Faltou uma e a mais importante, a 97/98 X-10
Versão Imprimível
Qual a diferença dessa tal de X10? o que ela tem de bom, entre todas as F1000 a X10 é melhor para fazer uma trilha de leve, só na lama, nada de +
Boas todas são, depende mais do usuario que da camionete, se for ver bem, até a 2.5 que é um motor mais complicado de lidar é bom desde que tomado os devidos cuidados, se pegar a 4.9, diz que é um motor fantastico, mas ai vai te gente que vai dizer que é gastador e coisa, mas dependendo do uso pode ser mais adequado que um a diesel.
Imagina vc ter uma f1000 98 por menos de 24 conto, olha uma preta que tem no Mercado Livre, é a gasolina mas se o camarada morar onde o combustivel é mais barato é uma baita camionete.
A X-10 não é melhor na trilha. É melhor em subidas e muito melhor quando está carregada. Sobe muito, puxa muito e também não tem frescura, assim como o 229. Em trilhas raramente pede reduzida. Mesmo em terreno pesado a 1a marcha alta vai muito bem.
As mudanças do 229 para o X-10 são poucas, mas permitem mais longevidade de alguns itens. Por exemplo, no X-10 tem duas válvulas termostáticas na frente dos cabeçotes e no 229 era uma só no meio das mangueiras. Por ser duas, se uma falhar a outra irá compensar evitando a maioria dos superaquecimentos que condenaram prematuramente a grande maioria dos 229. Vale lembrar que essa linha de motores a grande maioria tem que dar uma geral devido à superaquecimentos. Coisa muito comum na mão de peão...
O X-10 tem correia poly-V que dura muito mais que a correia comum, mas trabalha muito bem sem a correia desde que não ande muito devagar ou com faróis acesos.
Depois a cilindrada aumentou de 3.9 para 4.3 e a BI ganhou mais calibre, sendo todos os X-10 turbinados com turbinas valvuladas.
Na prática é o mesmo motor, com mesma faixa de torque, rpm de trabalho e durabilidade, porém com um torque mais avantajado.
Em resumo, na forma de andar não muda muito, mas ele acelera mais rápido e não sente tanto o peso da carga quando a picape está pesada ou rebocando algo pesado. E o maior detalhe, gasta muito mais que o 229. kkkk
As últimas F1000 x-10 4x2 andam pra kct! Diferencial longo com motor porrada anda muito. 180km/h é fácil.
Pra mim existem 3 F1000 classicas, a 92 3.9 turbo original, pois foi a primeira pick up turbo produzida aqui, tinha as rodas raiadas, cores preta ou vermelha,vidro elétrico, algumas com ar e pressão do turbo no painel. A 95 Superserie 3.9 turbo que era muito completa pra época e a 98 XLT com a frente cromada e motor MWM 4.3 x-10, ou seja a ultima produzida. O motor x-10 o que impressiona muito é o grande torque e o som dele que é musica, ainda mais se tiver com escape direto, mas ao meu ver o 229 3.9 foi o melhor pois alia grande torque, manutenção baixíssima e boa potencia porém com consumo bem menor que o x-10.
Tambem afirmo que as XLT sejam muito bonitas, mas uma 94 com a frente cromada não perde muito não, o problema é que no Brasil não saio com esse acabamento, ai tem que importar peças e depende de procurar uma empresa que faça cromagem de parachoques, mas é possivelmente viavel, mas que é muito bonita isso é.
Anexo 421992
Minha 229 nunca me deixou na mão.
Se pisar ela empurra mesmo. O que não ajuda é a relação da 4x4 curta.
140~150km/h a 3500 rpm. Só piso em emergências em ultrapassagens. Rodo a 2500 rpm normalmente a 110 km/h.
Bom, na EFE [com os pneus 33" & turbo intercooler], os valores são esses:
* RPM 1750 [painel] e velocidade 80/90 [painel/GPS];
* RPM 2000 [painel] e velocidade 100/110 [painel/GPS];
* RPM 2500 [painel] e velocidade 120/130 [painel/GPS];
* RPM 2750 [painel] e velocidade 140/148 [painel/GPS].
Esclareço que a MINHA velocidade, em boas rodovias, é cerca de 110. No máximo, 120 Km/h. Outro detalhe: Para a minha F-1000 alcançar 120/130 [painel/GPS] é relativamente "fácil". Mas, para chegar nos 140 [painel], somente num retão. E, ladeira abaixo.
[]s
Nossa senhora... Qualquer fmil é bruta e trasmite confiança! Meu sonho é uma 98/98 x10! Se tudo der certo chego lá! Abraço! ;)
x2!!!!
O 4.10T o que tem de forte tem de beberrão!!!! Mas também, temos que lembrar que o 4.10T foi concebido para substituir os 6 cilindros aspirados D229/6 e 6.10 aspirados, ambos na faixa dos 130~140cv, utilizados em caminhões.
No caso especifico do VW 12-140, o 12-140H usava o MWM 6.10 aspirado de 6,45L e foi sucedido pelo 12-140T, usando o 4.10T e 135cv!
Abraços!
PS: Edintruder, nunca tive problemas de superaquecimento nos meus D229/4 dos Valmet's. O unico problema nesse sentido foi no D229/6 do F-11000 que tivemos, que superaqueceu, não dando tempo nem de parar: o 5 cilindro já tinha ido para o espaço.