Bom dia amigos.
Minha Ranger aparentemente vai precisar de uma retífica.
HISTORICO (Se tiver com pressa, pule essa parte)
-----------------------------------------
A situação é a seguinte:
Ranger XLS 3.0 2007/2008 comprada em revenda hodômetro mandrake marcando 120 mil.
Uso urbano durante a semana e sítio fim de semana, ultimos 10km pro sítio estilo trilha.
Comum pegar muita poeira na estrada (a ponto de ter de parar e esperar baixar para poder ver a estrada).
Desde que comprei ela eu sinto um certo "balanço" ou um "afogado" como se fosse um pistão mais fraco, que sentia apenas em retas longas com marchas altas.
Sempre fiquei na dúvida se seria algo vindo do motor ou da suspensão, mas enfim, como o desempenho sempre foi bom, com baixo consumo de combustível assumi que era normal e bola pra frente.
Ocorrências durante o tempo que fiquei com ela:
Logo depois de comprar houve a desconexão de um dos bicos injetores, sendo necessário fazer um reparo no cabeçote e foi feito uma recalibragem dos bicos (duvido que fosse necessário, mas como o cara era especializado me empurrou o serviço), então em tese, bicos OK.
Mais 1 ano pra frente, perto do sítio notei a temperatura subir (acredito que tenha chego a acender a luz) e parei.
A água jorrava mas não havia nenhuma mangueira estourada, guincho pra casa levei em outra oficina e foi verificado que estava vazando no pé da termostática. Feito um reparo meia sola, com troca da termostática baixava um pouco a água mas nada demais e já me programei para a troca da tampa de distribuição.
Na época o motor começou a fazer barulho, como se estivesse fora de ponto e barulho alto nas correias de distribuição ficando cada vez pior de pegar até que não pegou mais.
Encostei na oficina meujipe especializada em troller (que tem o mesmo motor da ranger) e foi feito o serviço de Troca de kit de correias de distribuição, troca da tampa de distribuição (com bomba de oleo e agua integradas) acredito que troca da termostática, e, como o motor tava fora mesmo, troca da embreagem. De brinde, já que tava gastando mesmo, troquei a bomba do tanque e foi lavado o tanque.
A partir daí passou a pegar de primeira, barulho mais baixo, potencia 100% e bem econômica. Acredito que no meu trajeto dia a dia faça entre 9 e 11.
Como a oficina era meio fora de mão eu passei a frequentar uma outra oficina perto do meu trabalho para os serviços simples como troca de óleo.
Troquei umas 3 vezes nessa oficina até que recentemente na ultima troca de óleo passei a sentir cheiro de diesel dentro do carro.
Olhei olhei e vi diesel no chão.
Procurando melhor, vi que a borda do filtro de diesel (aqueles de aço) estava com diesel e concluí por um vazamento. Levei na oficina umas 4, 5 vezes mas eles não viam vazamento, saía de lá, chegava em casa, tava lá a borda cheia de diesel.
Notei que em algumas aceleradas o motor perdia força e logo retomava e imaginei que fosse falta de combustível ou ar no sistema. O scanner (tenho aqueles ELM327) passou a acusar P0091 OBD-II Trouble Code: Fuel Pressure Regulator 1 Control Circuit Low, que apagava e voltava as vezes.
Resolvi trocar por conta o filtro de combustível pois vi aqui no fórum que esses filtros são problemáticos e depois de comprar 2 o segundo parou de vazar.
Bola pra frente, indo pro sítio, no mesmo lugar amaldiçoado onde havia estourado a água o motor perdeu força e apagou. Erro direto no scanner, dando o voltage low e voltage high. Não pegou. A pressão do Rail não subia. 5 km a pé com nenê, bagagem, cachorro e a mulher até o sítio.
Pegamos os cavalos para buscar as coisas (era natal, íamos ficar 15 dias no sítio) começo a carregar as coisas e pensa no prjú de chamar guincho pra lá de volta resolvo tentar na partida, pega normal.
Passamos os 15 dias lá, antes de ir embora liguei pro meu pai para ele passar uns dias lá e voltar comigo (já pensando na carona) mas nada de dar problema.
Mais uma semana falhou, falhou, e não pegou mais. Mesmo erro. Levei na oficina, fuçaram, fuçaram, "sangraram bico", testaram a bomba to tanque (depois do banho de diesel que tomou o cara concluiu que tava boa mesmo) e como vi que eles não faziam ideia de onde ficava o regulador de pressão, resolvi baixar e imprimir todos os manuais de reparo da ranger.
Lá dizia como fazer com o erro e o primeiro passo era conectar e desconectar o plug, que por sinal fica bem embaixo de onde pigava o diesel.
Desconectado, passo um limpa contato, conectado, e pimba, pegou de primeira.
Tudo certo, mas vi que quando o rapaz montou o tanque ele usou um pouco de forçam demais para colocar a tampa. Ainda, andando um pouco notei que o marcador ficou preso em cima. Enchia o tanque e vi que vazava pela tampa.
Enfim, tinha de voltar. Passei lá e o rapaz pediu para eu passar lá com o tanque meio vazio para facilitar e nessa de coincidir o tempo, o carro limpo e o tanque vazio passou uns 90 dias.
Um belo dia ao sair vejo óleo no chão. Óleo de motor. Abro capô, a vareta cuspida pra fora e óleo em toda volta. Aperto a vareta, bora pro sítio, chego no sítio, vareta pra cima.
Aperto a vareta, vou trabalhar, chego no trabalho. Nada. Vou pra casa, umas aceleradas para ver, chego em casa, vareta pra cima.
Pra completar a direção hidráulica começou a gritar e ficar pesada.
Bom, como tava com o problema no tanque, vi que tinha uma bieleta estourada de novo, e ainda tava com problema de óleo, resolvi encostar lá.
Encostei, os dono da oficina me diz que trocou de mecânico por conta das cagada do anterior (o filtro que vazava, a cagada no tanque, outros problemas em carros de outros clientes) e o cara começou pelo tanque. Realmente tava encaixado a tampa errada, encaixou certo e o marcador voltou ao normal.
Em relação as bieletas ele trocou, mas a questão do óleo ele abriu o antichamas e não tava entupido. Aí veio a idéia de "lavar o motor para achar outros problemas".
Lavado o motor encontrou-se um pequeno vazamento de óleo na tampa do filtro de óleo e optei por trocar a vareta. Porém, tirando o carro da oficina estava com uns 50% da potência. Passando scanner, de volta os erros voltage low e voltage high. Voltei lá e fizemos o mesmo procedimento do conector. Nada. O cara da oficina desistiu. Me pediu para levar em algum especialista. Sobre a direção hidráulica, disse que não mexia.
Pedi pra olhar o conector do sensor de pressão do rail que tava meio quebradinho, estava cheio de agua. Limpa contato, ligamos, parece que resolveu.
Fui pra casa dando umas aceleradas, apareceu o erro no scanner de volta. Falhou na acelerada. Morreu. Não pegou mais.
Guincho, mandei pro Meujipe de novo.
Relatei o ocorrido, ele tinha uma válvula reguladora de pressão usada lá com 30 mil km. Colocou, motor funcionando novamente. Scanner, nenhum erro.
Trocou a bomba de direção, ficou 100%.
Mas me disse que meu motor estava com sinal de necessidade de retífica. A vareta do óleo era sinal de perda de compressão e quando ligava esta saindo fumaça branca. Aparentemente baixando óleo.
Aquela negação inicial, aquele "tava bom até ontem", será que não é um sensor, enfim, realmente algo de errado não está certo.
Notando, efetivamente ao ligar de manhã está saindo fumaça branca. Quando o carro fica ligado em uma garagem, o cheiro de diesel (que na verdade deve ser óleo) chega a arder o nariz. Já tinha notado que esse cheiro invadia a cabine quando muito tempo parado.
E, para dar uma certeza, aqueles solavancos ficaram bem visíveis.
---------------------------------------------------------
SITUAÇÃO HOJE:
-------------------------------------
Sintoma principal e mais óbvio: Vareta de óleo sendo expulsa e pingando óleo pela vareta.
Sintoma secundário: Fumaça branca/azulada quando liga - fumaça branca constante (sinceramente, tem de procurar pra ver, mas parece que tá lá mesmo).
Sintoma no uso:
Quando liga a falha de um dos cilindros parece bem evidente ficando o motor com um barulho bem diferente do normal. A impressão que eu tenho é daqueles motores de trem a vapor acelerando.
Enfim, não sei explicar mas é um som interrompido, não harmonico, dá pra ver que tem um cilindro falhando mesmo.
Conforme vai esquentando os sintomas vão diminuindo bastante até quase desaparecer, mas ainda está lá a falhadinha, principalmente em marchais mais altas e menos rotação.
Notei também que o óleo realmente baixou. Baixou bastante.
Enfim, não dá pra negar, precisa de retífica. Do jeito que está não tenho coragem nem de passar pra frente. E com o que gastei e com o que estou disposto a pagar para comprar outra, a retífica me parece a melhor opção, pois até onde pude ver dos fóruns, TUDO o que podia dar errado numa Ranger 3.0 agora, oficialmente, já deu e eu já arrumei. Só faltava a retífica, que não falta mais (Sim, já troquei pneus, amortecedores, e suspensão em geral).
O negócio é arrumar e casar com o carro, deixando de carro de trabalho pro sítio.
--------------------------------------------------
O CUSTO
Bom, o orçamento-padrão da Retífica que me foi passado é R$ 15.000,00 e o tempo de trabalho, 15 dias.
O trabalho (até onde me lembro) compõe (me perdoem pequena imprecisões e nomenclatura):
Retífica do virabrequim, abertura dos pistões para 0,5, jogos de pistões novos, trabalhos nas válvulas, aplainamento do cabeçote todas as juntas novas.
Dei uma olhada na internet e achei um Kit de Retífica por 7.995,00 que é composto por "KIT DE RETIFICA MOTOR HS 3.0 COMPOSTO:04 PISTÃO-04 JOGO DE ANEIS-04 BRONZINA DE BIELA-04 BRONZINA DE MANCAL-04 BUCHA DE BIELA-02 ARRUELA DE ENCOSTO-16 GUIAS-08 VALVULA DE ADMISSÃO-08 VALVULA DE ESCAPE-01 FILTRO LUBRIFICANTE-01 FILTRO DE COMBUSTIVEL-01 VALVULA TERMOSTATICA-01 BOMBA ALIMENTADORA-01 BOMBA DAGUA-01 BOMBA DE OLEO(CAIXA DE DISTRIBUIÇÃO)-01 JOGO DE JUNTA COMPLETO"
Conversando com o mecanico ele me disse que provavelmente o meu kit será menor porque na verdade a bomba de óleo e bomba de agua são a tampa de distribuição que sozinha custa uns 2.500 a 3.000 e como a minha foi recentemente trocada, não seria necessário.
Espero que isso reduza meu custo nuns 2.500 a 3.000,00.
Ele me disse que vai fazer uma orçamento das peças essa semana, levando em consideração o que já foi trocado recentemente, me passando um orçamento mais certo com o que obrigatoriamente vai e daquilo que é "opcional" ou sujeito à análise.
Enfim, abri o tópico para relatar a situação e pretendo ir atualizando conforme a situação for se definindo.
Ainda, ele me disse que estes motores, a menos que estejam completamente destruídos deixam sinais claros da causa do problema, e que quando abrir ele vai poder dizer com boa dose de certeza se foi óleo errado, superaquecimento, contaminação por poeira ou quilometragem adulterada.
Vamos ver o que acontece.