x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 4 de 4

Trocar a motorização/Caixa da Explo V6 4x4 XLT 95

Caros Comapanheiros
    Tenho uma Explo V6 4x4 XLT 95 e estou pesquisando as vantagens e desvantagem de efetuar a troca da motorização atual (gasolina/GNV) por um motor Diesel. Perguntas aparentemente obvias ainda estão para serem respondidas...e é aí que peço ajuda aos Senhores:
    1) Onde encontrar o motor;
    2) É preciso trocar a caixa também;
    3) Que motor optar (penso que o da Ranger atual pode servir);
    4) Preço do motor e caixa no mercado;
    5) Custo da mão de obra da empreitada; e outros que busco discutir, para fazer uma avaliação embasada do montante da grana envolvida e do custo / benefício; e
    6) Quanto eu conseguiria pelo motor V6 a gasolina no mercado de usados.

Propósitos:
    a) Obter economia de combustível e aumentar a autonomia quando rodar com o combustível mais econômico;
    b) Nossa rodagem anual é de cerca de 25 mil KM por ano. Já chegamos a rodar 10 mil em um período de férias de 30 dias com uma Ranger XLT Diesel, imagino que com a Explo seja até mais fácil tendo em vista o conforto superior (apesar de lembrar que ela vai adquirir o barulhinho característico do Diesel);
    c) Não busco potência e nem velocidade pois já estava satisfeito com a performance da Ranger 2.5 Diesel (na estrada e no asfalto).
    d) Fazer com que a Explo tenha um potencial menor de "dor de cabeça" por conta da mecânica (motores diesel tem menos peças móveis e sua manutenção me parece mais barata), já que a suspensão creio que seja muito parecida com a da Ranger, como já pude perceber. Pretendo fazer da Explo o meu Jeep (ela tem característica pra isso e é imensamente mais confortável...e que arcondi....) e não vou me desfazer tão cedo da possante (o que ganho apoio do Pedro, meu filho de 14 anos, que tem o evidente interesse que ela se torne sua herança natural).
    Conto com a contribuição dos Senhores.
    Forte abraço companheiros
    Eron

Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Agradecimentos: 0
    Eron,

Aqui em POA roda uma 94 com motor 2.5 de Ranger e em SP soube que tem uma rodando com motor 3.0 da nova Ranger (parece que feita pela Mecânica Baruel).
    Um amigo está colocando numa Bronco 1984 o powertrain completo da Ranger 2.5 diesel, disse que encaixa tudo certinho, até os coxins do motor são os mesmos. Creio que na Explorer não seja diferente.
    Um motor 2.5 vale em torno de 7k, um 2.8 vale em torno de 10k, sendo os dois de Ranger.
    Pelo seu V6 acho que uns 3 a 4k vc vende.
    Pense seriamente no motor 2.8, que tem muito mais torque que o 2.5 e possivelmente não exigiria alteração nas relações de diferenciais, que por serem de uma SUV V6, devem ser bem longos.
    O 3.0 é melhor ainda, mas envolve mais eletrônica.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

Eron, se seu motor atual esta ok eu acho que a unica coisa viavel economicamente seria o GNV.
    Atualmente a menor diferença do preço do diesel, o alto custo de transformação, etc.
    Ao contrario do que você fala a manutenção de um motor diesel tente a ser maior, mas como normalmente ocorre em periodos maior perece que é menor.
    Eu nunca contei as peças entre motores diferentes, mas atualmente acho que os diesel tem muito mais peças que os a gasolina, principalmente se for um diesel mais moderno.
    Tem muito mais gastos que somente o motor, como suspensão, relação de diferencial e eventualmente até o cambio.
    Além a claro de regularização que pode até nunca sair...

Usuário Avatar de José Augusto
    Entrada
    13/03/2003
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimento: 1
    Eron, no seu caso e para o propósito que se destina, econômicamente não vale a pena, se a sua for automática é provavel que o mecânico não consiga realizar esta empreita (utilizando sua transmissão), imagino que uma transformação "simples" bem feita deve sair acima de 17k para um motor maxion 2.5, se é questão não é de gosto pela Explorer pense em comprar uma SUV original a diesel, o custo desta brincadeira se vc tiver sorte fica igual ao de um modelo original à diesel (mas não será uma Explorer).

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem