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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    13/12/2006
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    Quando e como utilizar o 4x4 da Ranger????




    Olá amigos, gostaria de algumas instruções de como utilizar o 4x4 da ranger, quando utilizar o 4x4 high e o 4x4 low. É só girar o botão e pronto?? não tem também que ativar/desativar o roda-livre, e como eu faço isso??

    Obrigado!

  • #2
    Usuário Avatar de Loyer
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    Pelo amor de Deus! Já ouviu falar em manual do proprietário? Acho que deveria começar por lá...

  • #3
    Alto lá! Eu também não sei e quero saber. O manual da Ranger é bastante lacônico a respeito. Quem leu sabe. Eu também quero saber, inclusive sobre as manhas.

    Obrigado.

  • #4
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    Smile

    calma piazada!!!
    primeiro, o uso 4x4 na ranger deve se dar preferencialmente em estradas irregulares, podendo ser engatada até 80 km/h. Já a reduzida somente parado e com os pés na embreagem e freio simultaneamente para a central entender.
    Caso vc queira utilizar num dia de chuva em asfato, por exemplo, num primeiro momento não teria problema, somente excesso de consumo e um desgaste pré-maturo nos componentes já que q 4x4 em curvas alguém tem que ceder ( pneus ).
    dependendo do ano de sua ranger, o sistema de engate do 4x4 é diferente. Até março de 2000 ela utilizava vácuo para fazer. A partir daí, todas estão com rodas, diferencial e cardã girando, aguardando apenas a caixa de transferência jogar a força.
    no más é só alegria
    t+

  • #5
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    marc7767 e manoelm,

    Pelo contrário que vcs falam, amigos nossos aqui de BSB aprenderam noções básicas de utilização do 4x4 via manual do Proprietário. Olhando o meu manual aqui(RAnger 1999), lhes digo que as informações que tem nele são para qualquer 4x4, não so Ranger.

    A partir do manual, somando com a condução do veículo é que vc vai aprendendo mais.

    Leia e boa sorte
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #6
    Citação Postado originalmente por PY5KJ Ver Post
    calma piazada!!!

    Caso vc queira utilizar num dia de chuva em asfato, por exemplo, num primeiro momento não teria problema, somente excesso de consumo e um desgaste pré-maturo nos componentes já que q 4x4 em curvas alguém tem que ceder ( pneus ).

    t+
    Esse problema com curvas acontece em todas as picapes? hilux, l200 ?tem ainda aquela historia de que as rodas rodam em velocidade diferente, entao se vc tiver na terra compensa, no asfalto nao...

  • #7
    Usuário
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    13/12/2006
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    Obrigado amigos pelas dicas.
    Só criei este topico pq acabei de comprar minha ranger ano 2000 e não tenho o manual do proprietário, e por ser meu 1º 4x4, sou totalmente leigo na área. Se alguem quiser complementar com dicas eu agradeço! E todos os dias eu pesquiso informaões neste fórum que é muito completo! valeu

    abraço

  • #8
    Citação Postado originalmente por FlavioLouveira Ver Post
    Esse problema com curvas acontece em todas as picapes? hilux, l200 ?tem ainda aquela historia de que as rodas rodam em velocidade diferente, entao se vc tiver na terra compensa, no asfalto nao...

    Flavio, este problema acontece com todo 4x4 que não tem diferencial central, pois como o diferencial dianteiro e trazeiro, o central, compensa a diferença de velocidade entre as rodas da frente e as da tras. Ex de carros com diferencial central, Pajero Full e TR4, Niva, Hilux SW4 nova, Defender estes carro todos permitente o uso Full time do 4x4. Sem diferencial central são praticamentes todos os outros 4x4. Lembrando que neste caso não se pode a pena de desgastes e quebra usar o 4x4 aonde esta tendo muito atrito, ler-se asfalto seco, faça um teste devagar ligue a traça e manobre devagar o carro no seco, mesmo na terra, vc vai sentir o arrasto das rodas.
    Outra coisa é que via de regra não se liga e desliga a reduzinda ( low ) com o carro em movimento, apenas parado e com o pé na embreagem.

    Tem um livro muito bom chamado Tecnica 4x4, de uma olha.

    Abraço

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