
Postado originalmente por
Walter L. L. Casitta
Com esse tópico, criei coragem e resolvi retirar a caixa da direção pra resolver o problema do “cloc-cloc”, da DH da Ranger e também trocar o óleo que já estava lá a mais de 50.000KM.
A minha teoria estava correta. Pelo menos para o meu caso, foi só lubrificar as articulações que são protegidas pelas coifas. São duas juntas esféricas que estavam quase secas e meio rígidas. Bastou fazer alguns movimentos circulares com elas e a graxa original que ainda existia por lá se espalhou e elas ficaram livres novamente. Mesmo assim eu taquei mais graxa com vontade. Usei uma graxa a base de lítio para rolamentos em spray com ponto de gota de 185ºC. (espero ter usado a graxa correta).
Resolvi um problema e ganhei outro. Não consegui eliminar todo o ar do sistema e a minha bomba passou a gritar quando viro a volante. Já eram 20:00 da noite de Sábado. Cansado, deixei pra outro dia...
Em tópicos passados alguém perguntou o que causa aquele ruído na bomba da DH. Taí a resposta: ar no sistema e que para ser retirado é necessário uma bomba de vácuo que não tenho. No meu Samurai, quando adaptei a DH dele bastou virar o volante de um batente ao outro umas 3 vezes e pronto. Na Ranger isso não funcionou.
Algumas recomendações pro maluco como eu que pretende fazer isso em casa como acabei fazendo:
-Alinhe as rodas e use a trava do volante tirando a chave da ignição. Se o volante girar alem curso normal da direção, as conexões da buzina, cruise control, e air bag podem se romper.
-Marque a posição da ponteira da direção esquerda com tinta, por exemplo, para conseguir remontar na mesma posição e evitar ter que pagar por um alinhamento de direção. Simplesmente contei a anotei o número de fios da rosca sobrando. Não será necessário retirar a ponteira do lado direito.
- Para que a caixa saia totalmente, será necessária a retirada da barra estabilizadora, todas as conexões e tubos, mesmo os que lavam o óleo de um ponto da caixa para outro ponto dela mesma. Certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias antes de começar a desmontar, pois o espaço pra elas é muito limitado.
- Para a caixa sair totalmente, também será necessário desmontar todo o lado esquerdo da caixa tirando a ponteira esquerda e a coifa. Tenha abraçadeiras para as coifas, para substituir as originais que são descartáveis. Eu tive que usar outras de nilon, as abraçadeiras que comprei não tinham o comprimento necessário. Felizmente as de nilon que tinha eram do mesmo porte. Depois de tiras a coifa, será necessário retirar a haste esquerda, a tal que tem a articulação precisando ser lubrificada sendo que pra isso será necessária um monstro duma chave de boca de mais de 32mm ou uma chave de boca ajustável de 39mm com a que usei.
- No lado direito da caixa já na bancada será necessário soltar apenas a coifa e afastar o necessário pra poder lubrificar a articulação direita.
- Se essas articulações apresentar alguma folga, terá que ser substituída, mas bem lubrificadas, tenho certeza que chegarão tranquilamente aos 200.000Km.
É isso. Assim que conseguir tirar o ar do sistema, eu digo como foi que fiz.