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  • #1
    Usuário Avatar de cbridi
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    Ranger: Caixa de direção




    Senhores(as) ,

    Minha Ranger 4x4 está com folga na caixa de direção e faz um ruído (cloc-cloc ) ao girar o volante de um lado pro outro. Revisei as juntas axiais e o problema é mesmo na caixa de direção. Então eu pergunto:
    - Existe algum tipo de reparo para a caixa de direção?
    - Caso exista, alguém já teve este problema e saberia informar quais as peças normalmente substituídas? Ou tem que trocar o conjunto completo?

    Alô mestre Walter!! Manda aí o pdf com a vista explodida e relação de peças da caixa de direção!! Please!?

    []'s folgados...
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #2
    O que vou falar aqui é a minha teoria sobre esse assunto, porque a minha Ranger esta com o mesmo problema e eu ainda não tive tempo pra mexer:
    Esse “cloc cloc”, vem da articulação do tirante da caixa de direção. Acredito que só uma lubrificação resolveria o problema, mas o acesso é complicado. Tem que tirar a caixa inteira. Se existir alguma folga ali tem que trocar o tirante que é vendido em forma de reparo (jogo de reparo do tirante da caixa de direção REF 26) que custa R$320,00 no paralelo.
    Agora mais uma coisa, Se ta fazendo o “cloc cloc” é porque ainda não existe a folga e a graxa da articulação esta ressecada. Só uma lubrificação com uma graxa que resista a altas temperaturas deve resolver.
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    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #3
    Usuário Avatar de cbridi
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    Walter L. L. Casitta,

    Agradecido pelo pdf e pela teoria!
    Na próxima semana vou desmontar a caixa de direção e depois posto aqui se tua teoria é válida ou não.

    []'s torcendo pela comprovação da teoria de Casitta...
    Bridi
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  • #4
    Pessoal, uma coisa de um novato para os mestres

    Nossa tinha um barulho quando se girava o volante, tipo soh se notava quando tava devagar, numa esquina na cidade etc.

    Segundo a Ford, era problema no setor de direção, orçamento deu em R$ 880,00, dai levei num amigo mecanico ele ergueu ela, tirou a proteção do motor, e apertou 2 parafusos grandes que seguram o setor de direção, e deu uma reapertada geram, eixo etc etc etc.

    Mas seguindo ele era os parafuros (2) do setor que se afrouxavam com o tempo, esse problema apareceu com 155 Mil KM, agora ela tah batendo os 170 Mil KM, e o barulho sumiu, pode ser até que tenha algum problema mais grave, mas em 15 mil Km não apareceu e o barulho sumiu depois que ela saiu do elevacar.

    Então dêem uma conferida nesses 2 malditos parafusos, e faço votos que seja soh isso.

    Um grande abraço a todos, caso queiram conversar melhor a respeito, contactem me que passo meu msn etc.

    Um grande abraço

  • #5
    Usuário Avatar de FabricioSoares
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    Re: Ranger: Caixa de direção

    Citação Postado originalmente por cbridi
    Senhores(as) ,

    Minha Ranger 4x4 está com folga na caixa de direção e faz um ruído (cloc-cloc ) ao girar o volante de um lado pro outro. Revisei as juntas axiais e o problema é mesmo na caixa de direção. Então eu pergunto:
    - Existe algum tipo de reparo para a caixa de direção?
    - Caso exista, alguém já teve este problema e saberia informar quais as peças normalmente substituídas? Ou tem que trocar o conjunto completo?

    Alô mestre Walter!! Manda aí o pdf com a vista explodida e relação de peças da caixa de direção!! Please!?

    []'s folgados...
    A minha teve que trocar a caixa de direção (garantia graças ao bom deus) aos 6.000 Km, visto que estava com folga, em estadas de chão mesmo segurando a direção reta sentia-se o "cloc..cloc.." da folga.

    Foi trocada aos 6.000 Km, esta com 30.000 e começando a bater de novo, tudo bem que o uso é, digamos, um pouco severo, mas era para durar mais.

    Abraço
    Fabricio Soares

  • #6
    Usuário Avatar de Pequeno jr
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    Re: Ranger: Caixa de direção

    Citação Postado originalmente por FabricioSoares

    tudo bem que o uso é, digamos, um pouco severo, mas era para durar mais.
    Fabricio,

    Nem tanque d guerra quer ver vc por perto ...
    Ex-Ranger XLT 4x4 1999 - HSd 2.5 Euro I + Kit Super LDA (Deixou saudade)
    Homenagem ao meu ídolo: http://www.youtube.com/watch?v=_v85q0Y8hs8

  • #7
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    Fabrício,
    Será que um Hummer agüenta na tua mão? Foi desenvolvido para durar 12 anos em uso extremo e com o mínimo de manutenção!
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #8
    Com esse tópico, criei coragem e resolvi retirar a caixa da direção pra resolver o problema do “cloc-cloc”, da DH da Ranger e também trocar o óleo que já estava lá a mais de 50.000KM.

    A minha teoria estava correta. Pelo menos para o meu caso, foi só lubrificar as articulações que são protegidas pelas coifas. São duas juntas esféricas que estavam quase secas e meio rígidas. Bastou fazer alguns movimentos circulares com elas e a graxa original que ainda existia por lá se espalhou e elas ficaram livres novamente. Mesmo assim eu taquei mais graxa com vontade. Usei uma graxa a base de lítio para rolamentos em spray com ponto de gota de 185ºC. (espero ter usado a graxa correta).

    Resolvi um problema e ganhei outro. Não consegui eliminar todo o ar do sistema e a minha bomba passou a gritar quando viro a volante. Já eram 20:00 da noite de Sábado. Cansado, deixei pra outro dia...
    Em tópicos passados alguém perguntou o que causa aquele ruído na bomba da DH. Taí a resposta: ar no sistema e que para ser retirado é necessário uma bomba de vácuo que não tenho. No meu Samurai, quando adaptei a DH dele bastou virar o volante de um batente ao outro umas 3 vezes e pronto. Na Ranger isso não funcionou.

    Algumas recomendações pro maluco como eu que pretende fazer isso em casa como acabei fazendo:

    -Alinhe as rodas e use a trava do volante tirando a chave da ignição. Se o volante girar alem curso normal da direção, as conexões da buzina, cruise control, e air bag podem se romper.
    -Marque a posição da ponteira da direção esquerda com tinta, por exemplo, para conseguir remontar na mesma posição e evitar ter que pagar por um alinhamento de direção. Simplesmente contei a anotei o número de fios da rosca sobrando. Não será necessário retirar a ponteira do lado direito.
    - Para que a caixa saia totalmente, será necessária a retirada da barra estabilizadora, todas as conexões e tubos, mesmo os que lavam o óleo de um ponto da caixa para outro ponto dela mesma. Certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias antes de começar a desmontar, pois o espaço pra elas é muito limitado.
    - Para a caixa sair totalmente, também será necessário desmontar todo o lado esquerdo da caixa tirando a ponteira esquerda e a coifa. Tenha abraçadeiras para as coifas, para substituir as originais que são descartáveis. Eu tive que usar outras de nilon, as abraçadeiras que comprei não tinham o comprimento necessário. Felizmente as de nilon que tinha eram do mesmo porte. Depois de tiras a coifa, será necessário retirar a haste esquerda, a tal que tem a articulação precisando ser lubrificada sendo que pra isso será necessária um monstro duma chave de boca de mais de 32mm ou uma chave de boca ajustável de 39mm com a que usei.
    - No lado direito da caixa já na bancada será necessário soltar apenas a coifa e afastar o necessário pra poder lubrificar a articulação direita.
    - Se essas articulações apresentar alguma folga, terá que ser substituída, mas bem lubrificadas, tenho certeza que chegarão tranquilamente aos 200.000Km.

    É isso. Assim que conseguir tirar o ar do sistema, eu digo como foi que fiz.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #9
    Walter,
    trocar o oleo da cx de direção ???

    []'s

  • #10
    Citação Postado originalmente por Luiz Antonio
    Walter,
    trocar o oleo da cx de direção ???
    Sim! Como Não?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #11
    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Com esse tópico, criei coragem e resolvi retirar a caixa da direção pra resolver o problema do “cloc-cloc”, da DH da Ranger e também trocar o óleo que já estava lá a mais de 50.000KM.

    A minha teoria estava correta. Pelo menos para o meu caso, foi só lubrificar as articulações que são protegidas pelas coifas. São duas juntas esféricas que estavam quase secas e meio rígidas. Bastou fazer alguns movimentos circulares com elas e a graxa original que ainda existia por lá se espalhou e elas ficaram livres novamente. Mesmo assim eu taquei mais graxa com vontade. Usei uma graxa a base de lítio para rolamentos em spray com ponto de gota de 185ºC. (espero ter usado a graxa correta).

    Resolvi um problema e ganhei outro. Não consegui eliminar todo o ar do sistema e a minha bomba passou a gritar quando viro a volante. Já eram 20:00 da noite de Sábado. Cansado, deixei pra outro dia...
    Em tópicos passados alguém perguntou o que causa aquele ruído na bomba da DH. Taí a resposta: ar no sistema e que para ser retirado é necessário uma bomba de vácuo que não tenho. No meu Samurai, quando adaptei a DH dele bastou virar o volante de um batente ao outro umas 3 vezes e pronto. Na Ranger isso não funcionou.

    Algumas recomendações pro maluco como eu que pretende fazer isso em casa como acabei fazendo:

    -Alinhe as rodas e use a trava do volante tirando a chave da ignição. Se o volante girar alem curso normal da direção, as conexões da buzina, cruise control, e air bag podem se romper.
    -Marque a posição da ponteira da direção esquerda com tinta, por exemplo, para conseguir remontar na mesma posição e evitar ter que pagar por um alinhamento de direção. Simplesmente contei a anotei o número de fios da rosca sobrando. Não será necessário retirar a ponteira do lado direito.
    - Para que a caixa saia totalmente, será necessária a retirada da barra estabilizadora, todas as conexões e tubos, mesmo os que lavam o óleo de um ponto da caixa para outro ponto dela mesma. Certifique-se de ter todas as ferramentas necessárias antes de começar a desmontar, pois o espaço pra elas é muito limitado.
    - Para a caixa sair totalmente, também será necessário desmontar todo o lado esquerdo da caixa tirando a ponteira esquerda e a coifa. Tenha abraçadeiras para as coifas, para substituir as originais que são descartáveis. Eu tive que usar outras de nilon, as abraçadeiras que comprei não tinham o comprimento necessário. Felizmente as de nilon que tinha eram do mesmo porte. Depois de tiras a coifa, será necessário retirar a haste esquerda, a tal que tem a articulação precisando ser lubrificada sendo que pra isso será necessária um monstro duma chave de boca de mais de 32mm ou uma chave de boca ajustável de 39mm com a que usei.
    - No lado direito da caixa já na bancada será necessário soltar apenas a coifa e afastar o necessário pra poder lubrificar a articulação direita.
    - Se essas articulações apresentar alguma folga, terá que ser substituída, mas bem lubrificadas, tenho certeza que chegarão tranquilamente aos 200.000Km.

    É isso. Assim que conseguir tirar o ar do sistema, eu digo como foi que fiz.
    Pra minha surpresa quando liguei a Ranger nesta manhã, a DH funcionou perfeita com a bomba totalmente silenciosa. Acho que o ar encontrou o seu caminho pra fora durante essa noite.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #12
    Usuário Avatar de cbridi
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    12/10/2004
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    Alô Walter e outros,

    Aqui o problema foi de "pouca prática" do que vos escreve...
    Levei a viatura numa oficina especializada em conserto de DH e, segundo testaram, está tudo perfeito. O ruído (cloc-cloc) é normal ao girar o volante de um lado para o outro com o motor desligado e desaparece ao fazê-lo com o motor ligado (esqueci de mencionar isto no início do tópico ).
    Agradeço a todos pela atenção e em especial ao Walter pela informações e pela aula de retirada da caixa de direção.

    []'s
    Bridi
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