x
Convex Datacenter
Resultados 13 a 17 de 17

Visão do Encadeamento

Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 32

Question Dúvida sobre sensor diferencial de pressão (ranger 2.2D)"

Olá pessoal,

Acabei de comprar minha ranger 2013 2.2 diesel. É meu primeiro veículo diesel, então ainda sou bastante amador na parte de mecânica e diagnósticos, por isso peço a ajuda dos colegas foristas mais experientes!

Comprei a ranger com o DPF precisando de regeneração. Tentei fazer por conta própria com o software do Celso (excelente software) mas não tive sucesso, uma das medidas estava estática (DPF SOOT L OPEN) não mudava absolutamente nada, fica apenas em 98%. Já o L CLOSE, este sim muda, ele diminui a cada tentativa de regenração foraçada. Vide foto abaixo:

-img_2363.jpg

Instalei o FORSCAN, e coloquei alguns parâmetros para medir. Segue abaixo a tela:

-img_2397.jpg

O que notei de cara é que o DPF SOOT LD está em 300%. A impressão que dá é que é o valor limite desse app, e que os 98% seriam o limite do app do Celso. Poderia ser o começo de uma "coincidência" de valores. Em relação aos erros da ECU, segue abaixo a foto:

-img_2390.jpg

Apaguei e recarreguei e estes erros persistiram.

Enfim, levei na CSS para fazer a regeneração, imaginei que seria mais "profissional" mas no fim a css me ligou dizendo que tinha que desmontar a fazer a limpeza em bancada pois não tinha dado certo. Autorizei, ia ficar mais 600 reais mas resolvi encarar. No dia seguinte me liga a css dizendo que também não tiveram sucesso, e que eles tinham detectado problema em um bico injetor e na turbina.... Preço? 6700 o bico e 6500 a turbina, mais a mão de obra. Claro que não autorizei e fui buscar o carro, eles disseram que nem iriam me cobrar nada porque "não deu certo". Chegando em casa, entrei debaixo do carro e vi que eles não desmontaram o filtro, conforme disseram que fariam... No entanto, chequei novamente os erros, e eles nem tinham apagado... Apaguei com o forscan e gerei novamente, reduziu um erro, o P24A4 sumiu:

-img_2402.jpg

Fui até uma oficina diesel e conversei com o mecanico que disse não concordar com a css. Comentei sobre estes valores e ele sugeriu fazer a limpeza do dpf na bancada (700 reais) e depois partir para a verificação do sensor de pressão. Voltei para casa, e lembrei que outro valor "estático" no forscan era a medição de pressão do segundo sensor, o que fica depois do dpf (valor em amarelo):

-img_2397.jpg

Resolvi testar, entrei debaixo do carro novamente e desliguei as duas mangueiras que vão para o sensor de pressão. Em uma delas, a que está entre o motor e o dpf, está saindo ar dela. A outra, que fica depois do dpf, não está saindo ar. Identifiquei que a pressão em AZUL é do sensor ANTERIOR do dpf, e a AMARELA é do POSTERIOR. Assoprei a mangueira que não saia ar para ver se estava entupida (empurrando ar para o dpf) e estava aparentemente normal. Reconectei o cano que saia ar e vi que o valor em AZUL alterou de imediato, então a medição estava instantanea, ai resolvi inverter, colocar ele na outra ponta, da medição em AMARELO. Pela lógica, imagino que deveria dar o mesmo valor que o que estava dando no AZUL. Mas não deu, ficou em 0 kPa de pressão. Estranho, porque sai ar desse cano.

Pergunta: Esse valor em amarelo deveria ter mudado?

Pergunta2: Se ele deveria ter mudado, então são duas situações, 1a que é o sensor não estar medindo, e a 2a que é o cano não estar saindo ar, que pode ser o dpf entupido.

Pergunta3: Alguém tem alguma dica de mais algum teste que eu possa fazer por conta própria para verificar este sensor diferencial de pressão?

Valeu galera, espero que possam me ajudar, confesso que hoje fiquei bastante desmotivado, e não quero que esse sonho vire um pesadelo!

[]s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_2363.jpg  

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 22
      Última resposta: 08/03/2022, 10:23
    2. Duvida sobre pressao do oleo F-1000
      Por Andrei Nunes no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 24/05/2020, 09:33
    3. Dúvida sobre diferencial.
      Por f75azul no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 8
      Última resposta: 16/01/2014, 22:09
    4. Respostas: 2