x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Bieletas da Ranger

Ao longo de alguns anos que eu tenho dirigido alguma Ranger a peça que eu mais troquei foram as bieletas da suspensão dianteira, foram tantas que já perdi a conta e a unidade mas adequada para contagem deve ser a dúzia...

A proposta aqui é discutir os modelos existentes e seu desempenho e durabilidade.

Existem três modelos mais comuns todos muito ruins com suas características.

modelo 1: Acredito que esse seja a peça "original", algumas características:
    -Parte do meio um material parecido com nylon
    -No meio da peça existe uma secção sextavada
    -Rosca nas duas extremidades
    -Pino de aço que possui rosca nas extremidades é solidamente preso a parte de nylon
    -As 04 buchas são em um tipo de plástico duro

modelo 2: Aparentemente mais vagabunda fruto de uma simplificação no processo de fabricação do modelo 1. É basicamente o corpo de nylon (sem a seção sextavada no meio) com um parafusão no meio (sem ser preso ao nylon).
    As 04 buchas aparentemente são as mesmas do modelo 1.

Não coloquei foto pq nas resoluções que encontrei não dá para notar a diferença para o modelo 1.

modelo 3: Simplificando ainda mais. Nesse modelo o corpo de nylon foi trocado por um cano de metal com o mesmo parafusão do modelo 2, as buchas são de borrachas com arruelas um pouco maiores. Dependendo do dia da semana as porcas podem ser autotravantes.

Dúvidas/observações:

Basicamente o que se desgasta nas bieletas são as buchas, em algumas situações na desmontagem um parfuso quebra coisa & tal.

Alguém tem o manual de serviços indicando qual o torque adequado para o aperto da bieleta do modelo 1?
    Antigamente eu fazia rodízio, alinhamento e não sei mais o que quase que mensalmente e eram os alinhadores que mostravam uma buchinha estragada e trocavam as bieletas (só peça original a R$ 50). Mês sim mês não tinha uma bieleta "estragada". Acredito que minha experiência com esse modelo foi prejudicada por aperto excessivo desses porfficionais.

Na minha viatura o modelo 3 (peça mais vagabunda simples) é a que tem apresentado a maior durabilidade, sendo possível ir trocando as buchas até um belo dia na desmontagem o parafuso quebrar.

Tenho pensado seriamente em fabricar as próximas bieletas com um cano de aço e um parafuso com bitolas maiores, arruelas exageradas e buchas de borracha de pneu.
    Algum problema nesse meu projeto?

Que fatores influenciam mais na durabilidade das bieletas?
    -Estradas de barro com "costelas de vaca"
    -Cair em um buraco em velocidade

Qual a durabilidade das bieletas nas demais Ranger? Quantos kms? Qual tipo de uso?

Nunca troquei isso na minha Ranger. Não seria o caso de usar uma original? Rodei 230.000Km
    L200 Triton AT 3.2 2010

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    As que coloquei nessas oficinas de alinhamento eram originais.

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Da minha as originais tavam que era um bagaço. Botei do último tipo aí, e nesse dia as porcas eram autotravantes (kkk). Tá funcionando. Até quando não sei. Mas me sinto tentado a continuar usando, e trocar as buchas de borracha (ou os conjuntos, a 30 pila cada lado atualmente...). Não é lá tão caro. Só vale a pena prestar atenção que tem alguns conjuntos menos caprichados que, apesar da porca autofreno, tem o cano do meio de paredes mais finas, essas entortam fácil perto das arruelas de apoio nas buchas.

Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Nunca troquei isso na minha Ranger. Não seria o caso de usar uma original? Rodei 230.000Km
    Todas as Ranger vêm com a original, e nem por isso duram 230.000km. Só em BH mesmo pra durar tudo isso... as ruas aí devem ser tapetes.

Mas o tópico é bom. Essas bieletas me estressam.

Usuário
    Entrada
    24/11/2008
    Local
    Caxias do Sul - RS/RS
    Olha, a única peça que eu tive que trocar até hoje na minha ranger (sport 2009) foram essas bieletas... nem é trocar, é repor.

Pq elas simplesmente sumiram, as duas...uma eu percebi e ficou pendurada, mas a outra ja tinha ido... ela segura a barra estabilizadora dianteira...

Aqui, me cobraram 160,00 cada uma.... facada e quandocheguei na concessionária o cara ja foi perguntando no depósito: "fulano, sabe aquelas bieletas que ta sempre caindo nas rangers? Tem no estoque?" hehe

po, se sempre cai, pede pra engenharia dar um jeito nisso neh? hehehe

Banido
    Entrada
    27/11/2006

2 mil kilometros

Comigo 1 lado aguentou 2 mil km. É do modelo que coloquei é semelhante ao original, porém deve ser do mercado paralelo.

O outro lado está para rasgar uma buchinha. Deveriam vender só as buchas.

O bom é que comprarei apenas uma bieleta e pegarei apenas duas buchas para instalar nas bieletas que estão no lugar.

Será que isto tem relaćão com a altura da suspensão?
    Parece que quanto mais alta, mais a bieleta dura.

Daniel

Usuário Avatar de Pedro Eduardo Patussi
    Entrada
    09/06/2011
    Local
    Presidente Prudente/SP
    Troquei as bieletas essa semana... pelo modelo 1 mas paralela..paguei R$15,00..o parafuso e a porca eram diferente da bieleta q estava na ranger...

as q estavam eram porca e cabeça do parafuso 16..
    e as q foram colocadas paralelas eram porca e cabeça do parafuso 18

lembrando...q é melhor trocar logo as 2 de uma vez...
    a do lado do passageiro quebrou as buchas...fui na cidade comprar(60km) e comprei somente 1bieleta ...chegei em casa novamente...vou trocar a bieleta... começou quebrar as buchas do lado do motorista ¬¬
    Ranger XLT CD 2.8 4x4 2003
    NEW
    - Comet GTR 250cc; Perda Total - Ranger XLT 1999 CD 4x4 4.0 v6; Ex - Silverado 1997

Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 5
    Pô, bieleta caindo sozinha? ... só se for caindo na mão do amigo do alheio... Meio difícil de se convencer se elas estão instaladas direitinho e com porca auto freno.

Usuário Avatar de Moisés S.M
    Entrada
    13/08/2004
    Local
    Porto Alegre RS/RS
    Agradecimentos: 3
    A durabilidade das Bieletas tem a ver com a regulagem da suspensão dianteira.Se as barras de torção estiverem muito fora do original,muito pra baixo...as bieletas não aguentam por mto tempo,na minha eu troquei umas 2 x só a do passageiro,dpois que eu corrigi e alinhei a suspensão dianteira nunca mais troquei bieleta,tá sempre nova!abrs.
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

Em 230.000Km nunca troquei essas bieletas, nenhuma bucha de borracha e nem os rolamentos dianteiros. Já tive que desmontar as minhas bieletas um monte de vezes pra poder trocar outras articulações da suspensão.

Elas não são feitas de nylon com certeza, mas nunca me preocupei em olhar como era, pelo peso talvez algum material composto como fibra de vidro.

Uma coisa que vocês podem estar fazendo errado é apetando elas de mais. Eu sempre apertei só o suficiente pra não ficar com folgas. Essa peça só recebe algum esforço quando a carroceria inclina ou se o piso for muito irregular, mas se apertar de mais, o aperto vai se somar ao esforço para o qual foram projetada.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Uma coisa que vocês podem estar fazendo errado é apetando elas de mais. Eu sempre apertei só o suficiente pra não ficar com folgas. Essa peça só recebe algum esforço quando a carroceria inclina ou se o piso for muito irregular, mas se apertar de mais, o aperto vai se somar ao esforço para o qual foram projetada.
    Também acho que é meio por aí.

As buchas originais são de um material bem duro e acho que se apertar demais elas quebram!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Bieletas no GV com lift de 2"
      Por Newton Guerra no fórum Suzuki
      Respostas: 4
      Última resposta: 15/01/2015, 18:02
    2. FABRICANTE de BIELETAS
      Por Fabio Hashimoto no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 12/11/2009, 19:48
    3. bieletas da grand cherokee em SC.
      Por keko no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6