Acabei de comprar uma Ranger 3.0 2007 4x4 (inclusive abri um outro tópico reclamando de problemas com desempenho).
Agora minha dúvida recai sobre o óleo do câmbio.
Essa Ranger eu comprei com 75 mil km da concessionária Ford Slaviero e a oficina dessa concessionária trocou todos os óleos do carro logo antes de me entregar.
Foi colocado o 80w90 no diferencial dianteiro e 75w90EP + aditivo no diferencial traseiro.
Até aí tudo bem, certinho conforme o manual, até melhor, pois o manual recomenda trocar só com 100 mil km.
Porém, trocaram também o óleo das caixas de mudança e de transferência, e usaram óleo 75w90EP em ambas, quando o recomendado pelo manual é usar ATF MERCON III na caixa de câmbio e MERCON ATF na caixa de transferência.
Questionei o mecânico que estava mexendo na Ranger sobre isso, e ele disse que em todas as Rangers que eles trocam o óleo das caixas eles sempre colocam o 75w90, é procedimento padrão deles.
O carro não rodou nem 500 km ainda depois dessa troca, mas pelo que eu percebi o acionamento e o funcionamento do câmbio me pareceu impecável.
E agora? É realmente aceitável ignorar o que diz o manual e usar o 75w90 no lugar do ATF?
Qual a diferença do ATF MERCON III para o ATF MERCON normal?