x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
    Usuário Avatar de TylerNTL
    Entrada
    13/08/2005
    Local
    Natal/RN
    Agradecimentos: 2

Question Ranger. Dispositivo de segurança para problemas na refrigeração!!???

Caros Colegas.

No sábado 16/06/07 rodei uns 30km para uma festa no interior. Ao chegar na portaria senti um cheiro de borracha queimada, que não relacionei a nenhum problema na minha viatura.

No caminho de volta, já próximo de casa, ao para num sinal senti o cheiro de borracha novamente, mas acreditei que fosse de outro carro que estava passando no momento.

Quando parei para deixar algumas pessoas que estavam comigo, uma delas comentou sobre o mesmo cheiro de borracha queimada. Desci do carro e procurei por alguma coisa raspando nos pneus, como todos os pneus estavam ok e até frios deixei para lá.

Quando saí desta casa acendeu a luz CHECK GAGE. Achei que fosse o combustível pois já estava pouco menos de 1/4 e eu estava em uma ladeira.
    Rodei mais 200 metros e o motor parou...

Desliguei a chave. Ligue novamente para acender o painel e só aí verifiquei que a temperatura estava lá em cima...
    Abri o capuz e ví que tinha vazado água sujando o forro...

Aí foi só rebocar para oficina e aguardar o orçamento...
    Cabeçote, retífica do bloco, cilindros, etc, etc, etc???!!!???

Para minha feliz surpresa foi trocada uma mangueira próximo ao radiador e pronto. Aparantemente não ocorreram maiores danos ao motor.
    O mecânico comentou que este motor teria um dispositivo de segurança que ao verificar que o motor estava sem água ele corta a injeção de diesel!!

Alguém confirma se o motor 2.5 da ranger tem mesmo este dispositivo?
    Ou já teve experiência semelhante?

Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Para minha feliz surpresa foi trocada uma mangueira próximo ao radiador e pronto. Aparantemente não ocorreram maiores danos ao motor.
    O mecânico comentou que este motor teria um dispositivo de segurança que ao verificar que o motor estava sem água ele corta a injeção de diesel!!

Negativo, você teve sorte dessa vez!
    L200 Triton AT 3.2 2010

Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

evolução

Interessante como não existe ainda, em 2007, proteção contra um problema de antes de 1900, que é um motor ficar sem água e sem óleo.

Deveriam vir com proteção contra isto, um sistema SIMPLES que desligasse o motor na ausência de água ou óleo.

Citação Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Caros Colegas.

No sábado 16/06/07 rodei uns 30km para uma festa no interior. Ao chegar na portaria senti um cheiro de borracha queimada, que não relacionei a nenhum problema na minha viatura.

No caminho de volta, já próximo de casa, ao para num sinal senti o cheiro de borracha novamente, mas acreditei que fosse de outro carro que estava passando no momento.

Quando parei para deixar algumas pessoas que estavam comigo, uma delas comentou sobre o mesmo cheiro de borracha queimada. Desci do carro e procurei por alguma coisa raspando nos pneus, como todos os pneus estavam ok e até frios deixei para lá.

Quando saí desta casa acendeu a luz CHECK GAGE. Achei que fosse o combustível pois já estava pouco menos de 1/4 e eu estava em uma ladeira.
    Rodei mais 200 metros e o motor parou...

Desliguei a chave. Ligue novamente para acender o painel e só aí verifiquei que a temperatura estava lá em cima...
    Abri o capuz e ví que tinha vazado água sujando o forro...

Aí foi só rebocar para oficina e aguardar o orçamento...
    Cabeçote, retífica do bloco, cilindros, etc, etc, etc???!!!???

Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Interessante como não existe ainda, em 2007, proteção contra um problema de antes de 1900, que é um motor ficar sem água e sem óleo.
    Só pra constar:

Lá pelos idos de 2002, à pedidos, montei um alarme de temperatura, ajustável pelo próprio usuário, pra ser utilizado em conjunto a QUALQUER termômetro elétrico. Vendi uns dez (50 mangos cada) e como coisa do tipo faz falta no carro ofereci pra dúzia ou dúzia e meia de oficinas que trabalham com pick-up ou Off Road.
    Sabe qual foi o interesse? Zero!

Em 2004, também à pedidos, desenvolvi um alarme de nível de arrefecimento pra Land Rover, que por causa do posicionamento do sensor de temperatura pode não acusar motor fervendo com o vazamento do líquido de arrefecimento. O alarme não fazia uso de eletrodos, não requeria a troca da tampa do reservatório de expansão ou qualquer outra alteração que modificasse a originalidade do sistema.
    Muita tecnologia em eletrônica pra custar algo em torno de 150 mangos, mostrei pra quem pediu o protótipo funcional e... baubau, ficou de dar resposta que não veio até hoje.
    Com a falta de interesse de quem pediu, mandei email pra lista de Land no Yahoo (texto abaixo).
    Sabe qual foi a resposta? Nenhuma!

Aqui no Brasil é assim mesmo, todo mundo quer muita coisa, mas quando a coisa existe todo mundo some, ficando a impressão de que o bom mesmo, pra muita gente, é ser masoquista.

Sds,
    Sukys

----------------------------------------------------------------

Email enviado em 6/08/2006

Recentemente tomei conhecimento da existência do site www.clubelandrover.com.br e por saber que alguns modelos desta marca requerem um controle mais efetivo sobre o nível do liquido de arrefecimento, informo que possuo solução para este tipo de problema.
    Trata-se de um circuito totalmente eletrônico que monitora o nível do liquido de arrefecimento no vaso de expansão, disparando um alarme luminoso e/ou sonoro quando o nível baixar de um ponto pré-estabelecido (determinado pelo posicionamento do sensor) que por não ser invasivo (fixado na parte EXTERNA do vaso de expansão) não requer furos, adaptações, troca da tampa, ou qualquer outro artifício que altere as características originais do sistema, bastando tão somente fixar, por meio de adesivo, o circuito junto ao vaso.
    Todo o circuito (sensor + eletrônica) é contido em caixa plástica de pequenas dimensões (65mmX35mmX29mm) devidamente protegido contra água, contando inclusive com ajuste de sensibilidade, de fácil atuação.
    A única ressalva de utilização tem a ver com o tipo de vaso de expansão, que deve ser obrigatoriamente do modelo incolor ou leitoso, não podendo ser utilizado junto ao reservatório de cor preta. Convém frisar que tal fato é motivado pelas características do material e não propriamente pela cor.

Há quase dois anos faço uso deste tipo de circuito em meu carro, período mais do que o suficiente para avaliar a viabilidade - e confiabilidade - do sistema, e caso haja interesse estou à disposição para maiores esclarecimentos.

Atenciosamente,

----------------------------------------------------------------

EM TEMPO: ainda devo ter uns dois ou três alarmes de temperatura pra algum eventual interessado, mas depois disso tudo não tenho a menor intenção de fabricar mais, o mesmo acontecendo com o sensor de nível pra Land Rover, que por sinal joguei no lixo o protótipo, projeto e qualquer outra coisa me me trouxe-se a lembrança.

Pois é Sukys,

Criar e construir pode parecer difícil e até impossível pra maioria da pessoas, mas eu garanto que conseguir vender e mais difícil ainda...
    4X4 Brasil
    L200 Triton AT 3.2 2010

Isso sempre se dá pelo receio da população com tudo q é novo e diferente do mercado...
    :/
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

O colega teve muita sorte, como dito acima.

Tive um acidente no Atacama com a Ranger CD 2.5 e afetei o radiador.

Fiz umas gambiarras, no que deu (conserto com durepox...)

Mas era "pisar" forte e o tempero subia....

Vim assim do Atacama até a província de Entre Rios (Saladas, é uma cidade, não um grupo de leguminosas) quando ferveu a água e esgaçou a gambiarra....

Fui rodando e parando (esperando esfriar) até chegar em um posto e achar alguém para outra gambiarra (o que você queria, feriado, interior da argentina)....

Consegui vir até POA, mas apesar da luz de check gage acender, ela não desliga nada, se não cuidar, ferve mesmo....
    Pajero Full 3.2D 2008/2009 - Pajero Full 3.8 2011/2012
    Ranger CD 3.0 4x4 3008/2008 - BMW X3 4x4 3.5i 2012/2012

Um sensor deste é arriscado, pois por um mau funcionamento, vc poderá ficar no meio da estrada, o segredo mesmo é ficar de olho no painel e não se esquecer que:

Vermelho, problema grave, pare imediatamente e amarelo, advertência, pare assim que possível, infelizmente a Ford teve a infeliz idéia de conjugar pressão de óleo, temperatura e nível de combustível em uma só lâmpada, duas luzes que deveriam ser vermelha conjugada com uma amarela, felizmente ela já retificou isso.

[]'s
    Abs, Edu
    Trailblazer 13/13 2.8D
    Unichip ~=215CV

Por falta de agua, não sei se tem, mas no troller e acho que na ranger com motores 3.0 se a temperatura passar de 90 graus, a centralina entra em modo de segurança, oque limita o giro e potência do carro, mantendo apenas o motor ligado.

Vi isto em um troller 2006 que estava na troller de BH, com problemas na bomba de agua, sempre que passava de 90 graus, o motor entrava na lenta, acho que como medidad de proteção.

A maioria dos motores eletronicos tem sistemas q evitam o superaquecimento, reduzindo a potencia...
    Na ranger tambem te esse dispositivo.So não sei qual é a temp...
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

Eu, que trabalho com aeronáutica, sei como sensores podem ser uma grande dor de cabeça. Sensores de líquidos geralmente são um grande problema. Sensores de pressão e temperatura são razoavelmente confiáveis e podem ser utilizados. A Ranger tem os dois sensores no painel, se a pressão de óleo baixar a luz CHECK GAGE acende. Falta uma luz para alertar a temperatura do motor.

Eu não gosto da idéia de cortar o motor se a temperatura aumentar, pois isso pode ser perigoso - pois o sistema de corte pode dar funcionar indevidamente e te deixar com as calças na mão.

Eu acho que caminhões, por exemplo, deveriam ter um aviso de temperatura dos freios da carreta. Mas é uma insanidade bolar um sistema tabajara pra desligar os freios só porque eles estão quentes... sistemas que gerenciam tarefas importantes precisam ser muito robustos e confiáveis, e obviamente não são coisa de fazer em fundo de quintal.

Os motores eletrônicos não cortam se a temperatura subir, mas você desligar ele só vai ligar novamente depois que esfriar.
    Eu acho que existe um norma do CONTRAN que proíbe o corte do motor até por rastreadores...
    L200 Triton AT 3.2 2010

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59

Permissões de Postagem