x
Convex Datacenter
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 13 a 15 de 15
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 0

o meu tb marca errado. o ultimo tanque por exemplo no comp de bordo mostrou 11.4 e eu fiz na verdade 12.7.
    mas em raras vezes o comp. foi confiavel. acho q umas 3 vezes no maximo.
    eu acho q ele se confunde qnd rodamos na cidade e dps pegamos a estrada e voltamos pra cidade de novo. mas qnd só peguei estrada ele marcou +- certo.

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

eita

Eita tche!

"Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida
    "é dividida por um "valor estimado de litros resultante"
    "de uma medição indireta."

Eita... Como o computador iria saber a qt litros resultante?? Pesando? Bóia?? E se tiver na subida a boia vai funcionar? Impossível... (Obs: e se a bateria acabar, como ele ia salvar as infos?)

Eh para isto que existe a sonda lambda e mais uns dois sensores no escapamento. Ela informa para o computador a mistura dos gases.
    Tendo a informação da mistura e pressão o computador chega a uma variável do consumo - por padrões previamente estabelecidos.

T+
    Daniel

Citação Postado originalmente por Márcio T Ver Post
    Olá, pessoal.

Por favor, me corrijam se eu estiver errado, mas acho que não há nenhum problema, exceto de precisão: No cálculo "manual", o consumo médio é obtido pela divisão da quilometragem percorrida pela quantidade de litros abastecida. Se o tanque for sempre completado da mesma maneira (carro nivelado, encher até a "boca", etc.), o resultado vai ser bastante preciso.

Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida é dividida por um valor estimado de litros resultante de uma medição indireta.

Reparem que uma das variáveis - a quilometragem percorrida - tem a mesma "origem" nos 2 métodos, o que descarta qualquer possibilidade de erro pelo tamanho dos pneus.

Um abraço.

Márcio Teixeira

Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Eita tche!

"Já no cálculo "automático", a quilometragem percorrida
    "é dividida por um "valor estimado de litros resultante"
    "de uma medição indireta."

Eita... Como o computador iria saber a qt litros resultante?? Pesando? Bóia?? E se tiver na subida a boia vai funcionar? Impossível... (Obs: e se a bateria acabar, como ele ia salvar as infos?)

Eh para isto que existe a sonda lambda e mais uns dois sensores no escapamento. Ela informa para o computador a mistura dos gases.
    Tendo a informação da mistura e pressão o computador chega a uma variável do consumo - por padrões previamente estabelecidos.

T+
    Daniel
    Olá, Daniel.

É exatamente isto que eu quis dizer com "medição indireta" : Não há um medidor da quantidade de combustível consumida, que então precisa ser calculado (é melhor que "estimado" ) de maneira indireta.

. O PCM usa a informação do nível do tanque para calcular a autonomia.

O "consumo" é calculado pela quantidade teórica de combustível consumida por cada giro do motor, multiplicado pela quantidade de giros (RPM). Repare que qualquer mínima diferença entre o volume teórico de consumo por giro e o real deverá ser multiplicado por 2, 3, 4 mil por minuto! Por aí se percebe que o cálculo pode ser até simples, mas é impreciso e aproximado.

Os sensores de oxigênio (sondas lambda) somente verificam se a mistura está rica ou pobre, o PCM se baseia nesta informação para corrigir a estequiometria (). Se você estiver com o pé embaixo, mas a proporção ar+combustível estiver OK, nenhum sinal vêm das sondas lambda.

Grande abraço.

Márcio Teixeira

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem