Pessoal, bom dia! Espero que todos estejam bem. Sou Alessandra.
Meu pai faleceu em 2023 e nos deixou uma F-1000 1988 Duplada com motor MWM 229 turbinado e interculado, câmbio mandioquinha 4 marchas e diferencial para força. Ela sempre foi muito usada no sítio para puxar carga pesada (entre 1.500 e 2.000 kg) e viagens de 50 km até a cidade.
Quando meu pai faleceu, a caminhonete já apresentava batida de válvula e um cabeçote soprando, mas só agora a situação piorou. Após puxar meu trailer com cavalos, o barulho das válvulas aumentou e o outro cabeçote também começou a vazar óleo e soprar.
Levei ao mecânico, que desmontou e viu que:
✔ Cabeçotes precisam de plaina (mas as válvulas estão baixas, então talvez precise trocar).
✔ Pistão de um cilindro está com folga e a camisa está espelhada (sem ranhuras).
✔ Bomba injetora estava disparando e fraca (tive que usar bombinha elétrica para puxar diesel).
✔ Turbina já estava estourada há 2 anos (andei sem turbina funcionando desde então). O que estou arrumando agora:
✅ Cabeçotes (plaina e revisão das válvulas)
✅ Bomba injetora (troca de elementos e rolamentos)
✅ Turbina (revisão completa)
✅ Troca de juntas, óleo, filtros e limpeza dos bicos
Valor dessa manutenção: R$ 5.500,00. Minhas dúvidas:
O mecânico disse que só plainar os cabeçotes não resolve, pois as válvulas estão baixas. Faz sentido? É necessário mesmo fazer assentamento de válvulas ou trocar? O custo de plainar seria R$ 70,00 cada, mas revisar tudo (trocar válvulas, se necessário) ficaria R$ 375,00 cada.
O pistão com folga pode continuar rodando por um tempo ou pode dar problema logo? O mecânico recomenda trocar todas as camisas e pistões, mas esse serviço ficaria entre R$ 15.000 e R$ 17.000, valor que não tenho agora. Posso rodar do jeito que está e fazer isso depois?
O orçamento de R$ 5.500,00 está dentro do esperado para essa manutenção?
Minha maior preocupação é gastar esse valor e, na semana que vem, esse pistão com folga dar problema, me obrigando a abrir o motor inteiro de novo.
O que vocês sugerem? Alguém já passou por algo parecido?
Agradeço desde já pela ajuda! 🙏