Fala rapaziada!
Pois então, troquei os sapatos da viatura! Saí dos Goodyear Wrangler Adventure 255/75R15, para os Goodyear Wrangler All Terrain Adventure 31x10,5 R15. Me mantive nos Goodyear pela experiência positiva com os anteriores. Eles estavam com 75.000 Km e em média ainda tinham 5 mm de borracha até chegar na TWI. Tem borracha pra andar mais uns 25/30.000 km, e provavelmente o farão, mas não comigo...rsrs
Bom, mas estou abrindo esse tópico pra comentar a minha experiência em buscar a calibragem mais apropriada dos pneus para a minha viatura, uma Ranger 2001 Cabine Estendida.
A questão começa com o manual da Ranger, que recomenda pressões iguais tanto para os dianteiros quanto para os traseiros. No caso 30 Lbs para os pneus 235, sem carga. Acho que pra qualquer proprietário de pick-up essa recomendação soa meio estranha. Indo atrás das recomendações de outras pick-ups do mercado a coisa parece tender ao meio a meio. Uns recomendando pressões iguais na frente e atrás, e alguns com calibragem menor atrás (o que parece a primeira vista o mais sensato!).
Tamanho da "pegada"
A primeira coisa que fiz foi ver o tamanho da pegada dos pneus. Levantei o veículo e coloquei embaixo dos pneus uma chapa coberta com pó. Com 26 lbs(diant.)/24 lbs(tras.). O resultado da área da pegada foi de 348 cm2 diant. e 239 cm2 traseiro. Ou seja, o traseiro com uma área de contato 31% menor que os dianteiros. Deveria tem seguido e feito novas medições alterando as pressões, mas não pude. De qualquer forma, me serviu para mostrar a grande disparidade, ao menos em relação a área de contato.
Teste do giz
Seguindo, procedi com o teste do giz (chalk test), que nada mais é que pintar uma faixa da banda de rodagem com giz e rodar uns 50 metros, comparando depois o quão forte fica o giz na borracha. Seguem algumas fotos.
Marcação de uma faixa da banda com giz, por igual.

Os dianteiros com 27 mostraram um "desgaste" parelho.

Traseiro esq. bordas ainda com acúmulo de giz....vai descendo a pressão!



Traseiro direito....aqui dá pra perceber a diferença que faz um tanque cheio e um motorista com 90Kg, ambos do lado esquerdo do carro!(o traseiro direito tem de ficar com 2 lbs menos que o traseiro esq.)



Obviamente que nesse momento em que os traseiros estavam com menos de 20 lbs tu começa a se perguntar: Pqp, será que isso tá certo? Será que o pneu não vai sair voando do aro? Será que 99% da galera do fórum tá errada? Será que os "ingenheiros" da ford comeram co...ô?
Aí me dei conta que talvez a tala dos meus aros não fosse a apropriada para pneus 31, eles são de 7". Dei uma pesquisada, e aparentemente nenhum problema nessa combinação.
Hora de cruzar com os outros métodos!!!
Distribuição de peso
Fui no manual e peguei a distribuição de pesos, que no caso do meu veículo fica em: 1080 Kg eixo dianteiro, 760 Kg eixo traseiro.
Só olhando a distribuição dá pra ver que a carga nos traseiros é 30% menor, o que já de cara daria pra dizer que se o desejo for uma área de contato do pneu com o solo igual nos 4, a pressão teria de ser 30% menor nos traseiros.
Ok, fecha com o que me disse o teste do giz, 27/18.
Cálculo pelos índices do pneu
Estes pneus tem as seguintes características: carga máxima 1030 Kg, pressão máxima 50 lbs
Fazendo as contas, levando em consideração que cada dianteiro suporta 540 kg, e cada traseiro 380 kg, fiz uma complexa regra de três

Altura aro-piso
Tão somente medir a altura da borda do aro até o chão. Ficaram todos com medidas muito próximas, não diferindo mais que 5 mm entre os 4.
Incremento temperatura/pressão no rodar
Esse é o teste que falta fazer, e que vai me dar (ou não) o aval final se vou deixar os traseiros com a pressão de 18lbs.
Consiste em medir a pressão dos pneus após rodar por uns 15 minutos em estrada pavimentada à velocidade de cruzeiro.
Se tudo estiver correto, o incremento de pressão devido ao calor gerado pela deformação dos pneus ao rodar, não deve ser maior que 10%.
Por enquanto é isso! Assim que tiver o resultado final, posto por aqui.
Por favor, só não me pergunte nada quanto ao conforto, é meio óbvio a resposta. Ao menos bem mais óbvia do que a melhora da retirada das barras "estabilizadoras"!!!

Sds.