Fala Galera do barro..

Me cadastrei hoje, mas há bastante tempo acompanho este fórum. Aliás, gostaria de agradecer a todos que de alguma forma me ajudaram a formar uma opinião sobre as picapes 4x4, pois com a ajuda de vcs. comprei na última sexta-feira uma Ranger XLT 4x4, ano 2002, cor preta. Ainda estou em estado de graça.
Sou trilheiro há uns 20 anos (e ainda continuo na ativa, tenho barro no sangue).....mas sempre com motos, logo 4x4 para mim é novidade. Acompanho os 4x4 a distância durante alguns rallys na minha região, como o Ibitipoca off-road e a copa Unijeep...E pensava, um dia ainda terei um destes....
Pretendo utilizar a Ranger 80% no asfalto, mas quero ela com um visual mais off...Na terra, a utilização será para ir ao sítio, participar de alguns passeios lights na terra e quem sabe até correr um Ibitipoca na categoria light, que é a mesma categoria onde correm os 4x2, sem radicalizar...
Vamos as duvidas. Qual o melhor pneu (marca e modelo) para o meu perfil de utilização, priorizando durabilidade, já que não vou radicalizar?
É possivel mandar abrir as rodas, ou seja, manter a mesma largura da original, apenas com o offset negativo? há desvantagens nisto? e vantagens? Eu acho que o visual fica muito legal e objetivo seria apenas estético.
Agradeço a ajuda e abs a todos.