Pessoal, bom dia!
Minha ranger 2.8 ano 2001 estava soltando muita fumaça preta, fui verificar o parafuso de débito da bomba e ele estava sem lacre. Pois bem, soltei a porca 13 e verifiquei que consegui dar no máximo uma volta no sentido horário (sentido de abertura), fiz isso pra verificar o quão aberta estava. Então, voltei na posição original e dei uma volta e meia no sentido anti-horário (para fechar) e regulei a lenta, constatei que parou de soltar fumaça, não solta nem em baixa rotação ou se afundar o pé, porém a caminhonete ficou extremamente manca, tá fazendo de 0 a 100 em mais ou menos 20s e não passa de 120, antes fazia em 17s (que também já acho muito alto, sabendo que deveria fazer por volta de 14s).
Então gostaria da ajuda de vocês para tirar algumas dúvidas:
1. Há algum problema de andar com a bomba fechada? Aquecimento elevado do motor, desgaste da bomba etc?
2. Se eu voltar a bomba na posição original(1 volta para o limite) e abaixar a base da mola do LDA é possível reduzir a emissão de fumaça e aumentar o desempenho? Há algum perigo nisso?
3. A bomba pode trabalhar nos limites de abertura ou fechamento?
4. Há alguma possibilidade da bomba estar limitada internamente? Por exemplo, não importa se está no limite de abertura ou uma volta para o limite que a vazão será a mesma.
Agradeço se me responderem!
Abraço a todos!