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  • #1
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    22/02/2015
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    Comprei uma Ranger XLT 2004 diesel 2.8 turbo e queria saber como usar o 4X4?




    Tenho dúvidas se no 4x4 High e no 4X4 Low as 4 rodas giram igualmente juntas? por exemplo, fazendo uma curva fechada a roda de dentro da curva vai girar menos que a de fora, ou as 4 vão giram juntas?
    E em dia de chuva no asfalto é melhor deixar no 4x4 High? ou somente ativar o 4x4 em chão de baixa aderência, como terra?
    Obrigado!

    Ps: é o meu primeiro post, desculpa se fiz algo errado.

  • #2
    Usuário Avatar de mguriano
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    Companheiro, quando o 4x4 está ativo, as rodas de dentro vão girar menos que a de fora, pois os dois eixos têm diferencial pra fazer essa correção.
    No asfalto não se deve usar o 4x4, nem mesmo em dias de chuva, pois a ranger não tem diferencial central pra corrigir a diferença de velocidade entre as rodas dianteiras e traseiras em curvas, o que pode sobrecarregar algum componente mecânico ou até mesmo causar perda de aderência em alguma roda.

    Se falei alguma besteira peço aos mais experientes pra corrigirem.
    Essa também foi uma dúvida minha quando comprei e foi o que eu entendi nas minhas pesquisas.
    Ranger Sport 11/12 (A cabrita)
    Ex Ranger XLT 07/08 3.0
    Matheus - PX1W9746 - PU1MOB

  • #3
    Usuário Avatar de Walter da Camper
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    Informação correta. Nenhum veículo 4x4 "part time" deve ser usado em 4x4 no asfalto.
    Somente aqueles que possuem diferencial central podem tracionar 4x4 em piso de boa aderência. São eles:
    Niva, Land Rover, SW4, Subaru, Pajeros TR4, Dakar e Full... e outros que não me lembro. Desses citados, os 3 Mitsubishi tem a opção de 4x2, os demais são 4x4 full time.

  • #4
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    22/02/2015
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    Muito obrigado! me ajudou muito!

  • #5
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    27/09/2014
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    jurava que em chuva forte deveria ligar o 4x4 high na estrada!! melhor ifcar no 4x2 mesmo então???
    Amarok Highline Aut 12/12
    Ex Mitsubishi L200 Triton 3.2 12/12 - Ex Ranger 2.5 XLT Flex 14/15
    Ex Ranger Limited 3.0 PSE 07/08 - Ex Hilux SR 2.5 11/11

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    jurava que em chuva forte deveria ligar o 4x4 high na estrada!! melhor ifcar no 4x2 mesmo então???
    Liga não, Borjaao. Se nem na estrada dá pra ligar, na cidade em que as curvas são mais fechadas então, pior fica. Perda de aderência e/ou engrenagens quebradas podem acontecer sim.

    Se já usou, inclusive, deve ter notado que a direção fica mais dura, certo? Pois é, é o conjunto mecânico sendo forçado.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
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  • #7
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    João Monlevade/MG
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    Entendi. E em estrada de terra "boa", convem ligar?
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Entendi. E em estrada de terra "boa", convem ligar?
    Terra boa é terra batida? Se sim, também não. Tem aderência também.

    Quando a estrada de terra tem cascalho, terra solta e qualquer coisa que gere aderência menor, rola. Mas, mesmo assim, velocidade menor, mesmo no uso do 4x2, é uma postura mais prudente.

    Abraço,

    Miranda
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  • #9
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    Poxa, o 4x4 High é recomendado pra qual tipo de situação então? O low ainda entendo, descidas em terrenos MUITO ruins, na trilha e tal...

    E Miranda, vi aqui que você também é de MG. Sou de João Monlevade, não sei se conhece mas é relativamente perto de BH e estou sempre por aí, gostaria de perguntar se você tem alguma oficina boa pra indicar aí da região. Valeu!!
    Amarok Highline Aut 12/12
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  • #10
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Poxa, o 4x4 High é recomendado pra qual tipo de situação então? O low ainda entendo, descidas em terrenos MUITO ruins, na trilha e tal...

    E Miranda, vi aqui que você também é de MG. Sou de João Monlevade, não sei se conhece mas é relativamente perto de BH e estou sempre por aí, gostaria de perguntar se você tem alguma oficina boa pra indicar aí da região. Valeu!!


    High - Velocidades mais elevadas em que o 4x4 é necessário para manutenção da dirigibilidade.
    Low - Em baixas e em que algum esforço adicional é necessário. Nas situações em que mencionou e desatolamentos de outros veículos, por exemplo. Dá uma poupada boa na picape usar o L assim.

    Sou de BH, mas estou alguns dias pela região do Vale do Aço. Mais perto ainda daí.

    No VA ainda estou usando CSS. Encontrei uma em Ipatinga em que o serviço é 10 (acredite) e, enquanto eu for manter na garantia, fico por lá. Ou mesmo depois que reprogramar (se fizer).

    Em BH, tem uma região conhecida que é a da Pedro II com algumas oficinas de 4x4. Tome cuidado com a escolha porque também é onde há lojas de conduta questionável. No passado, era a região onde você poderia comprar um rádio para o seu carro que havia sido roubado e acabava achando o seu próprio. Agora melhorou, mas...

    Enfim, no bairro Santo André, mais ou menos na altura do Shopping Portal de Veículos, há uma série de oficinas de 4x4. Algumas têm representações de peças de fabricantes conhecidos; o que dá um pouco mais de credibilidade. Se precisar de um nome, não tenho. Qualquer coisa, pergunta nos jeep clubes de BH e região para uma indicação mais precisa.

    Um dia que passar por lá e tiver um pouco mais de tempo, a gente toma uma. Hehehe...

    Abraço,

    Miranda
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  • #11
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    João Monlevade/MG
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    Citação Postado originalmente por Miranda_MG Ver Post


    High - Velocidades mais elevadas em que o 4x4 é necessário para manutenção da dirigibilidade.
    Low - Em baixas e em que algum esforço adicional é necessário. Nas situações em que mencionou e desatolamentos de outros veículos, por exemplo. Dá uma poupada boa na picape usar o L assim.

    Sou de BH, mas estou alguns dias pela região do Vale do Aço. Mais perto ainda daí.

    No VA ainda estou usando CSS. Encontrei uma em Ipatinga em que o serviço é 10 (acredite) e, enquanto eu for manter na garantia, fico por lá. Ou mesmo depois que reprogramar (se fizer).

    Em BH, tem uma região conhecida que é a da Pedro II com algumas oficinas de 4x4. Tome cuidado com a escolha porque também é onde há lojas de conduta questionável. No passado, era a região onde você poderia comprar um rádio para o seu carro que havia sido roubado e acabava achando o seu próprio. Agora melhorou, mas...

    Enfim, no bairro Santo André, mais ou menos na altura do Shopping Portal de Veículos, há uma série de oficinas de 4x4. Algumas têm representações de peças de fabricantes conhecidos; o que dá um pouco mais de credibilidade. Se precisar de um nome, não tenho. Qualquer coisa, pergunta nos jeep clubes de BH e região para uma indicação mais precisa.

    Um dia que passar por lá e tiver um pouco mais de tempo, a gente toma uma. Hehehe...

    Abraço,

    Miranda

    Opa!
    Aí sim! Também vou muito ao Vale do Aço, família por parte de mãe maioria é de Ipatinga.

    Muito obrigado pelas dicas, se algum dia a oportunidade de tomar uma ampola saudável aparecer, será um prazer!

    Aproveitando que você é daqui, vou perguntar: por algum acaso não conhece trilhas boas na nossa região? compatíveis com nossas viaturas é claro, uso a minha pra trabalho então não posso enfiar em qualquer buraco kkkk

    abraços!!!
    Amarok Highline Aut 12/12
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  • #12
    Usuário Avatar de Miranda_MG
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    Citação Postado originalmente por Borjaoo Ver Post
    Opa!
    Aí sim! Também vou muito ao Vale do Aço, família por parte de mãe maioria é de Ipatinga.

    Muito obrigado pelas dicas, se algum dia a oportunidade de tomar uma ampola saudável aparecer, será um prazer!

    Aproveitando que você é daqui, vou perguntar: por algum acaso não conhece trilhas boas na nossa região? compatíveis com nossas viaturas é claro, uso a minha pra trabalho então não posso enfiar em qualquer buraco kkkk

    abraços!!!
    Borjaao,

    Vou ficar te devendo a informação, meu caro. Não sou do VA, apenas estou morando por aí. Tem pouco tempo (uns meses só) e, ainda assim, uns dias eu fico aqui em BH. Então ainda conheço pouco a região.

    Para você ter idéia, só na semana passada que fui ao Parque do Rio Doce. E mesmo assim, rapidaço. Mas, se eu souber de algo, te aviso sim.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
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