Primeira postagem no fórum, tem tempo venho pesquisando e não achei nenhum problema parecido com o meu.
Há três meses adquiri a Ranger 98 - 2.5 hsd 4x4, gostando muito da viatura, excelente consumo 10,5 km/l na cidade e pouco de estrada.
Porém estou tendo problema com o câmbio.
A 2ª marcha é mais dura para entrar, porém nada que atrapalhe.
Só que a 3ª marcha, e somente ela, raspa quando o motor esquenta, após mais de 40 min em média de uso.
Alguém tem alguma sugestão?
Conversando com mecânicos da minha cidade, um especializado em câmbio, me sugeriu trocar o óleo do câmbio, mesmo este estando no nível e com a aparência boa. Falou que com o tempo pode perder a viscosidade.
E sobre a embreagem, me falaram que não pode ser, se não a 1ª e Ré seriam as primeiras a apresentarem problema.
É isso turma, desde ja agradeço, me desculpe se tem tópico parecido mas realmente não encontrei.
E muito obrigado, este fórum tem sido de grande serventia 4 meses pra ca, quando comecei a pesquisar mais a funda este carro e acabei comprando.
Foto da viatura: ainda vou dar um talento para deixar do meu jeito, mas por enquanto a verba ta curta
PS: Sou de Uberaba-Mg, se alguém puder indicar bons mecânicos aqui e na região agradeço muito, ja que aqui na minha cidade so tive boas recomendações de um, e mesmo assim tem gente que nao indica nem esse
Eu acho que o sincronizador da 3ª marcha que está bem desgastado, pois com o óleo frio(início do uso o óleo do câmbio está frio e oferece maior resistência ao giro, depois esquenta e gira mais solto) ele até atua para "frear" a engrenagem da 3ª, mas a medida que o óleo vai esquentando o anel sincronizador gira muito mais rápido e não segura a engrenagem da marcha para o travamento com a engrenagem do carretel do grupo que vem pós embreagem.
Provavelmente terás que retirar e abrir esse câmbio.
Será que com o uso de algum tipo diferente de óleo, que ofereça maior resistência ao giro eu não consigo usar por um maior tempo o câmbio sem ser necessário retirar?
Se for p dar uma arriscada, eu colocaria 50% de óleo 90 e 50% de óleo 140. Mas fale com seu mecânico antes.
Postado originalmente por Ranger 98
Bom dia! Muito obrigado pela resposta amigo!
Será que com o uso de algum tipo diferente de óleo, que ofereça maior resistência ao giro eu não consigo usar por um maior tempo o câmbio sem ser necessário retirar?