No fiesta foi o sensor de velocidade. Quando o carro teve uma pane elétrica e alguns fios derreteram, levei no meca que "refez toda a fiação", "revisou", e tirou o carro de lá andando numa boa. Uns dias andando, ele começou a engasgar, mais uns dias, nem pegava. O mecânico queria me furar o olho mais ainda, e eu acabei deixando o carro na garagem uns dias. De pouco a pouco mexendo, eu fui passando toda a parte que tava afetada pelo incidente inicial, até chegar num conector que tava até um pouco derretido ainda. Tinha bastante fuligem nas conexões. Um WD e tira-e-coloca voltaram o carro à vida, e até hoje o contato é perfeito.
Nota: eles trocaram esse sensor de velocidade todo! sendo que o meu estava bom e era só o mau contato do conector.
Bom, provavelmente na sua ranger não vai ser o sensor de velocidade... embora seja injetado, o motor a diesel deve ser diferente do gasolina nesse quesito também, mas é um teste bobo que você pode explorar em todas as conexões (dentro do capô) relacionadas ao motor até chegar nela.
Eu já cheguei a tirar o parafuso do motor de arranque, dar uma lixada nele, e re-parafusar para melhorar o contato no motor de arranque. Com tanto mexe-mexe provavelmente algo foi tirado, exposto ao tempo, e piorou, de modo que ao ligar de novo não deu nem sinal de vida mais.
Se no seu caso refizeram toda a fiação mas aproveitaram os conectores, isso vai estar bem perto da realidade do seu problema. Por outro lado, nesse ponto já mexeram tanto que com certeza já vão ter 'ene' novos problemas no meio, e o conector vai ser só um detalhe na confusão toda.

Novamente, isso é um chute, mas é um chute com um fundamento!. O próximo chute é o sensor lambda. Se ele não tá lendo bem (ou lendo nada) a quantidade de CO2, dá zica. Alguns carros têm 2 ou três (um no início da exaustão, outro após o catalizador/separador -- ou outros dois).
Então:
- conectores com fuligem/ferrugem/carbonizados
- algum "bom contato" (de parafuso, coisa mais bruta) que precisa uma simples lixada
- sonda lambda
Desculpe se alguma dica tá por fora, só quis ajudar.

p.s.: eu tou vendo que "tudo foi testado" mas bom... se "tudo" fosse testado mesmo, era pra ter resolvido, né.. rsrs algo tá ficando pra trás...