Comprei uma XLT 2.3 CD 2009 a pouco, e contemplando a beleza da viatura "por de trás" percebi que a roda do lado direito estava mais "cambada" que a esquerda. Como já sabia que a suspensão da Ranger tem as regulagens na barra, deitei embaixo para ver e estava da seguinte forma:
Lado esquerdo (motorista) com uns 20mm de regulagem
Lado direito (carona) zerado, parafuso todo pra fora e a castanha encostada na base.
Levantei a caminhonete, medi a regulagem esquerda com o paquimetro e acertei a direita na mesma altura, larguei no chão e olhando de trás, tirando como parametro a inclinação da caçamba, que antes era reta, agora ficou com o lado direito que regulei, mais alto.
Diante disso vim recorrer ao forum... Antes de abrir aqui li e re-li os topicos sobre a regulagem das barras de torção da Ranger, compreendi tudo sobre a regulagem e medição de altura padrão e tal, que vai regulando as barras para compensar o desgaste das buchas da balança inferior... mas nenhum respondeu diretamente a seguinte questão:
As barras de torção tem de ter a MESMA regulagem dos dois lados OU NÃO é regra isso? No meu caso, pode ser que as buchas do lado motorista estejam ferradas por ter pego um buraco ou algo parecido?? Pois a barra do carona estava sem nenhuma regulagem, porem a carroceria estava reta mas a roda cambada...
Que troço complexo kkkk...