x
Convex Datacenter
Página 9 de 60 PrimeiroPrimeiro 1234567891011121314151617181959 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 97 a 108 de 719
  • #97
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12

    Agua desmineralizada caseira...... Descobri como se faz.




    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Esse mecanico tá louco, todo carro usado que compro qdo vejo que o sistema de arrefecimento esta sujo, a primeiraa coisa que faço é efetuar a limpeza e colocar a agua com aditivio, sei que nao se pode misturar aditivos, entao efetuo uma boa limpeza no sistema e coloco agua nova com o aditivo indicado no manual, mas andar só com agua no sistema jamais, pois voce está ferrando com todo o sistema, pode pesquizar.

    Se nao me engano, o Aditivo na Ranger é a Base de EtilenoGlicol, tem um topico sobre esse assunto:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/fo...da-ranger.html (Aditivo de arrefecimento da Ranger)
    Miguelcps,

    Andei pesquisando também por ai e recebi informações de porque alguns mecânicos costumam pedir ao cliente para não colocar ADITIVOS no radiador. É o seguinte.... quando o motor ainda é STD os selos originais são de material anticorrosivo e atendem as especificações de espessura calculados pela fábrica...

    Quando o motor foi retificado os SELOS DO MOTOR são substituídos (muitas vezes por produtos paralelos) mais susceptíveis a corrosão ou em espessura diferente dos originais. Neste ponto um ADITIVO pode muito bem corroer com mais facilidade o material provocando vazamento pelo local como ja vimos relatado em nosso FORUM.

    Outro ponto a se observar é que quando o motor já tem um bom uso o ADITIVO é capaz de arrancar crostas de ferrugem que por muitas vezes está tampando pequenas fissuras nas juntas ou nas peças que compõem o sistema de arrefecimento.

    Assim, realmente é importante que o uso do ADITIVO seja conforme o MOMENTO em que o motor se encontra.

    Mas ai fica a pergunta..... como devo limpar o sistema de arrefecimento e que liquido devo usar???

    Ai vai a dica então..........(dica dada por um professor de quimica amigo meu):

    1) Verifique a quantidade de agua que seu sistema de arrefecimento usa.
    2) Consiga baldes o suficiente para encher o seu sistema e ainda sobrar 20%.
    3) Coloque dentro de cada balde um pequeno imã e encha-os com agua quente do chuveiro.

    Obs 1. O chuveiro deve estar no modo verão - O balde deve ser colocado no chão e a agua deve cair do chuveiro mais alto pois o espaço que ela percorre até o chão vai facilitar a evaporação do cloro.

    Obs 2. Se tiver um aquário em sua casa pegue emprestado o oxigenador e o coloque por 1 hora em cada balde. (a movimentação da agua vai ajudar a retirar o restante do cloro)

    3) Deixe a agua descansar por 1 dia inteiro (ou mais se tiver paciência) tendo o cuidado de movimentá-la diariamente (caso não tenha o oxigenador).

    4) Adicione para casa 10 litros de agua 1/2 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio. ( o bicarbonato de sódio tem a capacidade de neutralizar o PH da agua reduzindo o processo de oxidação que acontece dentro do motor).

    Pronto! Ai está a sua agua desmineralizada caseira..... O processo não retirou todos os metais da agua mas retirou os que podem danificar o seu motor rapidamente (partículas de ferro e o cloro e acidez que provoca a oxidação)


    Um grande abraço
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #98
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Mas a agua sem Aditivo nao resolve, pois ela pura provoca ferrugem e nao tem por exemplo o produto que evita a agua ferver ao atingir alta temperatura e nem efetua a lubrificaçao da bomba dágua, qto a retirar as crostas e provocar vazamentos, mas cedo isso vai acontecer mesmo sem o aditivo e de maneira bem mais elevada.

    Abaixo uma materia da Revista AutoEsporte sobre o assunto:

    Autonews - NOTÍCIAS - Quando é recomendável usar aditivo para radiadores?
    4X4 Brasil
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #99
    Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Mas a agua sem Aditivo nao resolve, pois ela pura provoca ferrugem e nao tem por exemplo o produto que evita a agua ferver ao atingir alta temperatura e nem efetua a lubrificaçao da bomba dágua, qto a retirar as crostas e provocar vazamentos, mas cedo isso vai acontecer mesmo sem o aditivo e de maneira bem mais elevada.

    Abaixo uma materia da Revista AutoEsporte sobre o assunto:

    Autonews - NOTÍCIAS - Quando é recomendável usar aditivo para radiadores?
    Todas materias que li, recomendam não utilizar o fluido pra radiador se ja estiver com ferrugem.
    acho que vou trocar a agua e fazer uma boa limpeza e continuar sem fluido, pois ja esta com 183 mil km e não sei a quanto tempo o antigo dono esta usando apenas agua.
    Temo que não vale a pena paga pra ver, se colocar o fluido pode aparecer vazamentos nos selos do motor ai ja ferrou tudo.

  • #100
    Usuário
    Entrada
    31/01/2008
    Local
    Lagoa/RJ
    Posts
    793
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcoswiedemann Ver Post
    Todas materias que li, recomendam não utilizar o fluido pra radiador se ja estiver com ferrugem.
    acho que vou trocar a agua e fazer uma boa limpeza e continuar sem fluido, pois ja esta com 183 mil km e não sei a quanto tempo o antigo dono esta usando apenas agua.
    Temo que não vale a pena paga pra ver, se colocar o fluido pode aparecer vazamentos nos selos do motor ai ja ferrou tudo.
    Pois é. Salva o selo (se é que salva), mas por outro lado, o aditivo poderia trazer alguns outros benefícios:

    • Evita o ressecamento das mangueiras;
    • Evita danos na válvula termostática;
    • Mantém a temperatura do sistema sob controle;
    • Evita a formação de óxidos junto ao sensor de temperatura,comum
    nos motores com injeção eletrônica;
    • Aumenta o ponto de ebulição;
    • Inibe a formação de bolhas de ar no líquido de arrefecimento que
    provocam as cavitações em camisas e na bomba d´água;
    • Protege o sistema contra corrosões e incrustações que dificultam
    a troca de calor, aumentando a temperatura do motor;
    • Reduz a poluição ambiental;
    • Lubrifica o retentor da bomba d´água;
    • Evita corrosões na bomba d´água ( quebra das palhetas );
    • Evita danos à válvula de segurança da tampa do vaso expansor

    Aditivo não sei, mas o flush de limpeza, tipo RadClean, esse sim remove a ferrugem e fura selos que já estão no osso.

  • #101
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Rogério Gama Ver Post
    Pois é. Salva o selo (se é que salva), mas por outro lado, o aditivo poderia trazer alguns outros benefícios:

    • Evita o ressecamento das mangueiras;
    • Evita danos na válvula termostática;
    • Mantém a temperatura do sistema sob controle;
    • Evita a formação de óxidos junto ao sensor de temperatura,comum
    nos motores com injeção eletrônica;
    • Aumenta o ponto de ebulição;
    • Inibe a formação de bolhas de ar no líquido de arrefecimento que
    provocam as cavitações em camisas e na bomba d´água;
    • Protege o sistema contra corrosões e incrustações que dificultam
    a troca de calor, aumentando a temperatura do motor;
    • Reduz a poluição ambiental;
    • Lubrifica o retentor da bomba d´água;
    • Evita corrosões na bomba d´água ( quebra das palhetas );
    • Evita danos à válvula de segurança da tampa do vaso expansor

    Aditivo não sei, mas o flush de limpeza, tipo RadClean, esse sim remove a ferrugem e fura selos que já estão no osso.

    Estou com vc, prefiro que fure o selo hoje e previno algo pior do que salvar o selo momentaneamente e ferrar com todo o sistema futuramente.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #102
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
    Entrada
    30/01/2009
    Local
    Garça/SP
    Idade
    45
    Posts
    1,660
    Agradecimentos: 0
    Galera

    A questão aditivo no radiador não é levada a sério no Brasil em decorrencia de não termos extremos de temperatura baixa. Se tivessemos, levariamos bem mais a sério o sistema de arrefecimento de nossos motores, não retirariamos válvulas termostáticas e outras gambiarras que tanto se vê por ai.

    O ideal (no meu ponto de vista) é comprar o preparado de boa procedencia e adicionar no radiador, após uma lavagem do sistema (pode ser com mangueira e alta pressão).

    Meus carros eu sempre zelei pelo sistema de arrefecimento. Nunca gostei de ver agua encrostada de ferrugem.

    Abraços
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #103
    Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Estou com vc, prefiro que fure o selo hoje e previno algo pior do que salvar o selo momentaneamente e ferrar com todo o sistema futuramente.
    a questão é vai ferra so os selos, ou ferra todo o motor se colocar aditivo?
    pelo que andei lendo ferra todo o motor se colocar aditivo em motores que estão com apenas agua.
    e agora?
    tambem não gosto de usar apenas agua por mim ja teria colocado aditivo, mas a questão é, vai ferra com os selos ou todo motor.

  • #104
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por marcoswiedemann Ver Post
    a questão é vai ferra so os selos, ou ferra todo o motor se colocar aditivo?
    pelo que andei lendo ferra todo o motor se colocar aditivo em motores que estão com apenas agua.
    e agora?
    tambem não gosto de usar apenas agua por mim ja teria colocado aditivo, mas a questão é, vai ferra com os selos ou todo motor.
    Marcos...

    Não é o aditivo que ferra o motor ou os selos...... na verdade é a falta dele.

    Se você usa aditivo no seu motor desde que comprou o carro deve continuar usando.

    Se abrir o sistema de arrefecimento de um veiculo e tiver a informação do dono anterior ou perceber que ele usava aditivo ...também deve continuar usando.

    O grande problema acontece quando você pega um carro e não tem referências anteriores. Se o dono anterior do veículo trocou totalmente o liquido do radiador por agua de torneira e andou muito tempo nesta condição você vai ter que avaliar se vale a pena ou não COLOCAR o ADITIVO.

    Veja o que a agua de torneira sem aditivos pode provocar:

    1) A agua de torneira vem com cloro (O maior vilão dos motores) - O CLORO torna a agua mais acida e a acidez reage com os metais provocando oxidação. Os selos, juntas, bomba de agua, sensor de temperatura, termostato e tudo que funciona dentro do motor fica mais desprotegido quando há cloro na agua.

    2) Antes de chegar na nossa casa o CLORO corroeu muitos canos de ferro (que ainda são usados pelas empresas que tratam a nossa agua) e a fuligem que em na agua tratada da torneira (pó de ferro oxidado = ferrugem) vai ser colocada diretamente no radiador aumentando ainda mais a oxidação do sistema.

    UMA COISA É CERTA......... NÃO SUBSTITUA TODO O LIQUIDO DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO POR AGUA DE TORNEIRA.

    Você até pode completar a agua que falta .......... MAS NUNCA SUBSTITUA TUDO.

    Se resolver colocar agua comum no radiador prefira agua de POÇO/CISTERNA pois ela não terá CLORO.

    Em caso de URGÊNCIA use a agua de torneira mas troque o mais rápido que puder.
    Se tiver um tempinho sobrando deixe a agua de torneira descansando por uns 2 dias dentro de baldes até que boa parte do cloro evapore.

    O CLORO É O GRANDE VILÃO.

    ((((NO MEUS POST ANTERIOR tem uma sugestão de um professor de química amigo meu sobre o que fazer para poder usar agua de torneira no radiador automotivo)))).

    Assim, podemos afirmar o seguinte.... se o sistema está usando agua comum a muito tempo ele provavelmente acumulou muita ferrugem. Usar o ADITIVO neste sistema vai arrancar todas as crostas de ferrugem que estão la dentro.... o único problema é que uma destas CROSTAS DE FERRUGEM pode ser exatamente a ULTIMA casquinha da peça. E logo que ela sair, seu sistema vai perder agua vagarosamente e com certeza vai ferver. (he...he...he...h.e..h.e...) FERROU O MOTOR!!!!

    Se tiver certeza de que sempre usou ADITIVO..... SEMPRE USE.
    Se não tiver certeza.... Avalie a possibilidade de USAR.
    Se tiver certeza de que não ha aditivos no sistema ..... NÃO USE até retificar o motor.
    Mas nunca..... nunca mesmo ....coloque agua diretamente da torneira no seu RADIADOR.

    Obs- O SUPERAQUECIMENTO não vai acontecer pela falta de ADITIVO. Ele acontece somente quando há pouco liquido, quando há um vazamento ou quando a válvula termostática ou a tampa do radiador está ruim.

    abraços
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #105
    Usuário Avatar de lincolnjb
    Entrada
    21/12/2009
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    385
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Mas a agua sem Aditivo nao resolve, pois ela pura provoca ferrugem e nao tem por exemplo o produto que evita a agua ferver ao atingir alta temperatura e nem efetua a lubrificaçao da bomba dágua, qto a retirar as crostas e provocar vazamentos, mas cedo isso vai acontecer mesmo sem o aditivo e de maneira bem mais elevada.

    Abaixo uma materia da Revista AutoEsporte sobre o assunto:

    Autonews - NOTÍCIAS - Quando é recomendável usar aditivo para radiadores?

    Miguelcps;

    Mesmo com aditivo na agua pode ocorrer a OXIDAÇÃO. A OXIDAÇÃO é um processo tão severo que atinge até mesmo o ALUMÍNIO (Procure na Internet e vai ver que até o alumínio oxida) A agua é apenas um facilitador. O ADITIVO apenas equilibra a agua reduzindo os "ingredientes" que existem nela e que facilitam a OXIDAÇÃO.

    Imagine então que você fosse capaz de controlar os "ingredientes" da agua que são nocivos ao seu motor = (Cloro e restos de oxidação). Ela ainda sim iria facilitar a reação mas ficaria menos eficaz.

    Da agua DESMINERALIZADA foram retirados todos os metais pesados e ela ficou livre de alguns "ingredientes" mas ainda continua capaz de provocar a oxidação. Ao usar o bicarbonato de sódio Você estará dando o toque final reduzindo o PH (acidez) que também é um grande facilitador da OXIDAÇÃO.

    A receita que consegui com o amigo da química só não retira as tais crostas de ferrugem. Quanto à temperatura, ela só vai SUPERAQUECER se e somente se a quantidade de liquido estiver pequena, se houver vazamentos ou se o termostato ou a tampa do radiador não estiver funcionando a contento.

    grande abraço ao amigo
    Lincoln Bustamante
    Explorer 98 XLT - 4x4 - Automática

  • #106
    Usuário
    Entrada
    20/02/2013
    Local
    São Leopoldo/RS
    Idade
    44
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por lincolnjb Ver Post
    Marcos...

    Não é o aditivo que ferra o motor ou os selos...... na verdade é a falta dele.

    Se você usa aditivo no seu motor desde que comprou o carro deve continuar usando.

    Se abrir o sistema de arrefecimento de um veiculo e tiver a informação do dono anterior ou perceber que ele usava aditivo ...também deve continuar usando.

    O grande problema acontece quando você pega um carro e não tem referências anteriores. Se o dono anterior do veículo trocou totalmente o liquido do radiador por agua de torneira e andou muito tempo nesta condição você vai ter que avaliar se vale a pena ou não COLOCAR o ADITIVO.

    abraços
    Meu grande problema é exatamente esse.
    peguei ela em janeiro e a água do radiador ja estava com ferrugem.
    Não sei a quanto tempo o antigo dono tava usando apenas agua.
    Ja fiz duas trocas de água do radiador e ainda ta com ferrugem.
    Quero por aditivo, mas o mecanico não recomenda o uso.
    O motor ja esta com 183 mil km rodados, penso em colocar aditivo mas minha preocupação é sera que vai ferra com o motor ou radiador.
    obrigado pela ajuda.
    RANGER XLT 4X4


  • #107
    Usuário Avatar de miguelcps
    Entrada
    26/03/2008
    Local
    Campinas/SP
    Posts
    1,474
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por marcoswiedemann Ver Post
    Meu grande problema é exatamente esse.
    peguei ela em janeiro e a água do radiador ja estava com ferrugem.
    Não sei a quanto tempo o antigo dono tava usando apenas agua.
    Ja fiz duas trocas de água do radiador e ainda ta com ferrugem.
    Quero por aditivo, mas o mecanico não recomenda o uso.
    O motor ja esta com 183 mil km rodados, penso em colocar aditivo mas minha preocupação é sera que vai ferra com o motor ou radiador.
    obrigado pela ajuda.
    Qdo comprei minha Ranger 06 a agua tbem estava bem suja, tive que efetuar varias trocas até que ficou limpa, este processo todo demorou uns dois meses, sempre trocava a agua limpava o sistema e coloca agua nova com ADITIVO, rodava mais um tempo e refazia o processo até que o sistema ficou limpo, mas sempre rodei com ADITIVO, comigo nao aconteceu de furar nenhum selo, apenas troquei a tampa do reservatorio que estava vazando e o reservatorio que já estava opaco e perdendo a transparencia.
    NOVA RANGER CD XL 4X4 2.2 13/14 150CV


  • #108
    Usuário Avatar de gmilani
    Entrada
    08/11/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    49
    Posts
    675
    Agradecimentos: 2
    Desculpem pessoal, mais esta ideia de nao usar aditivo............ nunca dara certo!!!!

    NAO VAI AGUA NO RADIADOR, vai agua desmineralizada com aditivo proprio, consta no manual!!!

    só usando agua, vc vai destruir seu sistema de arrefecimento, bloco de ferro+ agua????? ferrugem, claro, alem de nao lubrificar a as palhetas da bomba de agua, mangueiras, diminuir a temperatura de ebulicao, e aumentar a de congelamento!!!

    este negocio de furar selo, por usar aditivo???? quanto besteira, na verdade o selo que é furado desta maneira, ja esta impregnado de ferrugem e vai furar mais hora menos hora, ok com aditivo vc vai limpa-lo e ele pode furar mais cedo, mas compensa o risco de emferrujar todo o resto?? na verdade se isto aconteceu foi burrada do antigo dono, e vc vai continuar fazendo a burrada??? mande limpar tudo e coloque o aditivo, se sujar, refaça a limpeza até que fique bom!!!! e se furar o selo???? TROQUE, selo nao corroe com aditivo, corroe com agua!!!!!

    e lembre que o aditivo aumenta a temp, de ebulicao para mais de 100 graus (que seria a temp de ebulicao a nivel mar), e diminui a temp de congelamento ( que seria a 0 graus a nivel mar)... entao se vc estiver numa montanha bem alta e socando a bota a vtr nao vai ferver com facilidade, e se pegar temp negativas... nao vai congelar com facilidade, de pois daquela noite da vtr dormindo no relento!!!!

    RADIADOR NAO USA AGUA!!!!!!!

    abraço
    Frontier 4x4 Mec 13/14 190cv!!!eba
    Ranger 2010 CD 4x4 NGD 3.0, EX troller 2007
    Ex Ranger 2.8 4x4, ex Ranger 2.5 CE 4x4


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 11
      Última resposta: 07/12/2011, 11:47
    2. Tudo que vc precisa saber sobre RESSACA
      Por Ronaldo B. no fórum Humor
      Respostas: 12
      Última resposta: 25/09/2010, 15:35
    3. Saber mais sobre o Niva!
      Por RafaeL Maia no fórum Niva
      Respostas: 7
      Última resposta: 28/03/2010, 10:18
    4. Gostaria de saber mais sobre a F-1000 1994
      Por DanielRS no fórum Ford
      Respostas: 2
      Última resposta: 28/12/2008, 23:05
    5. Tudo que vc queria saber sobre Jeep ...
      Por Beto Lacerda no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 26/02/2007, 07:14

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade