Trocar o óleo, sem trocar o filtro, é a mesma coisa que tomar banho e não trocar as cuecas.....
Versão Imprimível
Eu sempre troco o oleo e o filtro de oleo com 10 mil, e troco o filtro de combustivel com 20.000, normalmente nos intervalos das revisoes...
Troco o óleo e filtro de óleo com 5000 km e filtro de combustível e de ar com 10000 km.
Leonel,
Faço a mesma coisa:
Afinal quero que o motor dure muito!
abs
Banho e cuecas, nada tem a ver com lubrificação.
A Capacidade de filtragem do filtro de oleo, é muito maior que 5k. Trocar filtro a cada 5k, junto com o oleo, ou é desperdício, ou ignorância, ou burrice (ou os tres juntos, ou qualquer combinação de dois deles).
Com a palavra os mais antigos, e experientes aqui do forum !
Caro colega Jairo, acho que não se estar discutindo aqui a capacidade de filtragem do filtro de óleo.
Acho que, o que o "Ramonpoa" que dizer foi que ao se trocar apenas o óleo e não o filtro, o pouco óleo sujo que sobra e fica residente dentro do filtro(que não foi trocado) irá contaminar o novo óleo colocado. POr isso ele deu o exemplo do banho e das cuecas :-D
Logo se vai trocar o 2 juntos, poderá trocar em um intervalo intermediário; tipo a cada 7,5 mil Km. O certo mesmo é seguir o manual. Se manda trocar ambos tem que ser feito assim(a Mit recomenda a cada 10 mil), no caso em questão, antecipar um pouco a troca não faz mal, porém ultrapassar pode causar problemas.
Como vc troca os 2 dentro de 10 mil não terá problemas, porém a sua troca de 5 mil de apenas do óleo, acho que aí é que se estar perdendo dinheiro(uma vez que ele passa a ser contaminar com os restos do óleo sujo contido no filtro usado). Uma sugestão caso vc queira antecipar a troca do óleo, seria trocar óleo e filtro a cada 7,5.
Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Ola Freitas,
O manual de minha L-200 fala em trocas de oleo a cada 5k, e filtros a cada 10k.
Confirmei esta periodicidade aqui com os colegas de forum (muito mais experientes do que eu no assunto motores diesel).
Apenas uma ressalva ao seu comentário:
Na troca total, oleo+filtro, joga-se fora o filtro velho com aquele aprox. 0.5l..... na troca normal somente do oleo, fica aquele 1/2 litro que ira contaminar. Acho que é este seu raciocínio. Quando eu troco apenas o oleo, eu incluo a troca tambem do 1/2 litro que fica retido no filtro. Então, a troca de oleo é exatamente igual a troca oleo+filtro. Claro que ficam residuos no filtro, mas a capacidade de filtragem continua valendo.... e o oleo que foi jogado fora, este sim ja perdeu capacidade de lubrificação.
Se a "contaminação" não se dá por conta do oleo ou residuos que ficam no filtro (com 5k já rodados), so pode acontecer por resíduos de oleo velho ainda depositados no motor, e esse oleo nenhum de nós (pelo menos que tenha conhecimento) consegue retirar antes de substituir por oleo novo.
Não sei sobre todos os motores. Alguns com certeza podem rodar muito mais que 5k sem troca de oleo. Eu mesmo rodava 10K numa Blaser gasolina, e antes dela numa Suprema tambem a gasolina. A Suprema ficou na minha mão desde oK até perto de 150k, quando eu vendi... nunca deu problemas de motor. (o problema dela era no arranque.... depois de 100K. era um relê que custou na epoca mais de 150 reais - um roubo).
Lubrificação = segredo da longevidade num motor, seja diesel, seja gasolina.
Lubrificantes modernos (sintéticos) são bem aceitos por motores de alta rotação. Não sei se eles teriam a mesma performance em motores diesel (de baixissima rotação). A L-200, por exemplo não trabalha em rotações superiores a 4000 rpm por exemplo (isso de pé embaixo, ou fazendo muita força). Carros como o Honda vao a 6 ou 7000 rpm dentro de cidades tranquilamente.
Eu não queria era "baixar o nivel" deste forum, que tanta ajuda e informação traz a todos nós. Até grandes amizades já se formaram por aqui...
Um forte abraço,
OFF: Jairo, na tua L200 [igual à minha, né?] os BF 31" roçam, quando você esterça a direção até o limite?
[]s
Waldir,
Originalmente, eu queria colocar os BF 33. Não coloquei porque nosso amigo Weissphuder, so conseguiu colocar depois de fazer um BL de 3". Como eu não estava di$$posto a fazer o mesmo, coloquei mesmo os BF 31.
Nenhum problema em estreçar. Não pega nada. O que falta mesmo nas L_200 é "curso". Elas não estrçam mesmo.... é quase pra se andar sempre em linha reta.... :) :)
Sera que as outras pickups são assim tambem ?
Um abrço,
Beleza JairoM! Quanto à tua pergunta, acho que não. Parece que na L200, essa "limitação" [... pouco "curso"] é mais crítica.
OFF: Depois leia uma MP que te enviei sobre a "consulta" que fiz antes.
[]s
Jairo,
A L200 2004 do meu pai esterçava mais q a minha Ranger. So que a L-200 do tio da minha esposa uma 1998 esterça bem menos que a Ranger. Ou seja, depende do ano de fabricação.
Aproveitando,
Eu troco óleos e filtros (motor, Diesel e AR) da Ranger com no máximo 6500km/rodados. Isso tdo custa no final R$ 103,00, sendo que óleos e filtros de Diesel e motor so faço na autorizada Ford, filtro de ar compro tecfil. Hj a Ranger se encontra com mais de 240.000km/rodados com motor original. Nem limpeza de bicos injetores não fiz até hoje.
Igor,
Sobre a questão do óleo do diferencial, eu havia postado no inicio desse ano que havia feito essa troca completa. Oleos da CT+Cambio+diferencial+oleo motor e filtros+mão-de-obra...não estou com a nota agora mas ficou menos de R$ 280,00 e esse serviço fiz na autorizada tbm.
Pelo menos em BSB, questões de óleo é muito mais baratas ser feitas nas autorizadas Ford do que nessas lojas de trocas de óleo q existem por ai nas ruas. Além de q, todas as vezes q levo o carro para fazer essas trocas, eles dão um check-up no veículo de possíveis problemas e próximas manutenções (que eu faço fora da ford é claro).
Interessante, não sabia que p/ as L200 quadradinhas era assim. P/ a minha Pajero no manual é recomendado a troca dos 2(filtro e óleo) apenas aos 10mil; e parece-me que p/ as L200 Sport e Outdoor tb é assim.
Beleza então Jairo, fazendo assim fica uma troca de óleo mais limpa :concordo:Citação:
Na troca total, oleo+filtro, joga-se fora o filtro velho com aquele aprox. 0.5l..... na troca normal somente do oleo, fica aquele 1/2 litro que ira contaminar. Acho que é este seu raciocínio. Quando eu troco apenas o oleo, eu incluo a troca tambem do 1/2 litro que fica retido no filtro.
Realmente, esse intervalo depende/varia de acordo com cada motor(veja msg acima sobre a minha Pajero). Já tem o contrário, só p/ efeito de informação, meu irmão tinha um Vectra onde o manual mandava efetuar a troca do óleo a cada apenas 5mil. A justificativa era que eles usavam um óleo bem fino p/ este motor, por isso a troca de intervalos mais curtos.Citação:
Não sei sobre todos os motores. Alguns com certeza podem rodar muito mais que 5k sem troca de oleo. Eu mesmo rodava 10K numa Blaser gasolina, e antes dela numa Suprema tambem a gasolina...
Concordo.Citação:
Lubrificação = segredo da longevidade num motor, seja diesel, seja gasolina.
Sem Stress Jairo, não leve tão a sério a brincadeiras que as vezes o pessoal daqui do fórum solta. ;)Citação:
Eu não queria era "baixar o nivel" deste forum, que tanta ajuda e informação traz a todos nós. Até grandes amizades já se formaram por aqui...Um forte abraço.
Um grande abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...