Oi amigos do fórum apaixonados por picapes 4x4, cada dia que dou uma lida nas postagens aprendo muito sobre o mundo 4x4 e tiro muitas duvidas, se tornou um apito acessar o fórum todos os dias. Perdoe a ignorância tenho duvida qual seria o RPM ideal para troca de machas na ranger 2001 a diesel que tenho.
Oi amigos do fórum apaixonados por picapes 4x4, cada dia que dou uma lida nas postagens aprendo muito sobre o mundo 4x4 e tiro muitas duvidas, se tornou um apito acessar o fórum todos os dias. Perdoe a ignorância tenho duvida qual seria o RPM ideal para troca de machas na ranger 2001 a diesel que tenho.
Você quer saber isso que qual das seguintes situações?
Subindo, descendo, na reta, com pressa, sem pressa, carregado ou vazio?
o motor da minha Ranger qdo tah em +- 3500 giros parece q ja tah esguelando....
com seguranca e sem comprometer muito a durabilidade posso levar ele até qtos giros?
Em condições normais, dentro da cidade, descarregado e sem pressa, troco em torno de 2.500 rpm. Talvez nessas condições o ideal fosse em torno de 2.000 rpm.
Depois de 3500rpm o hsd não tem mais torque, então não adianta insistir.
Com pressa, o melhor desempenho é trocar por volta de 3400rpm.
Sem pressa por volta de 2500rpm ou até menos.
Passeando por volta de 1500 rpm.
Subindo troca com 3500 rpm.
A durabilidade não vai ser muito influenciada mesmo se operar sempre próximo de 3500 rpm pois é a faixa normal de operação do motor. A rpm máxima é 4640rpm aonde a própria bomba injetora corta.
A durabilidade não vai ser muito influenciada mesmo se operar sempre próximo de 3500 rpm pois é a faixa normal de operação do motor. A rpm máxima é 4640rpm aonde a própria bomba injetora corta.
pra subir tem q dar uma esticada mesmo... senao ela nao sobe! se deixar cair mta rotacao tem q ir descendo marcha e as vezes chega ate a primeira...
é impressao minha ou é muita caminhonete pra pouco motorzinho?
Muito obrigado a todos, mais sua esplicação Edintruder tirou todas as minhas duvidas valeu Broder.
O Maxion 2.5 hsd Euro2 que equipa a Ranger 2001 passa a ter uma boa resposta apos a "entrada" do turbo que acontece por volta de 1.800rpm. Se vc quiser usar a Ranger com uma boa resposta deve mante-la acima de 1800rpm. A cada troca de marchas a rotação do motor cai aproximadamente 500rpm, portanto nestas condições a troca deve ser por volta dos 2.500rpm.
Pra andar na manha qualquer rotação serve, apenas não exagere nas baixas rotações (quando o veiculo começa a trepidar) pois pode comprometer a embreagem.
O mwm sprint 6.07 pegou uma fama desgraçada de quebrador justamente porq saiu nas silverado girando 4500 rpm .... e os sorózao tinham q andar soh a 4000 , ia tudo pro espaço ....
Saiu na F250 , com torque a 1500 , girando 3800 na faixa "normal" de trabalho , resolvido os pobrema .... nao vi ateh hj F250 parada por motor .... alias vi uma preta q o campeao deixou sem agua , e uma q furou uma camisa com 1 bico completamente podre , coisa de dono caprichoso .....
O Maxion 2.5 hsd Euro2 que equipa a Ranger 2001 passa a ter uma boa resposta apos a "entrada" do turbo que acontece por volta de 1.800rpm. Se vc quiser usar a Ranger com uma boa resposta deve mante-la acima de 1800rpm. A cada troca de marchas a rotação do motor cai aproximadamente 500rpm, portanto nestas condições a troca deve ser por volta dos 2.500rpm.
Pra andar na manha qualquer rotação serve, apenas não exagere nas baixas rotações (quando o veiculo começa a trepidar) pois pode comprometer a embreagem.
abs
X2!!!!!!!!!!!
Boa! É bem isso mesmo! O importante é deixar o motor "falar". Se trepidar, reduzir; se ficar "esgoelado" passar para marcha superior.
Embora a gente fale sobre rpm´s torque, potência, o importante é deixar o motor falar! Acho que QUASE todos os motoristas tem sensibilidade suficiente para saber quando a rotação do motor e a marcha engrenada não está compatível com o relevo e/ou velocidade!
Boa! É bem isso mesmo! O importante é deixar o motor "falar". Se trepidar, reduzir; se ficar "esgoelado" passar para marcha superior.
Embora a gente fale sobre rpm´s torque, potência, o importante é deixar o motor falar! Acho que QUASE todos os motoristas tem sensibilidade suficiente para saber quando a rotação do motor e a marcha engrenada não está compatível com o relevo e/ou velocidade!