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  • #1
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    Ranger 2.5 13D 2001 - Barulho Caixa de Marchas ?




    Amigos acabo de comprar meu primeiro 4x4 e estou muito contente. Eh um 2001 mas e meu. Entretanto acho que acabo de me deparar com meu primeiro problema mecanico. La vai... Sempre q uso o ar condicionado por um periodo longo e coloco o carro em ponto morto surge um barulho, um chacoalhar embaixo carro que so para se eu piso na embreagem ou desligo o ar. O que e isto ? Meu mecanico, que nao e especialista em 4x4 ou motores a diesel, disse que eh a caixa de marchas que com o tempo se desgasta e cria folgas. Ao exigir mais do motor com o ar ligado a vibracao do carro aumenta e o chacoalho aparece. Segundo ele so trocando a caixa de marchas o barulho ira parar. Ocorre que isto custa muito caro. E isto mesmo ?

  • #2
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Citação Postado originalmente por btm1973 Ver Post
    Amigos acabo de comprar meu primeiro 4x4 e estou muito contente. Eh um 2001 mas e meu. Entretanto acho que acabo de me deparar com meu primeiro problema mecanico. La vai... Sempre q uso o ar condicionado por um periodo longo e coloco o carro em ponto morto surge um barulho, um chacoalhar embaixo carro que so para se eu piso na embreagem ou desligo o ar. O que e isto ? Meu mecanico, que nao e especialista em 4x4 ou motores a diesel, disse que eh a caixa de marchas que com o tempo se desgasta e cria folgas. Ao exigir mais do motor com o ar ligado a vibracao do carro aumenta e o chacoalho aparece. Segundo ele so trocando a caixa de marchas o barulho ira parar. Ocorre que isto custa muito caro. E isto mesmo ?

    Esse teu mecânico de videogame não tá com nada.
    Pra ter que trocar uma caixa mazda, só se debulhar tudo por dentro dela e der um trancaço na marcha.

    Troca de profissional, manda dar uma olhada nos calços da caixa. Eles podem estar quebrados, mas não é caro pra arrumar.

    Abraço e boa sorte.

    Eduardo
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #3
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    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Esse teu mecânico de videogame não tá com nada.
    Pra ter que trocar uma caixa mazda, só se debulhar tudo por dentro dela e der um trancaço na marcha.

    Troca de profissional, manda dar uma olhada nos calços da caixa. Eles podem estar quebrados, mas não é caro pra arrumar.

    Abraço e boa sorte.

    Eduardo
    Mecanico de videogame foi boa....
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #4
    Usuário Avatar de eduardo1968
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    Citação Postado originalmente por Daniel.Shimomoto Ver Post
    Mecanico de videogame foi boa....
    Sim, o cara acha que trocar de caixa é igual trocar um cooler ou uma placa de memória.
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    Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

  • #5
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    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    Sim, o cara acha que trocar de caixa é igual trocar um cooler ou uma placa de memória.
    caro eduardo. muito obrigado pela dica. vou atras disto.

  • #6
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    dica de mecanico

    a proposito. se alguem tiver um bom mecanico para indicar aqui no rio, especialista em diesel, vai ajudar muito.

  • #7
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    Btm,já tive algumas dores de cabeça com o cambio da Ranger,tudo começou quando eu tirava o pé da embreagem,o barulho aparece,pisa na embreagem ele para!!Abri a caixa,troquei o eixo primário e alguns rolamentos,só no eixo foi 1500 + ou - mais os rolamentos etc.. gastei quase 4 mil só na caixa,detalhe passou algum tempo,e as vezes o barulho volta quando tiro o pé da embreagem.Bom,levei na Ford e examinaram a caixa,me falaram que ALGUMAS Rangers as vezes cria uma folga nas engrenagens da caixa,com isso o barulho quando tira o pé,faz quase 5 anos que convivo com esse barulho,não mexo mais!!!Resumindo,só troquei os rolamentos e o eixo primario por que escutava barulho com ela andando,quando reduzia as marchas,só por isso abri ela,se a tua não faz barulho nas marchas,só em ponto morto,não mexe nisso,fica tranquilo,a unica coisa que te recomendo fazer é trocal o óleo da caixa,e aproposito, parabéns pela Ranger,já tive uma do mesmo ano que a sua,show de bola!
    Atual:Pajero TR4 2015/Jeep Renegade T270 2023/Ex:Renegade Diesel
    Pajero Sport Flex 2011/Mit Pajero TR4/ASX
    Evoque/Ranger,2.3,2.5,2.8 e 4.0/Santa Fé

  • #8
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    Obrigado, Moises. Hj fui ao mecanico novamente e ele disse que os coxims estao bons e que o barulho é dentro da caixa de marchas mesmo. Disse tambem que nao devo mexer nisto e que fora o barulho nao devo ter problemas. Amanha vou na Toyomundi pegar uma segunda opiniao (Conversei com o Hemerson de lá, ontem por telefone, e ele nao quiz arriscar um diagnóstico sem ver. Mas fiquei com a sensação de que pode ser algo ruim). Acabei ficando um pouco desanimado com tudo isto. Ok, o carro é usado. Tem 177 Mil Km mas mesmo assim deu um certo desâmino. Acabo de comprar a pick up por R$ 27.500,00. Baixei todos os oleos e troquei todos os filtros (R$ 590,00), coloquei 4 pneus novos (3 nao passaram na vistoria, ja contava com isto, e acabei trocando os 4, transferindo o melhorzinho deles pro step - R$ 1.864,00), fiz alinhamento e balanceamento (R$ 110,00) e dei uma geral na pintura das 2 laterais (R$ 900,00). Já gastei R$ 30.964,00 e se realmente puder conviver com este berulho mesmo é o que vou fazer.

  • #9
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Por acaso:

    Ele acontece em 100% das vezes em que a viatura está em ponto morto com o AC ligado?

    Depois que o barulho começa ele some depois de um toque no acelerador? Algumas vezes depois de alguns segundos ele volta?

    Ou ele só desaparece quando você acelera um pouco ou desliga o AC?
    4X4 Brasil

  • #10
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    Citação Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    Por acaso:

    Ele acontece em 100% das vezes em que a viatura está em ponto morto com o AC ligado?

    Depois que o barulho começa ele some depois de um toque no acelerador? Algumas vezes depois de alguns segundos ele volta?

    Ou ele só desaparece quando você acelera um pouco ou desliga o AC?
    Praticamente em 100% dos casos. Principalmente depois de rodar uns 20 minutos com o ar ligado. O que ocorre as vezes é o barulho ir e vir varias vezes. De vez em quando some. Mas logo volta. Desligo o ar ou piso na embreagem pára.

    Fui no sabado na Toyomundi. Disseram que tenho que trocar, pelo menos o Kit de embreagem e o colar de embreagem. Alguém sabe onde encontro um Kit Luk por um bom preço ? Alguem sugere outra marca ? Já ouviram falar de Dinamica (Ou algo parecido) ?

    No caso de trocar o Kit, já que terei que baixar a cambio, vale apena trocar logo as buchas da caixa de marchas ? O custo é alto ? Qual o nome da peça que devo procurar ? Kit de buchas para caixa de marchas ?

  • #11
    Usuário Avatar de TylerNTL
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    Se o sintoma se resume ao barulho, não arranha, nem pua marcha e os engates estão normais, seu diagnóstico deve ser o mesmo da minha viatura:

    Segundo meu mecânico que é jipeiro e muito mais tolerante que eu com problemas bestas. Diagnosticou que isso é coisa que dá e passa. Poderíamos retirar a caixa para levar em um especialista coisa & tal mas não dava garantia nenhuma que o barulho cessaria.

    Uns 50k km depois retirei a caixa para trocar o retentor do volante e o barulho foi embora com o retentor velho...

  • #12
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    Obrigado novamente. De qq forma andei procurando por kits de embreagem. Descobri uma marca chamada Namco. Alguém conhece e recomenda. Sei que o ideal é Luk mas o preço é o dobro.

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