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  • #1
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    Consumo Ranger Sport




    Estou pensando em colocar rodas de liga leve e pneus 235/70/16 na minha Ranger Gasolina pra ver se o consumo irá melhorar. Atualmente estou com as rodas originais de ferro e pneus 245/70/16. Será que haverá uma melhora mesmo? Atualmente estou fazendo na faixa de 6,5 a 7km por litro.
    Nissan Frontier Attack SV Manual 4x4 190cv 2013
    Ex Ranger Sport Cab Simples 4X2 Gasolina 2009

  • #2
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    se vc mudar pra 235 tem q aumentar o perfil, do contrario vai dar diferenca no velocimetro e na relacao de marchas.

    na pratica, vai alterar muito pouco, e muitas rodas de liga atualmente estao mais PESADAS que as de ferros, mesmo em aros maiores. Coloque numa balanca antes.

    Se retirar peso de rodas e pneus (cada um, e nao juntamente, pois qto maior o peso nas extremidades, maior o esforco do carro, logo nao pode pesar menos as rodas e mais os pneus) diminuir o atrito (largura do pneu/banda de rodagem), vai diminuir o consumo.

    De qqr forma, pra melhorar teu consumo, eu faria antes de mais nada, algumas coisas mais práticas:
    a) troca de todos os fluidos para fluidos mais leves e melhores, ou seja, se vc usa um oleo digamos 20 w 20, mude para um 5w30... verifique no manual as possibilidades
    b)retire os penduricalhos e peso morto dentro do carro (fiz uma limpeza uma vez no carro e tirei quase 10 kilos de puro bagulho ... )
    c) alinhamento e balanceamento: economiza muito
    d) calibragem dos pneus toda semana: economiza muito
    e) verifique os amortecedores e molas, molas cansadas fazem o carro ficar mais lento e piora as reacoes, exigindo mais aceleracao
    f)mantenha o carro limpo! Um carro encerado consome 0.5km a menos, esse teste fiz vaaarias vezes em viagens do mesmo trajeto onde eu fazia toda semana!
    g) Troque os filtros do carro!
    h)Troque as velas!
    i)Dirija pensando no consumo, ou seja, troque as marchas antes dos 2.000 a 2.500 rpm, use o freio motor do carro, nunca deixe na banguela e preveja o trafego a frente, se ele vai parar, nao acelere e tente usar o menos possivel do freio. afinal qdo se freia tem que se reacelerar depois..

    Parece besteira, mas a diferenca entre o modo de dirigir entre eu e meu pai é de quase 2.5km/l !! Em varios carros.

    Vejo relatos na net de pessoas que fazem em média 2 km/l a menos que eu, e que daria 4.5km/l em relacao ao meu pai. É ABSURDA a diferença.

    Enfim, revendo esses ítens é capaz de chegar aos 8-8.5km/l porem mais lentamente que esta acostumado. Ai se trocar o pneu, ficará mais fácil ainda.

    Veja esses ítens todos, custam muito pouco perto de só 1 pneu... imagina 4 e mais as rodas... vale a pena tentar!

  • #3
    Usuário Avatar de sandersondf
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    o complicado da sport é que ela perde embalo

    pra andar bem tem que mandar 3000rpm, aí bebe mesmo

    a minha fazia 7km/l tambem, 2009 e eu tenho pé pesado

    troquei em uma explorer V6 que faz os mesmos 7km/l e bem mais forte

    acho que trocar o 245 pelo 235 não vai ajudar muito, o que ajuda mais mesmo é a manutenção preventiva, mesmo assim não faz milagre.. pode não melhorar o consumo, mas vai manter

  • #4
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    16/12/2013
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    Citação Postado originalmente por Troller-a-vista Ver Post
    se vc mudar pra 235 tem q aumentar o perfil, do contrario vai dar diferenca no velocimetro e na relacao de marchas.

    na pratica, vai alterar muito pouco, e muitas rodas de liga atualmente estao mais PESADAS que as de ferros, mesmo em aros maiores. Coloque numa balanca antes.

    Se retirar peso de rodas e pneus (cada um, e nao juntamente, pois qto maior o peso nas extremidades, maior o esforco do carro, logo nao pode pesar menos as rodas e mais os pneus) diminuir o atrito (largura do pneu/banda de rodagem), vai diminuir o consumo.

    De qqr forma, pra melhorar teu consumo, eu faria antes de mais nada, algumas coisas mais práticas:
    a) troca de todos os fluidos para fluidos mais leves e melhores, ou seja, se vc usa um oleo digamos 20 w 20, mude para um 5w30... verifique no manual as possibilidades
    b)retire os penduricalhos e peso morto dentro do carro (fiz uma limpeza uma vez no carro e tirei quase 10 kilos de puro bagulho ... )
    c) alinhamento e balanceamento: economiza muito
    d) calibragem dos pneus toda semana: economiza muito
    e) verifique os amortecedores e molas, molas cansadas fazem o carro ficar mais lento e piora as reacoes, exigindo mais aceleracao
    f)mantenha o carro limpo! Um carro encerado consome 0.5km a menos, esse teste fiz vaaarias vezes em viagens do mesmo trajeto onde eu fazia toda semana!
    g) Troque os filtros do carro!
    h)Troque as velas!
    i)Dirija pensando no consumo, ou seja, troque as marchas antes dos 2.000 a 2.500 rpm, use o freio motor do carro, nunca deixe na banguela e preveja o trafego a frente, se ele vai parar, nao acelere e tente usar o menos possivel do freio. afinal qdo se freia tem que se reacelerar depois..

    Parece besteira, mas a diferenca entre o modo de dirigir entre eu e meu pai é de quase 2.5km/l !! Em varios carros.

    Vejo relatos na net de pessoas que fazem em média 2 km/l a menos que eu, e que daria 4.5km/l em relacao ao meu pai. É ABSURDA a diferença.

    Enfim, revendo esses ítens é capaz de chegar aos 8-8.5km/l porem mais lentamente que esta acostumado. Ai se trocar o pneu, ficará mais fácil ainda.

    Veja esses ítens todos, custam muito pouco perto de só 1 pneu... imagina 4 e mais as rodas... vale a pena tentar!

    Tenho feito a preventiva rigorosamente.

    Recentemente troquei as velas, bobina e cabos. Oleo 5w30 como o manual diz.

    Acho que vou colocar o 235/75 quando for trocar os pneus em breve. é que eu ouvi dizer que o grande ladrão do consumo da ranger sport com roda de ferro é a própria roda de ferro, não sei se procede isso.

    Valeu pela dica.
    Nissan Frontier Attack SV Manual 4x4 190cv 2013
    Ex Ranger Sport Cab Simples 4X2 Gasolina 2009

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