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  • #1

    Levantar Ranger 97




    Alo Galera

    Gostaria de saber como faço para levantar minha Ranger 97, o que preciso e onde comprar.
    Realmente fica legal?
    Gostaria de saber tambem se e possivel adapitar a tração da Explorer na Ranger?

  • #2
    Usuário Avatar de Markito Amato
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    Salve, meu caro!

    Não há muito mistério em levantar a Ranger 4x2. Para tanto, existem diversos kits nos EUA, que podem ser obtidos via www.askby.com

    Nesse sentido, só para te provocar, aí vai uma foto e dois bons sites:

    - The Ranger Station (excelente):

    http://www.therangerstation.com/

    - Dezert Rangers (bonzinho):

    http://www.dezertrangers.com/


    Por outro lado, se você optar por colocar somente molas maiores, fique atento às regulagens de Cáster e Câmber da suspensão dianteira. Se você não respeitar os limites previstos pela Ford, sua picape ficará quase "indirigível" e muito perigosa!!!

    Ainda nesse sentido, o site The Ranger Station (acima) tem ótimas dicas para você melhorar sua Ranger!

    Qualquer coisa, escreva!

    Abraços,
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Levantar Ranger 97-ranger_4x2.jpg  
    Markito Amato
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  • #3
    Visitante
    Oi Markito,

    Andei pesquisando e vi que a Ranger acima de 1998 tem regulagem via barra de torção, que daria pra subir a Ranger. Inclusive estou pensando em subir uns 2 dedos na dianteira da minha pela barra de torção. Agora as duvidas:

    1) As rangers americanas ( < 1997) nao tem barra de torção ?

    2) Qual seria o limite previsto pela Ford para altura da Ranger mais nova (argentina) ? Uns 2" teria algum problema?

    Lembro que ja to com pneus 255/75/R15

    []s!
    Osvaldo

  • #4
    Usuário Avatar de Markito Amato
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    Fala, Osvaldo!

    Eu procurei um bocado na Internet e, também, junto à Ford os limites dessa "torcida a mais" na barra de torção, contudo, não achei nenhuma informação que contrariasse tal mexida. Para falar a verdade, encontrei inúmeras pessoas que se utilizaram desse artifício para ganhar umas duas polegadas, ou seja, o suficiente para caber os 31" fácil-fácil.

    Eu mesmo fiz isso em minha Ranger e não notei nada de diferente na dianteira. Nem ficou mais dura, nem passou a "socar". Enfim, foi algo simples, rápido e com bons resultados! Ricomeeeindo!


    Abraços,
    Markito Amato
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  • #5
    Usuário Avatar de Markito Amato
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    Fala, Osvaldo!

    Eu procurei um bocado na Internet e, também, junto à Ford os limites dessa "torcida a mais" na barra de torção, contudo, não achei nenhuma informação que contrariasse tal mexida. Para falar a verdade, encontrei inúmeras pessoas que se utilizaram desse artifício para ganhar umas duas polegadas, ou seja, o suficiente para caber os 31" fácil-fácil.

    Eu mesmo fiz isso em minha Ranger e não notei nada de diferente na dianteira. Nem ficou mais dura, nem passou a "socar". Enfim, foi algo simples, rápido e com bons resultados! Ricomeeeindo!

    Quase esqueço de responder a outra pergunta!

    As Rangers 4x2 até 97 saíam de fábrica com a suspensão dianteira com molas helicoidais e braços transversais similares aos das Explorers 4x2 até 94. Essas mesmas picapes, quando tracionadas, até 97, também tinham um "setup" parecido, denominado "twin track beam". Neste, o diferencial ficava montado em um desses braços, que eram "fixados" em uma das pontas na travessa existente abaixo do motor. Ou seja, é uma suspensão independente que, vendo de longe, se assemelha a um eixo rígido.


    Abraços,
    Markito Amato
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  • #6

    Lightbulb Body lift para Ranger 96/97, por onde começar???

    e ai pessoal sou novo por aki, mas sempre dou uma fuçada por aki!!!

    é o seguinte estou pensando seriamente em levantar minha Ranger, pois tó pra receber uns coxins novos de Urethane que tá vindo dos EUA, pois lá eles até tinham o kit me pediram U$198kkkkkkk mais os impostos alfandegareos ia ficar muito puxado... estou querendo em fazer o kit caseiro e aproveitar trocar os coxins mas nem sei por onde começar....

    e ai kd os veteranos ojaneri - Walter L. L. Casitta - Edintruder !!!

    ví varios topic de vçs dando dicas informação e etc.....

    é o seguinte o meu carro é Ranger XL 96/97 V6, pois é americana os kit que vendia aki eram pras argentinas, então seja deve ser diferente do que as americanas quais as dificudades que eu vou ter??.......

    os tarugos de nylon ja arrumei um cara que arruma pra min ele pediu $18 com 3" 65mm diam e furado já!!! 65mm esta bom?????
    4X4 Brasil

  • #7

    cont

    então fica mais na duvida o adaptador da lavanca do cambio e o adaptador da direção, pois não faço a miníma ideia das medidas desses adaptadores já vi photos sei como são!!! vcs teriam algum projeto em papel informando todas as medidas? pois aki na minha cidade conheço um torneiro bom, acho que pra ele não tera problema!!!

    outro problema que acho que vou ter será tubução como ira ser erguida tvz ficara algum tubus fios curtos ou não??? e o sistema de refrigeração (radiador) como ele fica???

    os parafusos porca tamanhos espessura diâmetro a liga o material, pois trata de uma questão de segurançã tb!!!!

    já o sitema dos parachoques será que o suporte é parecido com as argentinas???

    o manual da keko alguem tem pra passar pra min ter uma ideia da montagem...

    obrigado todas dicas são bem vindas!!!!

  • #8
    você já utilizou a ferramenta de busca?
    você vai achar muita informação já disponível!

    abs

  • #9
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    As medidas eu não tenho mais anotado, mas é bem fácil de conseguir, tu tiras a alavanca de marchas e com um parquímetro tu medes o eixo da caixa e manda fazer um macho/fêmea, porém faz como o modelo do Walter, aonde fica desencontrado, pois dessa forma não te dará problemas com a alavanca batendo no console.
    O kit para a Argentina e para a Americana são iguais, pois a mudança foi feita
    na suspenção e não no chassis. Já o alongador da coluna de direção, tens que tirar o parafuso que prende a haste telescópica e tira as medidas. Acha que ficaria melhor até tirar essa coluna telecópica de baixo e levar para alongar essa peça numa tornearia. Outros detalhes ficam a encargo do radiador que deve ser reposicionado mais para baixo para ficar na mesma altura em relação ao chassis ou tira a capa da hélice do radiador que dá no mesmo. Os suportes dos párachoques faz com pranchetas de 3/8" ou 1/4" cortando e furando na medida que vais montando. Os calços eu fiz com metalon 4x8 com tacos de madeira de enchimento, dessa forma montei blocos de 8x8x8cm com um furo no centro. Podes usar polietileno de alta densidade, nylon ou tecnil e mandar cortar numa tornearia também que já fazem os furos centralizados. O resto é parafuso e mãos à obras. São uns 14 calços para cabine e carroceria na Ranger cabine simples. Esse detalhe procura pelas fotos da instalação do BL que o Walter fez na Ranger branca do irmão dele e só repete o feito que fica muito bacana.
    Qualquer dúvida diferente podes enviar uma MP.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
    Bom dia MARKITO AMATO gostei da explicação acima mas tenho uma duvida, fou comprar uma ranger 4x4 gabine simples para fazer trilha e vou colocar pneus 33 ou 35 e como fica a suspenção dela ela aguenta fica bom, o diferencial dianteiro e traseiro dela existe bloqueiro para eles, e as ponta de aguenta ( homocinetica ), quero compra com molas helicoidais. Deve fica animal não?

  • #11
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    Haroldo, não tem Ranger 4x4 com molas helicoidais. A transmissão aguenta 33 ou 35" sem problemas. Eu usei 33" por alguns anos e o único dano são os rolamentos de rodas.

    Para colocar 33" ou maior tem que levantar a Ranger, através de um Body Lift. O Adams aqui no fórum fabrica esses kits. É material de 1a.

    As Rangers 2.8 vieram com eixo traseiro Dana e para eles tem bloqueio no Brasil, que são os mesmos da S-10 e Troller.
    Se comprares uma 2.5 tens que trocar o eixo traseiro.
    Existe Ranger 2.5 com eixo dana, a minha é uma assim e inclusive consta no catálogo da Ford Ranger 2.5 diesel eixo dana, porém acredito que foram as últimas 2.5 que saíram com esse eixo, resumindo, é difícil encontrar esse detalhe, pra não dizer quase impossível.

    Em relação às homocinéticas, se fizeres um serviço porco de levantar pelas barras de torção dianteiras, as homocinéticas ficarão suscetíveis à quebras se usares pneus maiores que o original.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #12
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    Ford Ranger Body Lift

    Prezados amigos

    Neste endereço tenho fotos de algumas rangers equipadas com body lift, que podem ser vizualizadas.

    http://www.orkut.com.br/Main#AlbumLi...96733139394396

    Aqui no site existe um topico com um manual para se entender todas as modificações exigidas.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=47298

    Um abraço

    Sandro Adams

    Ford Ranger com Bl de 3".
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Levantar Ranger 97-marucio-003-3.jpg  
    4X4 Brasil

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