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  • #1
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    Velas de aquecimento motor Ranger.




    Estou aprendendo muito aqui no 4x4 Brasil.
    Como forma de contribuir, vou compartilhar uma experiência que tive na volta da Bahia para Rondônia nesse mês de janeiro de 2019 em uma Ranger 2.2 XL 2015.
    Saí de viagem com medo de que o filtro de partículas ficasse saturado e o motor perdece potência na estrada obrigando a realização da regeneração forçada.
    Mas isso não ocorreu.
    Na volta, em Gaiás, acendeu uma luz de avaria no painel. Toquei até Goiânia. A luz se apagou, mas decidi parar na Ford Navesa para verificar.
    Fui muito bem atendido pelo Marlon. Fizeram o diagnóstico e me informaram que uma vela de incandecência deveria ser trocada. Entragaram a camionete pronta no segundo dia. Gastei aproximadamente R$ 300,00 com a vela e R$ 600,00 com a mão de obra. Continuei a viagem e até hoje não tive mais problemas. Só notei diferença no consumo. Antes ela fazia 800 Km com um tanque. Agora não passa de 600 Km.
    Alguém sabe o que posso fazer para ela voltar a economizar?

  • #2
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    Vela aquecedora Ranger 2.2

    Pessoal, essa vela a qual me referi é a vela aquecedora!
    4X4 Brasil Razão: Adequação do nome da vela

  • #3
    Usuário Avatar de sallespickup
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    a vela nada tem haver com consumo, ela apenas é responsavel pelas partidas a frio

  • #4
    Usuário Avatar de paulorl
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    O problema é que pra trocar essas velas, no caso da nova ranger, tem que desmontar o rail e injetores, ela fica por baixo dessa parafernália toda. O que pode ter acontecido é alguma zica na hora de remontar tudo... Já experimentou passar um scanner novamente? As vezes tem erros que não acende a luz do painel mas acusa no scanner.

  • #5
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    12/12/2018
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    Paulo, agradeço pela dica. Vou levar pra passar o scanner.

  • #6
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    Question Abaixo de qual temperatura as velas de aquecimento atuam?

    Olá pessoal,

    Tem algo que me incomoda já faz um tempo. Tenho uma ranger 2.2 2013, quando peguei ela, a anos atrás, uma das velas aquecedoras já estava queimada. Com o passar do tempo, todas as outras também acabaram queimando, hoje não tem nenhuma funcionando. Sempre me preocupo em dias mais frios de ter trabalho pra faze-la funcionar, e também gostaria de poder fazer umas viagens para lugares mais gelados com ela.

    Especificamente hoje fez 7 graus em minha cidade, com sensação térmica abaixo dos 6. Fui até o carro achando que teria algum trabalho para ligar mas não, virei a chave e pegou de primeira, no painel também marcava os 7 graus.

    Imagino que as velas tenham uma temperatura onde elas comecem a atuar. Queria saber se alguém sabe que temperatura seria essa. E também gostaria de saber experiências próprias de alguém que esteja na mesma situação, sem velas aquecedoras funcionando, em qual temperatura já conseguiu fazer o carro funcionar sem problemas? Porque afinal de contas, mesmo estando abaixo da temperatura de operação, estes 7 graus que fizeram hoje ainda podem estar distantes de um "problema" para ligar, de repente terei problemas apenas abaixo de zero, vai saber...

    Em julho pretendo ir para algumas cidades no sul (SC e RS), por isso queria saber se em temperaturas próximas de ZERO terei problemas. No passado já peguei negativo, mas ainda haviam 3 velas funcionando, rsrs!

    Abraços

  • #7
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    Paulo desculpe me entrometer e encomodar . sua ranger e injecao direta ? no caso sempre ouvi falar que injecao direta nao tem necessidade de usar vela aquecedora

  • #8
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    Paulo desculpe me entrometer e encomodar . sua ranger e injecao direta ? no caso sempre ouvi falar que injecao direta nao tem necessidade de usar vela aquecedora
    A questão é a taxa de compressão. As ranger 2.2 tem taxa que não chega a 16:1, por isso tem vela aquecedora pra conseguir ligar com temperaturas criogênicas!
    Os Maxion 2.5/2.8 com taxa de 19,5 não tem velas aquecedoras e não faz falta nenhuma, mesmo quando o motor já esta com blow-by considerável. Obviamente, só não descuidar da bateria e arranque.

    Qualquer coisa é só fazer aquela buchinha com fogo na admissão pra pegar.....kkk

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    A questão é a taxa de compressão. As ranger 2.2 tem taxa que não chega a 16:1, por isso tem vela aquecedora pra conseguir ligar com temperaturas criogênicas!
    Os Maxion 2.5/2.8 com taxa de 19,5 não tem velas aquecedoras e não faz falta nenhuma, mesmo quando o motor já esta com blow-by considerável. Obviamente, só não descuidar da bateria e arranque.

    Qualquer coisa é só fazer aquela buchinha com fogo na admissão pra pegar.....kkk

    Sds.
    Fala Ricardo!

    Valeu pela explicação sobre a taxa de compressão. Na prática você acha que a ranger 2.2 sem as velas conseguiria fazer funcionar em qual temperatura? Hoje estava 9 graus, mas novamente pegou de primeira. Ontem chegou a piscar no painel o led indicativo das velas aquecedoras, mas só indicativo mesmo, porque pelo scanner já estou sem elas a muito tempo!

    Imagino que o pessoal que mora em regiões frias tenha alguma experiência para contar, pois as picapes mais antigas que tinham apenas uma vela também queimavam e as vezes o cara nem sabia... Tem algumas peças que acabam sendo embutidas nos motores para uso global, por exemplo, motores da ford que equipam ranger do brasil também são usados na argentina, em locais com temperaturas abaixo de zero, então os motores nem sempre vem com coisas que realmente podemos vir a utilizar, de repente as velas aquecedoras atuam abaixo de determinada temperatura pra ajudar na partida, mas não necessariamente o carro vai deixar de ligar na falta delas. Exceto lá no ushuaia....

    Obs.: Esse lance da taxa de compressão, as picapes mais antigas como as primeiras hilux, a taxa delas era alta ou baixa? Pergunto isso porque de repente nunca ninguém sentiu falta das velas pela taxa sempre ser mais alta e facilitar a partida, de acordo com sua explicação, ou, segundo o outro colega comentou, na realidade a baixa compressão facilitaria a partida, por isso a minha não está tendo problemas no momento, e também as picapes mais antigas com taxas baixas também... Se você souber dizer como era a taxa dessas picapes mais antigas, ajudaria! Falo isso porque meu tio tem uma hilux 4x2 1995, se não me engano, e ele ficou um tempo com a vela queimada. Como ele mora em outra cidade não tive ainda a oportunidade de perguntar se ele tinha problemas na partida em dias frios, ou se ele arrumou logo que percebeu.

    Valeu!!

  • #10
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    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Fala Ricardo!

    Valeu pela explicação sobre a taxa de compressão. Na prática você acha que a ranger 2.2 sem as velas conseguiria fazer funcionar em qual temperatura? Hoje estava 9 graus, mas novamente pegou de primeira. Ontem chegou a piscar no painel o led indicativo das velas aquecedoras, mas só indicativo mesmo, porque pelo scanner já estou sem elas a muito tempo!

    Imagino que o pessoal que mora em regiões frias tenha alguma experiência para contar, pois as picapes mais antigas que tinham apenas uma vela também queimavam e as vezes o cara nem sabia... Tem algumas peças que acabam sendo embutidas nos motores para uso global, por exemplo, motores da ford que equipam ranger do brasil também são usados na argentina, em locais com temperaturas abaixo de zero, então os motores nem sempre vem com coisas que realmente podemos vir a utilizar, de repente as velas aquecedoras atuam abaixo de determinada temperatura pra ajudar na partida, mas não necessariamente o carro vai deixar de ligar na falta delas. Exceto lá no ushuaia....

    Obs.: Esse lance da taxa de compressão, as picapes mais antigas como as primeiras hilux, a taxa delas era alta ou baixa? Pergunto isso porque de repente nunca ninguém sentiu falta das velas pela taxa sempre ser mais alta e facilitar a partida, de acordo com sua explicação, ou, segundo o outro colega comentou, na realidade a baixa compressão facilitaria a partida, por isso a minha não está tendo problemas no momento, e também as picapes mais antigas com taxas baixas também... Se você souber dizer como era a taxa dessas picapes mais antigas, ajudaria! Falo isso porque meu tio tem uma hilux 4x2 1995, se não me engano, e ele ficou um tempo com a vela queimada. Como ele mora em outra cidade não tive ainda a oportunidade de perguntar se ele tinha problemas na partida em dias frios, ou se ele arrumou logo que percebeu.

    Valeu!!
    Paulo, cravar uma temperatura onde um motor vai deixar ou não de pegar é meio magia! Vai depender de muita coisa, mas de maneira geral abaixo de 5 os de injeção indireta se estão sem velas aquecedores, vão ter problemas. Os de injeção direta vão perturbar lá pelos zero graus.
    Taxa de compressão, sozinha não explica tudo! Por exemplo, as Hilux dos anos 2000 tinha motor de injeção indireta com taxa de 22,2:1 e vinha com velas aquecedoras.
    Eu não acredito na "bondade" das montadoras. Se pode ser retirado, será retirado!
    Tem de ponderar que a forma como as velas aquecedoras funcionam, tb mudou. Hoje, alguns motores mantem ela energizada por até 3 minutos pós-partida, para evitar fumacear.

    Sds.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
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  • #11
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    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Fala Ricardo!

    Valeu pela explicação sobre a taxa de compressão. Na prática você acha que a ranger 2.2 sem as velas conseguiria fazer funcionar em qual temperatura? Hoje estava 9 graus, mas novamente pegou de primeira. Ontem chegou a piscar no painel o led indicativo das velas aquecedoras, mas só indicativo mesmo, porque pelo scanner já estou sem elas a muito tempo!

    Imagino que o pessoal que mora em regiões frias tenha alguma experiência para contar, pois as picapes mais antigas que tinham apenas uma vela também queimavam e as vezes o cara nem sabia... Tem algumas peças que acabam sendo embutidas nos motores para uso global, por exemplo, motores da ford que equipam ranger do brasil também são usados na argentina, em locais com temperaturas abaixo de zero, então os motores nem sempre vem com coisas que realmente podemos vir a utilizar, de repente as velas aquecedoras atuam abaixo de determinada temperatura pra ajudar na partida, mas não necessariamente o carro vai deixar de ligar na falta delas. Exceto lá no ushuaia....

    Obs.: Esse lance da taxa de compressão, as picapes mais antigas como as primeiras hilux, a taxa delas era alta ou baixa? Pergunto isso porque de repente nunca ninguém sentiu falta das velas pela taxa sempre ser mais alta e facilitar a partida, de acordo com sua explicação, ou, segundo o outro colega comentou, na realidade a baixa compressão facilitaria a partida, por isso a minha não está tendo problemas no momento, e também as picapes mais antigas com taxas baixas também... Se você souber dizer como era a taxa dessas picapes mais antigas, ajudaria! Falo isso porque meu tio tem uma hilux 4x2 1995, se não me engano, e ele ficou um tempo com a vela queimada. Como ele mora em outra cidade não tive ainda a oportunidade de perguntar se ele tinha problemas na partida em dias frios, ou se ele arrumou logo que percebeu.

    Valeu!!
    Essa semana quem inventou de não querer pegar com 9 graus foi o meu carroção....rsrs
    Como havia colocado uma bateria nova em abril, e ponderando que meu motor está com 66.000 km, fui direto dar um check no arranque. Foi só limpar o coletor do induzido que o bicho voltou ao vigor dos tempos de juventude!
    Que venha o frio de verdade!!!!

    Sds.
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  • #12
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    Paulo desculpe me entrometer e encomodar . sua ranger e injecao direta ? no caso sempre ouvi falar que injecao direta nao tem necessidade de usar vela aquecedora
    Opa! Desculpa mas não sei responder isso não... nunca ouvi falar nesse termo em caminhonetes, só ouvi falar em carros a gasolina, como o focus, por exemplo! Mas sobre as velas aquecedoras, até as hilux bemmmmm antigas usavam, tinha apenas uma se não me engano, mas na ranger sei que são 4!

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