Caros Comapanheiros
Tenho uma Explo V6 4x4 XLT 95 e estou pesquisando as vantagens e desvantagem de efetuar a troca da motorização atual (gasolina/GNV) por um motor Diesel. Perguntas aparentemente obvias ainda estão para serem respondidas...e é aí que peço ajuda aos Senhores:
1) Onde encontrar o motor;
2) É preciso trocar a caixa também;
3) Que motor optar (penso que o da Ranger atual pode servir);
4) Preço do motor e caixa no mercado;
5) Custo da mão de obra da empreitada; e outros que busco discutir, para fazer uma avaliação embasada do montante da grana envolvida e do custo / benefício; e
6) Quanto eu conseguiria pelo motor V6 a gasolina no mercado de usados.
Propósitos:
a) Obter economia de combustível e aumentar a autonomia quando rodar com o combustível mais econômico;
b) Nossa rodagem anual é de cerca de 25 mil KM por ano. Já chegamos a rodar 10 mil em um período de férias de 30 dias com uma Ranger XLT Diesel, imagino que com a Explo seja até mais fácil tendo em vista o conforto superior (apesar de lembrar que ela vai adquirir o barulhinho característico do Diesel);
c) Não busco potência e nem velocidade pois já estava satisfeito com a performance da Ranger 2.5 Diesel (na estrada e no asfalto).
d) Fazer com que a Explo tenha um potencial menor de "dor de cabeça" por conta da mecânica (motores diesel tem menos peças móveis e sua manutenção me parece mais barata), já que a suspensão creio que seja muito parecida com a da Ranger, como já pude perceber. Pretendo fazer da Explo o meu Jeep (ela tem característica pra isso e é imensamente mais confortável...e que arcondi....) e não vou me desfazer tão cedo da possante (o que ganho apoio do Pedro, meu filho de 14 anos, que tem o evidente interesse que ela se torne sua herança natural).
Conto com a contribuição dos Senhores.
Forte abraço companheiros
Eron