ola colegas desculpas se estou postando no lugar errado,
comprei uma ranger recentemente ela é uma
Ranger stx ce 4x2 4.0 v6 1996/1997 ela nao esta marcando a temperatura, o ex dono dela falou que o problema era no painel mas mandei testar e nao é,entaum fui na auto peças e comprei um sensor de temperatura novo e ficou do mesmo jeito que estava com o sensor velho,entaum creio que o problema é o modelo do sensor ,entaum peço ajuda se alguem tem essa mesma ranger que eu se puder conferir qual seria o sensor correto e pudesse me passar o codigo eu agradeceria muito. obrigado a todos e abs
Sei que este post é bem antigo, mas como o fórum me ajudou bastante, quero deixar minha contribuição para os futuros usuários.
Comprei minha Ranger XL CS 97 4.0 V6 em Setembro de 2014. A primeira coisa que notei quando fui conhecer o veículo foi que o ponteiro de temperatura do líquido de arrefecimento não saia do mínimo. O ex-dono me informou que desde que ele havia comprado a caminhonete, em 2010, era assim que ela funcionava. "É assim que este motor funciona. Motor muito grande e potente, sobra muito e ele não esquente. Mas quando começa a esquenta a ventoinha da conta", ele disse.Ok, segui com a compra. Mas não tirei isso da cabeça.
Fiz um teste. Peguei um trecho de Serra e após alguns Kms puxando um pouco mais e com AC ligado, o ponteiro começou a subir rápido. Tirei o pé e vi o ponteiro baixar após outros poucos kms. Duas constatações: O medidor estava funcionando, não era problema nos sensores. A outra, algo estava muito errado, se continuasse como estava iria torrar o motor, sorte não ter pego trafego pesado.
Procurei informações em fóruns, nacionais e estrangeiros, mecânicos e concessionárias. Ouvi muita gente falando como o Ex-dono "é assim mesmo". Mas não é! Todo motor tem uma temperatura ideal de funcionamento, e esta temperatura nunca é fria (como mostrava o marcador) e nem super alta como acontecia quando puxava um pouco. O correto é o marcador ficar no meio o tempo todo (ele sai do mínimo após alguns minutos com o motor ligado e se mantem lá, na temperatura ideal de trabalho do motor).
Encontrei muita gente falando sobre a troca da Válvula termostática, me pareceu algo simples e rápido então resolvi fazer. Além disso, descobri que o ex-dono usava apenas água no radiador, então resolvi fazer o serviço completo, tirar a água, lavar todo o sistema, trocar a válvula e colocar aditivo.
Encontrei dois vídeos no YouTube que me serviram de guia:
Limpeza e troca da água+aditivo do radiador.
Troca da válvula termostática.
Quanto custou a brincadeira:
- Válvula Termostática nova (MTE) – R$45,00
- Líquido de arrefecimento (Radiex R1892 - Já diluído na proporção correta), 8 litros – R$96,00
- 2 horas de trabalho (não sou mecânico, um profissional deve levar no máximo 30 min se o motor já estiver frio).
Quando retirei a válvula pude constatar que estava travada, o que impedia o líquido de circulando corretamente. Com certeza nunca havia sido trocada.
Após tudo feito, o ponteiro permanece no meio do marcador, o motor esta rodando muito mais suave e silencioso. O consumo passou de 6,5 para 7 (na primeira medição).
Aconselho os donos que acreditam que o normal da Ranger é rodar a frio, darem uma olhada no sistema de arrefecimento. É rápido, simples e barato.
Abs a todos.
O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?
Mucio também quero saber. Usei um wurth etinoglicol numa ranger v6 qie tive, também to pesquisando para minha explorer. Abraços
Postado originalmente por Múcio Luiz
Amigos,
O manual informa que o líquido de arrefecimento deve atender às especificações Ford ESSE-M97B44-A. O problema que não consegui encontrar esse líquido nem mesmo na internet, somente em sites gringos. Alguém tem alguma informação?
Minha STX só trabalha gelada e como foi dito acima ela sobe um pouco a temperatura quando trabalho com o ar condicionado ligado e logo nota-se o funcionamento da ventoinha. Fazem pouco mais de 3 anos que tenho ela e confesso que isso já tem me deixado com a pulga atrás da orelha mas ao levar à um mecânico de confiança aqui da região não foi constatado nada. Até trancar a frente dela com um cobertor e deixar ela berrando lá um tempo pra ver se aquecia ou fazia alguma coisa e nada. Testamos o fluido do arrefecimento e parecia tudo certo. Resultado: Rodo assim até hoje e já peguei transito pesado e até mesmo trabalhos pesados no sitio e nada. Ta lá ainda. Sei lá se mexo ou se deixo quieto.
Minha STX só trabalha gelada e como foi dito acima ela sobe um pouco a temperatura quando trabalho com o ar condicionado ligado e logo nota-se o funcionamento da ventoinha. Fazem pouco mais de 3 anos que tenho ela e confesso que isso já tem me deixado com a pulga atrás da orelha mas ao levar à um mecânico de confiança aqui da região não foi constatado nada. Até trancar a frente dela com um cobertor e deixar ela berrando lá um tempo pra ver se aquecia ou fazia alguma coisa e nada. Testamos o fluido do arrefecimento e parecia tudo certo. Resultado: Rodo assim até hoje e já peguei transito pesado e até mesmo trabalhos pesados no sitio e nada. Ta lá ainda. Sei lá se mexo ou se deixo quieto.
Você já experimentou trocar a válvula termostática?
[]s!
Ninguém???
Qual o aditivo que vcs estão usando, já que não se encontra o da especificação correta?
Sabem me dizer também qual a vida útil da bomba d'água?
Múcio,
Como comentei no post anterior, quando troquei a válvula termostática para arrumar o problema do motor estar rodando a frio, aproveitei pra limpar todo radiador e trocar o líquido de arrefecimento.
Utilizei o Radiex R1892 (Já diluído na proporção correta). Foram 8 litros, como consta no manual.
Múcio,
Como comentei no post anterior, quando troquei a válvula termostática para arrumar o problema do motor estar rodando a frio, aproveitei pra limpar todo radiador e trocar o líquido de arrefecimento.
Utilizei o Radiex R1892 (Já diluído na proporção correta). Foram 8 litros, como consta no manual.
segue foto do dia que troquei.
Abs
Verdade Otavio, não tinha observado.
Li no seu post também que agora o motor está mais macio. Vou fazer o mesmo em breve. Mas vou aproveitar pra trocar a bomba d'água também. Preventivamente. Vai que...