Ao longo de alguns anos que eu tenho dirigido alguma Ranger a peça que eu mais troquei foram as bieletas da suspensão dianteira, foram tantas que já perdi a conta e a unidade mas adequada para contagem deve ser a dúzia...
A proposta aqui é discutir os modelos existentes e seu desempenho e durabilidade.
Existem três modelos mais comuns todos muito ruins com suas características.
modelo 1: Acredito que esse seja a peça "original", algumas características:
-Parte do meio um material parecido com nylon
-No meio da peça existe uma secção sextavada
-Rosca nas duas extremidades
-Pino de aço que possui rosca nas extremidades é solidamente preso a parte de nylon
-As 04 buchas são em um tipo de plástico duro

modelo 2: Aparentemente mais vagabunda fruto de uma simplificação no processo de fabricação do modelo 1. É basicamente o corpo de nylon (sem a seção sextavada no meio) com um parafusão no meio (sem ser preso ao nylon).
As 04 buchas aparentemente são as mesmas do modelo 1.
Não coloquei foto pq nas resoluções que encontrei não dá para notar a diferença para o modelo 1.
modelo 3: Simplificando ainda mais. Nesse modelo o corpo de nylon foi trocado por um cano de metal com o mesmo parafusão do modelo 2, as buchas são de borrachas com arruelas um pouco maiores. Dependendo do dia da semana as porcas podem ser autotravantes.

Dúvidas/observações:
Basicamente o que se desgasta nas bieletas são as buchas, em algumas situações na desmontagem um parfuso quebra coisa & tal.
Alguém tem o manual de serviços indicando qual o torque adequado para o aperto da bieleta do modelo 1?
Antigamente eu fazia rodízio, alinhamento e não sei mais o que quase que mensalmente e eram os alinhadores que mostravam uma buchinha estragada e trocavam as bieletas (só peça original a R$ 50). Mês sim mês não tinha uma bieleta "estragada". Acredito que minha experiência com esse modelo foi prejudicada por aperto excessivo desses porfficionais.
Na minha viatura o modelo 3 (peça mais vagabunda simples) é a que tem apresentado a maior durabilidade, sendo possível ir trocando as buchas até um belo dia na desmontagem o parafuso quebrar.
Tenho pensado seriamente em fabricar as próximas bieletas com um cano de aço e um parafuso com bitolas maiores, arruelas exageradas e buchas de borracha de pneu.
Algum problema nesse meu projeto?
Que fatores influenciam mais na durabilidade das bieletas?
-Estradas de barro com "costelas de vaca"
-Cair em um buraco em velocidade
Qual a durabilidade das bieletas nas demais Ranger? Quantos kms? Qual tipo de uso?