamento, rodei 1000 KM e o atuador quebrou e tive que voltar p/ oficina engatando no tempo, coloquei o origina (ZF), e ficou um pouco duro, daí troquei o da embreagem, ai ficou zerado.

    Antes tivesse trocado tudo original (ZF), não teria perdido temp. nem dinheiro.
    Abs, Edu
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  • #6
    Embreagem eh uma coisa que varia muito do uso do veiculo (urbano/rodoviario) mas principalmente o cuidado.

    A minha Ranger comecou com esses mesmos problemas que vc relatou, dai olhei o reservatorio do fluido da embreagem (tem muita gente que acha que eh junto com o do freio) mas nao eh, eh um copinho de uns 50 ML que fica ao lado do fluido do freio (tambem vai fluido de freio DOT-4) nesse reservatorio.

    Da uma verificada no nivel, se estiver baixo pode ter consumido ou ter algum vazamento, no meu caso o vazamento era no proprio atuador da embreagem, como a caminhonete estava com 205 mil km rodados pensei que ia precisar trocar o conjunto (Atuador/Disco/Plato) mas para minha surpresa o disco estava meio uso ou seja aguentaria muito ainda.

    Dai so troquei o atuador e agora faz uns 20 mil km que estrou rodando e por hora eh soh alegria

    Verifique o nivel, se estiver baixo olha na (capa seca) onde acopla a caixa com o motor) e veja se nao tem sinal de fluido de freio lah, pois se tiver provavelmente eh o atuador que esta incomodando, dai mande abrir e verifique o estado do disco e plato.

    Um grande abraco, se vc nao conseguir achar o reservatorio, posso te mandar uma foto.

    Um grande abraco

  • #7
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    A minha está com 120mil e estou começando a sentir dificuldade para engatar a primeira; nas outras marchas ainda está legal.

    Quanto se gasta em um serviço como este?

    Citação Postado originalmente por edubelem Ver Post
    Igor, já tive este problema, fui trocando acionador, disco e platô e por final só ficou bom quando troquei tudo, bomba de pedal, acionador e kit disco e platô, obs: compre as peças na autorisada ou no representante ZF, o disco e plato vc pode comprar no paralelo, talvez no seu caso não precise do diso novo, porem se estiver com mais de 100.000 é melhor trocar.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

  • #8
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    Aqui no rio tem uma loja muito conceituada na penha que trabalha com embreagem recondicionada, inclusive ela vive cheio de taxistas que rodam muito. A minha embreagem começou a fazer um ruído de vez em quando assim que pisava e parava quando me deslocava, meu mecânico disse que seria o colar, mas que antes fosse ver nessa loja, já que a embreagem ou é platô, disco ou colar. Fui na loja e o funcionário me disse que minha embreagem está ótima e que o barulho é de um alongador que já retiraram nas rangers novas e quando ouvir o barulho, parar o carro engrenar a segunda e acelerar a 3000rph e o barulho não voltaria mais, dito e feito; ele poderia me enrrolar, mas apenas falou para eu só voltar lá quando a embreagem patinar. O preço da embreagem recondicionada com garantia de 6 meses é $400.

  • #9
    A tampa do reservatório do líquido da embreagem indica o uso do flúido DOT 3.

  • #10
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    Pessoal, alguem sabe como fazer uma daptação e utilizar garfo mecânico para acionar o rolamento? A dakota possui garfo mecânico e o atuador hiráulico que aciona o garfo fica do lado externo da capa seca. Queria um sistema similar.

    Com 50.000 km vou para a terceira troca, sendo a primeira por um atuador da SKF e o segundo da marca Luk. Fiz alguns passeios em lugares alagados, acredito que essa seja a causa da pequena duração.

    Qual melhor marca de atuador para Ranger??

    Na próxima troca, vou vedar toda a capa seca com silicone.

  • #11
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    Boa Noite pessoal.
    Sou novo no fórum. Porém já venho o acompanhando o fórum a um tempo. Adquiri recentemente uma Ranger 2.5 diesel 2001. 4x4 xl. Eh o meu primeiro veiculo a diesel e 4x e estou adorando.
    Porém na semana passada comecei a sentir um "estalo" quando soltava a embreagem durante o processo de troca de marchas.
    fui a uma oficina recomendada e o mecânico apos dar uma volta no carro disse que achava que poderia ser a embreagem ou volante do motor. Mas que eu teria que deixar o carro e em fim que eu deveria gastar uns 1700 reais heheheh.
    Decidi pegar umas segunda opiniao, e o outro mecânico de outra oficina me disse que poderia ser falta de lubrificação na cruzeta. Me encaminhou a outra oficina com elevador p veiculo.
    chegando lá, o mecânico verificou que a cruzeta dessa ranger nao havia esquema o lubrificar. Mas que pelos sintomas que eu estava tendo, que eu deveria verificar os níveis de óleo da caixa de marcha, e caixas de transmissão...
    Pimba, na mosca. As caixas de transmissão estavam praticamente sem óleo. Coloquei um total de 9litros nas caixas e o carro ficou ótimo demovo.
    Abraços

  • #12
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    Sou usuário novo, gostaria saber como o Igor Frota solucionou o problema da ranger do problema fantasma em 2007.

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