Bom pessoal, isso nasceu de um tópico sobre a manutenção do 4x4 das rangers (Ranger 2005 - manutenção do 4x4: mamão com açúcar ou pimenta malagueta?), que passou também por ar condicionado e em dicas sobre qual adquirir.
Para um investimento de R$30.000,00 a R$40.000,00, a sugestão que eu recebi (pra ranger) foi pegar uma até 2004 e das que venha com motor TGV 2.8 (HS 2.8L TGV). É um motor com bomba injetora (injeção mecânica, que eu diria que seria correspondente a um motor carburado de carro pequeno), em contraste com os modelos com motor NGD 3.0 (MWM NGD 3.0E -- injeção eletrônica, que seria correspondente a isso mesmo nos carros pequenos).
Não é que o NGD seja ruim ou rabo de foguete; é que o TGV é mais consagrado, simples de achar defeitos quando ocorrem e a manutenção dos bicos não te joga tantos fios de cabelo no espaço...

Então daí eu fico com a dúvida: como reconhecer esse motor TGV 2.8 nos carros?
- são todos os modelos até 2002
- são todas as XLT a partir de 2003 (isso me rendeu uma pulga atrás da orelha!)

Trata-se de um carro 2.8 2004. XL, e não XLT. Buscando no google pelo motor TGV, eu vejo que é bem isso aí:

E então, isso sugeriu que todas as rangers 2.8 usem o TGV. Cheguei a ver em modelos 2006. Nunca 3.0 (que obviamente é o NGD). Se não é verdade, então não é suficiente olhar por cima do motor para identificar se é o desejado TGV. (gostaria de poder editar essa parte para deixar a resposta definitiva quando alguém responder!)
E então, olhando o motor por cima já posso sair falando que é TGV mesmo, ou tem algum "pulo do gato" nisso?