x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0

    Problemas com minha ranger 2001 2.5. Muitos problemas. Me ajudem por favor!




    Gente, pesquisei anguns tópicos mas não achei algum que fosse específico dos principais problemas (são muitos), que estou tendo com meu primeiro diesel.
    Sempre quis (muito!) ter uma ranger diesel. A minha 2001 é velhinha mas estava bem conservada, pelo menos aparentemente, quando comprei (a 5 meses). Nesse intervalo de tempo já quebro infinitas vezes (eu manero nas acelerações). Além da revisão assim que comprei (correia dentada, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, tensor...), já gastei com setor de direção, rolamentos das rodas, rolamentos lateral da coroa do diferencial, um parafuso do comando de válvulas que espanou, e por aí vai.
    Agora, ela simplesmente está com um chiado que parece com uma motor de fórmula 1 quando eu estico um pouquinhjo a segunda marcha. Hoje ela também simplesmente apagou e deu como se não tivesse combustível. Empurrei e 5 minutos depois pegou e andei o dia todo sem problemas. E tem também um chiadozinho que vem do capô, bem baixinho ( so ouço se jogar ponto morto em uma rua sem barulho intenso), como se estivesse um rolamentozinho fazendo um barulhinho. Sem falar no vazamento do motor, que os mecânicos nunca entram em acordo. Cada um fala uma coisa, mas parece que é o retentor do volante, a junta da tampa de válvula, a mangueira da turbina, e parece que o suspiro também tá entopido (um mecânico mandou eu trocar umas coisas e outro falou que é só eu tirar o suspiro de dentro do motor).
    Amigos, tô perdido! O que eu faço?
    Alguem aqui já passou por algo semelhante? Esse barulho quando estico a segunda tá me tirando o sono de medo!!!
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • #2
    Usuário Avatar de RODOLFO RODRIGUES
    Entrada
    24/06/2011
    Local
    Santa Maria de Jetibá / Vitoria/ES
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulomamede Ver Post
    Gente, pesquisei anguns tópicos mas não achei algum que fosse específico dos principais problemas (são muitos), que estou tendo com meu primeiro diesel.
    Sempre quis (muito!) ter uma ranger diesel. A minha 2001 é velhinha mas estava bem conservada, pelo menos aparentemente, quando comprei (a 5 meses). Nesse intervalo de tempo já quebro infinitas vezes (eu manero nas acelerações). Além da revisão assim que comprei (correia dentada, óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, tensor...), já gastei com setor de direção, rolamentos das rodas, rolamentos lateral da coroa do diferencial, um parafuso do comando de válvulas que espanou, e por aí vai.
    Agora, ela simplesmente está com um chiado que parece com uma motor de fórmula 1 quando eu estico um pouquinhjo a segunda marcha. Hoje ela também simplesmente apagou e deu como se não tivesse combustível. Empurrei e 5 minutos depois pegou e andei o dia todo sem problemas. E tem também um chiadozinho que vem do capô, bem baixinho ( so ouço se jogar ponto morto em uma rua sem barulho intenso), como se estivesse um rolamentozinho fazendo um barulhinho. Sem falar no vazamento do motor, que os mecânicos nunca entram em acordo. Cada um fala uma coisa, mas parece que é o retentor do volante, a junta da tampa de válvula, a mangueira da turbina, e parece que o suspiro também tá entopido (um mecânico mandou eu trocar umas coisas e outro falou que é só eu tirar o suspiro de dentro do motor).
    Amigos, tô perdido! O que eu faço?
    Alguem aqui já passou por algo semelhante? Esse barulho quando estico a segunda tá me tirando o sono de medo!!!
    O barulho aparece só na 2° marcha? se for tem a ver com CX, tenta ver se houve o barulho esticando em outras marchas, pois a segunda costuma ser a mais esticada.
    O vazamento se for muito é complicado de achar, pois pode vazar e escorrer por outros lugares, ainda mais para mecânico que muitas vezes não tem tempo e paciência, melhor você dar uma boa lavada no motor e andar alguns metros e conferir com uma lanterna, com muita calma e sem pressa.
    Tenho uma ranger 2.5 4x4 xlt a 8 anos, é um carro muito bom se souber cuidar e usar.

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RODOLFO RODRIGUES Ver Post
    O barulho aparece só na 2° marcha? se for tem a ver com CX, tenta ver se houve o barulho esticando em outras marchas, pois a segunda costuma ser a mais esticada.
    O vazamento se for muito é complicado de achar, pois pode vazar e escorrer por outros lugares, ainda mais para mecânico que muitas vezes não tem tempo e paciência, melhor você dar uma boa lavada no motor e andar alguns metros e conferir com uma lanterna, com muita calma e sem pressa.
    Tenho uma ranger 2.5 4x4 xlt a 8 anos, é um carro muito bom se souber cuidar e usar.
    Então amigo, eu percebi na segunda marcha e nem tentei outras ou em ponto morto não. Tenho medo demais de quebrar de vez. É um barulho que aparece de uma hora pra outro, como se fosse um rugido de formula 1 mesmo!
    Vc disse que se for só segunda marcha tem a ver com cx. Que cx?
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • #4
    Usuário Avatar de RODOLFO RODRIGUES
    Entrada
    24/06/2011
    Local
    Santa Maria de Jetibá / Vitoria/ES
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por paulomamede Ver Post
    Então amigo, eu percebi na segunda marcha e nem tentei outras ou em ponto morto não. Tenho medo demais de quebrar de vez. É um barulho que aparece de uma hora pra outro, como se fosse um rugido de formula 1 mesmo!
    Vc disse que se for só segunda marcha tem a ver com cx. Que cx?
    Caixa de marchas.

  • #5
    Usuário Avatar de RODOLFO RODRIGUES
    Entrada
    24/06/2011
    Local
    Santa Maria de Jetibá / Vitoria/ES
    Posts
    26
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por RODOLFO RODRIGUES Ver Post
    Caixa de marchas.
    A minha deu um chiado violento quando furou a mangueira de ar da turbina, da uma olhada nelas, da turbina e intercooler.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Levei a um mecânico que me indicaram. Tem 2 semanas que tô andando nela na manha, e ela tá normal. Quando fui esticar a segunda pra mostrar o barulho, nada... Estiquei de todo jeito e ela tá normalzinha. Ele olhou ela lá e disse que a turbina tá melada de óleo, e que a mangueira da turbina deve estar toda úmida por dentro, que a fumaça a mais que ela está fazendo é óleo que tá passando direto e que teria que mandar dar reparo na turbina e que gastaria meus 900 contos. Mas disse também que se eu andar na manha, isto não vai interferir não. Agora não sei se acredito...
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • #7
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
    Entrada
    12/03/2011
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    841
    Agradecimentos: 5
    Um pouco de melado de óleo acontece por dentro na turbina, é o que sai de vapor do suspiro e condensa na entrada do compressor.
    Tá baixando óleo significativamente? Ou escorre óleo pra fora da turbina?
    A fumaça a mais dela é azulada ou preta?

  • #8
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Um pouco de melado de óleo acontece por dentro na turbina, é o que sai de vapor do suspiro e condensa na entrada do compressor.
    Tá baixando óleo significativamente? Ou escorre óleo pra fora da turbina?
    A fumaça a mais dela é azulada ou preta?
    Ela tá com um vazamento insuportável de óleo do motor que nenhum mecânico dá jeito. Já me disseram que é a mangueira da turbina que tá vazando, parece que tem um pino daquele que é ligado na tampa de válvula(desculpe a ignorância, mas não sei o nome) que ele acelerou e viu que tá vazando tb. Não chega a baixar significativamente não. A turbina não escorre óleo não, só tá toda melada de preto. A fumaça é preta.
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • #9
    Usuário Avatar de blackbr1
    Entrada
    11/11/2014
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    45
    Posts
    54
    Agradecimentos: 2
    Paulo,


    Vamos por partes, agora acho que tem assunto que posso te ajudar com o pouco conhecimento que tenho.

    Essa aqui, é a válvula que faz o respiro do motor:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-2001-2015-_JM

    Essa valvula tambem pode ser chamada de PVC ou PCV (Não lembro o nome correto).

    Sua função é expulsar os gases cancerigenos e inflamaveis do motor para a turbina, para que sejam reutilizados até ficarem "aceitaveis" aos niveis de poluição permitidos.

    Não sei porque mas não estou conseguindo fazer uploads de fotos, vou usar links de internet.
    Se voce abrir o capô e olhar de frente no motor, ela fica perto da tampa para colocar o oleo do motor. É uns 10 centimetros acima. É preta por natureza ou totalmente suja de óleo, fica entre os bicos injetores (são 4 no total).

    Nesse link aqui tem a foto do motor novo, a valvula é a que tem um ponto azul
    http://pr.quebarato.com.br/londrina/...5__2AD877.html

    Aqui tem a foto do motor aqui no forum para voce comparar:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...bo-diesel.html (Motor maxion 2.5 ranger 99 Turbo diesel)



    Se seu motor está cuspindo óleo dentro da turbina, no meu conhecimento, só poderia sair óleo dessa valvula ai.

    Atenção: Vamos tentar diagnosticar isso.

    Passo a passo:
    1) Naquela foto do motor novo, onde tem aquela tampa azul/ponto azul, desse ponto sai a mangueira que vai para a turbina;
    2) Segue essa mangueira, ela deve fazer tipo um "L" na frente do motor e encaixar em outra mangueira da mesma espessura, que conecta com outra bem mais larga e então chega na turbina (o acesso é dificil mas você deve fazer isso);

    Aqui temos o primeiro possível ponto de falha, essa mangueira sai direto da valvula e se conecta com essa outra, nessa junção entre as duas, como está? passa a mão lá em baixo da mangueira e veja se encontra óleo de motor

    Minhas recomendações para essa junção:
    a) trocar as abraçadeiras por novas, de preferência por abraçadeiras de inox;
    b) solte as abraçadeiras, veja o tanto de óleo que está dentro da mangueira, compare com as fotos do outro topico, sendo a foto com a mangueira preta e azul é minha mangueira que sai da valvula e eu tirei a foto bem da junção (a minha estava muito melada e suja);
    c) Consegue identificar a turbina ? ela fica do lado direito do motor, tem 2 mangueiras nela, uma que entre por cima e outra na frente. Estou interessado apenas nessa que entra na frente, retire totalmente ela e compare com a minha foto.

    Nesse link aqui tem fotos do mesmo motor, a turbina é aquela prateada/cinza ali do lado:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...hs-diesel.html (Motor Maxion 2.5HS diesel)


    Parece complicado mas não é, você consegue.

    Faça tudo isso com o motor frio, fazendo isso não sairá fluido do radiador e nem oleo do motor em abundância, fique atento, se começar a fazer isso, você pode estar soltando a mangueira errada.


    Depois vamos falar do outro vazamento que voce tem. A propósito, tem como postar fotos do motor?


    abs,
    Black

  • #10
    Usuário Avatar de Jera
    Entrada
    14/04/2006
    Local
    Brasilia/DF
    Idade
    38
    Posts
    4,046
    Agradecimentos: 0
    Paulo, se quiser e tiver paciencia de trazer seu carro para brasilia, te indico uma oficina especializada em ford. O dono é ex chefe de oficina da ford. Monta e desmonta sua ranger de olhos fechados.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por blackbr1 Ver Post
    Paulo,


    Vamos por partes, agora acho que tem assunto que posso te ajudar com o pouco conhecimento que tenho.

    Essa aqui, é a válvula que faz o respiro do motor:
    http://produto.mercadolivre.com.br/M...-2001-2015-_JM

    Essa valvula tambem pode ser chamada de PVC ou PCV (Não lembro o nome correto).

    Sua função é expulsar os gases cancerigenos e inflamaveis do motor para a turbina, para que sejam reutilizados até ficarem "aceitaveis" aos niveis de poluição permitidos.

    Não sei porque mas não estou conseguindo fazer uploads de fotos, vou usar links de internet.
    Se voce abrir o capô e olhar de frente no motor, ela fica perto da tampa para colocar o oleo do motor. É uns 10 centimetros acima. É preta por natureza ou totalmente suja de óleo, fica entre os bicos injetores (são 4 no total).

    Nesse link aqui tem a foto do motor novo, a valvula é a que tem um ponto azul
    http://pr.quebarato.com.br/londrina/...5__2AD877.html

    Aqui tem a foto do motor aqui no forum para voce comparar:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...bo-diesel.html (Motor maxion 2.5 ranger 99 Turbo diesel)



    Se seu motor está cuspindo óleo dentro da turbina, no meu conhecimento, só poderia sair óleo dessa valvula ai.

    Atenção: Vamos tentar diagnosticar isso.

    Passo a passo:
    1) Naquela foto do motor novo, onde tem aquela tampa azul/ponto azul, desse ponto sai a mangueira que vai para a turbina;
    2) Segue essa mangueira, ela deve fazer tipo um "L" na frente do motor e encaixar em outra mangueira da mesma espessura, que conecta com outra bem mais larga e então chega na turbina (o acesso é dificil mas você deve fazer isso);

    Aqui temos o primeiro possível ponto de falha, essa mangueira sai direto da valvula e se conecta com essa outra, nessa junção entre as duas, como está? passa a mão lá em baixo da mangueira e veja se encontra óleo de motor

    Minhas recomendações para essa junção:
    a) trocar as abraçadeiras por novas, de preferência por abraçadeiras de inox;
    b) solte as abraçadeiras, veja o tanto de óleo que está dentro da mangueira, compare com as fotos do outro topico, sendo a foto com a mangueira preta e azul é minha mangueira que sai da valvula e eu tirei a foto bem da junção (a minha estava muito melada e suja);
    c) Consegue identificar a turbina ? ela fica do lado direito do motor, tem 2 mangueiras nela, uma que entre por cima e outra na frente. Estou interessado apenas nessa que entra na frente, retire totalmente ela e compare com a minha foto.

    Nesse link aqui tem fotos do mesmo motor, a turbina é aquela prateada/cinza ali do lado:
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...hs-diesel.html (Motor Maxion 2.5HS diesel)


    Parece complicado mas não é, você consegue.

    Faça tudo isso com o motor frio, fazendo isso não sairá fluido do radiador e nem oleo do motor em abundância, fique atento, se começar a fazer isso, você pode estar soltando a mangueira errada.


    Depois vamos falar do outro vazamento que voce tem. A propósito, tem como postar fotos do motor?


    abs,
    Black

    Opa,

    Muito obrigado pelas dicas. Demorei a responder pq não estava conseguindo abrir os links que mandou! Vou tentar me localizar no meu motor, seguindo suas orientações e já falo no que q deu. Aproveito e tiro fotos do meu motor pra mostrar! Muito obrigado. Ficou bem clara sua explicação.
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    22/04/2015
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    16
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jera Ver Post
    Paulo, se quiser e tiver paciencia de trazer seu carro para brasilia, te indico uma oficina especializada em ford. O dono é ex chefe de oficina da ford. Monta e desmonta sua ranger de olhos fechados.
    Opa,
    Bom demais saber disso meu amigo Jera. Minha namorada mora em Brasília e vou aí todo mês. Eu só estou excessivamente descapitalizado agora para mexer no meu carro. Mas me manda um e-mail para conversarmos. paulohenriquemamede@gmail.com

    Abraço.
    Ford Ranger 2.5 TD 2001. -> Ex. Fiat Uno Mille 2009. -> Ex. Ford Ka 2011.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problema na bomba injetora?
      Por toroque no fórum Chevrolet - GM
      Respostas: 12
      Última resposta: 14/07/2022, 19:48
    2. Respostas: 0
      Última resposta: 27/12/2011, 15:37
    3. Problemas Tração Ranger 4X4 00/01 !AJUDEM!
      Por rlsmoura no fórum Ford
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/03/2010, 18:21
    4. Problemas com minha Ranger 2.8 Power Stroke
      Por Pescadorcx no fórum Ford
      Respostas: 3
      Última resposta: 27/09/2009, 19:35
    5. Jpx 1993 tem muitos problemas ?
      Por Junior Viana no fórum JPX
      Respostas: 16
      Última resposta: 02/08/2009, 22:45

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade