Para informação aos companheiros,
Instalei no dia 05/12 GNV na minha Ranger CD XLS 2.3 2004.
Me informei bastante a respeito do assunto, fiz cotações em 18 oficinas de conversão e visitei 9 delas.
Para o porte do carro, suas características, motor, transmissão, etc, o melhor Kit que apurei foi o LandRenzo, italiano, que é mais parrudo e tem duplo comando de controle do gás.
Instalei um cilindro de 20m3 da mangels (a white martins tem um de 21m3 que é mais leve, 87Kg, contra 100Kg da mangels, també é mais caro) na caçamba, analisei e achei que o cilindro embaixo fica mais arriscado a acidentes e roubo, além de ter mais "mexidas" para encaixá-lo, também o estepe tem que subir para a caçamba.
A atual legislação exige alguns equipamentos, como o Gerenciador eletrônico, que trabalha junto com a centralina e monitora e atua na mistura.
Abaixo a lista de equipamento de um kit completo
Equipamentos: Redutor de Pressão, Chave Comutadora com indicador de nível, emulador de bicos, tubulação de aço, mangueiras, válvulas de abastecimento, válvula de cilindro e misturadores, cilindro, suporte de cilindro e miudezas.
Redutor
Gerenciador Eletrônico: Tem como função gerenciar todos os eletrônicos da instalação.
Motor de Passo: Controla a emissão de poluentes no Meio Ambiente, e regula o gás na medida em que o motor precisa.
Emulador de bicos: Manda aviso a modulo de memória, informando que os bicos injetores continuam pulsando, mesmo com o trabalho do gás.
Variador de Avanço: Diminui a perda de torque (força) em arrancadas e melhora o consumo em até 40%.
Comparações
GNV 9,0 Km/m3
Estrada:
Gasolina 9,5 Km/lts
GNV 11,3 Km/m3
Preço da Gasolina: R$ 2,40
Preço do GN R$ 1,10
* praça São Paulo.
Eu praticamente não senti diferença de desempenho no carro, anda igual, pra citar a única diferença que senti, na saídas em subida tem que encher o um pouco mais o motor, mas quase imperceptível.
Espero ter contribuído.
Abraços a todos