Boa tarde amigos, tenho uma Ranger que o primeiro bico injetor está vazando compressão. Já fiz até uma ferramenta de batida para tentar sacar o safado, mas não sai nem a pau.
Acredito que a arruela de vedação no pé do bico tenha queimado, pois a trava (garfo) não estava muito apertada, então o bico deve ter subido um pouco e começado a vazar.
Algum mecânico que já trabalhou com estes motores, teria alguma dica para ajudar a sacar fora este bico?
*Já passei óleo desengripante;
*Já tentei dar leves batidas de volta para ver se o vazamento parava e nada;
*Fiz um batedor tipo chapeador, onde prendi a ferramenta entre a o bico e a porca que segura o tubo de entrada, dando leves batidas para cima com um martelo médio, e nem sinal de soltar. Tô pensando em fazer um batedor com uma marreta, mas não sei até que ponto o bico aguenta tração por batida...
* Já deixei a trava solta para ver se com a vibração/compressão interna ajudava a soltar e também não resolveu.
Qual o melhor extrator para estas situações? Tem alguma manha? Se tentar gira-lo com muita força, corre o risco de quebrar o bico no meio?
Desde já agradeço se alguém com experiência puder dar alguma dica.
Nas 3.0 pelo menos, quando os bicos resolvem ficar e n sair nem com reza braba. O que da pra fazer é vc colocar desengripante, deixar empocado de desengripante durante algumas horas msm. E daí afrouxa o parafuso que prende o bico no lugar (só afrouxa um pouco, n tira fora o parafuso) e liga a camionete e da uma volta com ela, se msm assim n soltar, sobe um morro grande com o pé embaixo, deixando a turbina encher bastante. Quando soltar( vai fazer um barulhao e começar a soprar bastante) desliga ela o mais rapido possível (estaciona com segurança primeiro, n vai desligar no meio da estrada rs) e da uma apertada no parafuso pro bico voltar pro lugar. Daí quando voltar pra oficina e soltar o parafuso ele vai sair de boa.
Até hj, sempre consegui soltar até os mais teimosos assim rs. So toma cuidado pra n bater muito nos bicos, tu pode danificar eles.
Essa é minha dica, sempre funciono nas 3.0, porém acho que na 2.8 vai dar tbm.
ex Jeep Willys 58
Grand Cherokee Laredo 98
Técnico em Automobilística.