Pessoal, comecei minha empreitada pra embrutecer o Pesadelo...
Primeiro passo, SNORKEL>
Depois de muito pesquisar, acabei comprando esse daqui: http://www.gama4x4.com.br/snorkel-pa...o-direito.html
Verdade seja dita, o acabamento dele é sofrível, porém custou menos da metade do preço de quase todos que encontrei na Internet (mesmo se procurasse pelos preço em dólar no Ebay). Só que como tinha a ideia de pintá-lo pra que ficasse na cor do carro, o acabamento acabou não sendo problema, porque a qualidade final quem deu foi o funileiro. (Custo da pintura: R$ 100 - ainda falta o polimento)
Instalação.
Antes de instalar, é preciso remover toda a "asa de urubu" que fica por dentro do paralama. São nada menos que 17 parafusos e presilhas. Problema: os parafusos que fixam são de plástico e com o acúmulo de lama e sujeira espanam facilmente. Acabei perdendo quase todos os parafusos, mas que vou substituir por parafusos de ferro que durarão muito mais.
Passada essa fase inicial, a grande vantagem desse snorkel é que não é preciso furar nada da lataria do carro, porque você acaba aproveitando a janela que já existe no paralama.
Quanto aos parafusos que vem no kit, não vem nem a mais nem a menos (apesar de não vir nenhum guia ou manual) a instalaçao é intuitiva, você tem que ir montando e ver onde vai parafusar as bases que vem para que as mangueiras fiquem bem fixada. Para garantir que não existisse nenhuma possibilidade de entrada de água em caso de travessia (nao foi minha intenção primordial), utilizei silicone preto e cola adesiva para junta de motores da 3M.
Sobre as mangueiras que acompanham, vieram um pouco maiores (erro de fábrica ou erro meu?) e precisei serrar um pedaço para que a instalação desse certo. Mas também foi o único contratempo.
A fixação do snorkel pela janela do paralama é trabalhosa, porém não é difícil. Trabalhosa porque o espaço para trabalhar e conseguir meter uma chave 13'' para apertar as porcas é complicado, porém esse é o único trabalho que se tem.
Quanto à finalização do serviço, não bateu na porta nem em nenhum acabamento do carro, porém não consegui fazer com que ficasse devidamente fixado (nesse momento que escrevo, acabei de ter a ideia que estava faltando para que fique devidamente preso). Por enquanto (enquanto não penso em solução melhor), segui a ideia o Rodrigo Dametto e prendi com abraçadeiras de plástico no rack do carro, porque sem prendê-lo, certamente, haveria um problema de fixação, vibração e estrago tanto da pintura como do próprio snorkel.
Conclusões
Galera, pense num investimento que deixou o nego feliz. Ainda me deixou com um carro bem mais exclusivo. Ainda tô procurando um emblema para colocar no snorkel para servir como acabamento para manter um aspecto de "originalidade". Acho que o preço pago (470 da peça, 100 de frete, 100 da pintura) foi bastante razoável.
Não coloquei fotos da instalação na parte de dentro do paralama porque esqueci de tirar

Fotos vão aqui embaixo.
Fase 2: Reprogramação REIKO 265cv + retirada de DPF + escape novo





Fase 3: Pneus 285/70/17

Abraços
______________________________________










