De Ranger americana o pessoal por aqui manja pouco, porém Até aonde eu sei é um sistema semelhante ao da F-1000, onde o ajuste é feito na altura da caminhonete. Mas acredito que tenha regulagem sim. A melhor coisa a se fazer é procurar outro mecânico e ver a alternativa.
A americana tem regulagem de camber/caster através de uma bucha excêntrica no pivô superior. Girando essa bucha, consegue-se um certo ajuste. Acima de um certo limite, é necessário trocar esse excêntrico por um com mais angulo de acerto.
Para regular, solta-se uma abraçadeira q tem na parte superior e é só ir girando a bucha...
Em anexo uma foto do sistema da Explo 4x4, que é bem parecido, como exemplo...
1o. check as molas. pegue uma fita metrica, do centro da roda ateh o paralama . os dois lados devem estar iguais. olha o frente do carro ...
seus pneus estao assim \ / ou assim / \ ? o Sebastian estah certo qto as buchas.
mas nao mexa. pq vc muda o camber e o caster. precisa de um alinhador.
procure alguem q fez ou faz de f-1000 eh o mesmo sistema.
girando as buchas vc pode acertar a cambagem, mas f... o caster, ai seu carro vai ficar puxando para algum dos lados.
vc soh vai precisar trocar as buchas se tiver algo errado na suspensao ou se o carro estiver com lift kit. checa tb os pivos, terminais .
Encontrei este forum através do Google e mesmo minha caminhonete sendo 4X2 resolvi postar, pois não achei outro de tão bom nivel.
Fiz em minha Ranger STX 95 V6 uma troca da suspenção no começo do ano e adiei a troca dos pneus por falta de dinheiro. Esta semana troquei-os pelos Toyo OPEN COUNTRY A/T™ 225/70R14 e mandei fazer o balanceamento e alinhamento. Na hora do alinhamento o cara me mostrou que ela estava com a cambagem -1,4 na esquerda e -1,0 na direita e me recomendou ir na Monobloco que eles realizariam o serviço de regulagem da cambagem pois o aceitavel seria -0,5.
Desconfiado fiz a pesquisa e encontrei aqui no fórum que existe regulagem da cambagem sem ser pela "torção de chassis".
O carro tá puxando pra direita e quando piso no freio a direção torce pra direita também. Agora o que eu faço? Na minha cidade desconheço alguém que realize o serviço de alinhamento corretamente... Devo voltar ao local? Minha cambagem está realmente errada? A puxada pra direita é por causa disto?!
fuja dessas regulagens....pelo chassis...
existe o centromero ou castanhola , nos Ibeam desse ano, as da ranger tem uma trava , se for necessario corte a trava e aperte bem, se tiver dinheiro compre da explorer 4x4 -94 o sistema eh o mesmo , soh que tem regulagem , e se for meio grau use ateh o da f1000 , consegue corrigir ateh 1.75 .....
ou seja procure um novo alinhador...... na pior das hipoteses troque as molas de posicao.sempre cede o lado do motorista , peso e tanque associados....
boa sorte