x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 13

Tópico: Troca de Motores

Usuário
    Entrada
    16/06/2012
    Local
    Rondonópolis/MT
    Agradecimentos: 0

Smile Troca de Motores

Olá pessoal sou novo por aqui e estou precisando muito de orientações, tenho uma f1000 com motor 4.9i gasolina/gnv e quero saber se tem como eu mudar para um motor mwm diesel?
    Se alguém poder me ajudar, ficarei muito grato...

Usuário Avatar de Ramon Pires
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Cruz Alta/RS
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por J.Oliveira Ver Post
    Olá pessoal sou novo por aqui e estou precisando muito de orientações, tenho uma f1000 com motor 4.9i gasolina/gnv e quero saber se tem como eu mudar para um motor mwm diesel?
    Se alguém poder me ajudar, ficarei muito grato...
    Opá,
    primeiramente tem q encontrar um com nota, mais oi menos com a mesma potencia, o bom é usar o 229 ou o série 10 que ja vem para este tipo de camionete, se tiver com a caixa de marcha melhor ainda, e tem q trocar a relação do diferencial, q da tua provavelmente é um 10x41, e o ideal é usar uma 14x43 ou 18x49...
    F-1000 4x4 TDi

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Agradecimentos: 17
    Fiz essa conversão há aproximadamente 2 meses. Usei o motor MWM 229, até mesmo porque paguei barato. E, lógico, também pelo fato da boa reputação. Comprei uma flange no Mercado Livre para conectar o câmbio Mazda no motor MWM 229. Até tentei localizar quem fabricou, mas o vendedor não soube dizer. Para usar o câmbio Mazda original no motor MWM 229, usa-se o disco de embreagem do motor à gasolina e o platô da própria F-1000 que saiu com o motor MWM 229. Ahh, também tive que mudar as molas dianteiras pelas da versão diesel. Estou usando a relação original de diferencial ainda. Está curta, velocidade de cruzeiro em torno de 100 km/h, em boa rotação segundo o ouvido. Já cheguei a 120 e tinha acelerador, mas não quis ir além, afinal não tenho conta-giros para saber a que rotação estava. Se busca facilidade de conversão, a melhor alternativa é usar o motor Powerstroke 2.8 (que saiu na Ford Ranger), porque desse modo você utiliza os suportes originais da F-1000 HSD (que usa o motor Maxion 2.5, que é basicamente o mesmo Powerstroke 2.8). E ainda não precisará mudar a suspensão e nem o diferencial, acredito eu. Qualquer coisa estou à disposição. Abraços

Raphael
    F-1000 97 cab dupla mwm
    Brasilia-DF

Boa noite, os amigos poderiam me dizer quanto a documentação, pois sei que em São Paulo, esta muito dificil e todos os despachantes de consultei até agora souberam responder como fazer?

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Realmente, a tua melhor opção será a colocação do 2.8PS ou do 2.5HSD pois mantém toda a mecânica original. Caixa, diferencial e suspensão ficará a mesma da 4.9i. talvez para o 2.8 seja bom colocar uma relação mais longa no futuro, e assim conseguirás viajar acima dos 140km/h sem forçar. Mas como acredito que não queres ter carro de corrida, um 2.8 cai como uma luva.

Tens que procurar um avaliador do Inmetro para te informares primeiro, pois o processo é simples. Se nos documentos ela pega mais de 1ton de carga, a legislação aceita o diesel direto. Se a suspensão pega menos de 1ton, tens que fazer alteração na suspensão, e fazer a alteração de capacidade de carga primeiro.
    No caso da F1000 é ir direto.

A alteração de potência máxima é de 10% para cima ou para baixo, dessa forma quando comprares o motor, pede para constar na NF a potência dentro da faixa dos 10%.

Até aí é fácil. Então tu pedes para fazer alteração de característica direto no Detran, paga a taxa e eles irão emitir um pedido de laudo para um CSV credenciado no Inmetro. Nesse momento tu instalas o motor e faz as alterações necessárias. Com esse pedido de laudo na mão é que irás no CSV credenciado do Inmetro fazer o laudo.

Pegas o laudo e faz a vistoria no Detran e aguardas os documentos.

No CSV eles irão fazer uma inspeção geral na F1000, freios (serviço e estacionamento), suspensão, alinhamento, e no caso de alteração de motor, irão fazer os testes de ruído e emissão de poluentes. Por isso é bom deixares uma reserva de $$$ para levar num bombista antes de ir para o CSV.

Esse é um processo muito fácil de fazer, mas costuma custar algum $$$. Aqui no RS paguei R$314,00 pelo laudo do CSV para alteração de suspensão quando eu levantei a Femil.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por ferraz Ver Post
    Boa noite, os amigos poderiam me dizer quanto a documentação, pois sei que em São Paulo, esta muito dificil e todos os despachantes de consultei até agora souberam responder como fazer?
    Olá. Infelizmente é muito comum ver pela internet relatos de pessoas com dificuldades nos respectivos DETRANs, principalmente quando o assunto é alteração de característica do veículo. A possibilidade dos Estados e Municípios legislarem sobre trânsito em geral é muito restrita. E é comum ver abusos de poder. Ainda, é mais comum ver desconhecimento também por parte do poder público. Mas nada melhor que estarmos amparados na lei, sem precisar de favores ou vistas grossas de funcionários públicos. A legislação é clara quando diz que veículos 4x4 equipados com caixa de redução ou veículos que possuam capacidade de carga superior a 1000 kgs podem ser equipados com motor de ciclo diesel. A legislação não permite alterar a estrutura ou capacidade do veículo para poder torná-lo capaz de ser equipado com motor a diesel. Mas vamos às etapas. Pode haver, de um estado para outro, alguma pequena diferença no trâmite, mas em geral é assim: se dirija ao Detran, solicite autorização prévia de modificação do veículo. Uma vez expedido o documento, você irá efetuar a troca de motor. Depois disso, você deve se dirigir a uma instituição credenciada pelo INMETRO para efetuar vistoria de segurança veicular. Depois de feita a vistoria (aqui eles olham tudo, desde a emissão de gases até suspensão, freios, parte elétrica, chassi, etc) e expedido o laudo, você volta ao DETRAN com os documentos (laudo do INMETRO, nota do motor e da mão-de-obra) e espera chegar o novo documento (CRV e CRLV) diesel. Qualquer coisa, estou à disposição. Saudações

Raphael
    F-1000 97 cab dupla mwm
    Brasilia-DF

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Rfdex, não pode modificar a capacidade de carga? originalmente é isso que fez a GM e Ford com a S-10 e Ranger. Aumentaram a capacidade de carga para aceitar a motorização diesel. Originalmente ambas não carregam mais de 700kg, mas no Brasil passam de 1ton para o uso do diesel, e por isso não aguentam o serviço pesado por muito tempo, justamente por não ter estrutura para isso.

Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Rfdex, não pode modificar a capacidade de carga? originalmente é isso que fez a GM e Ford com a S-10 e Ranger. Aumentaram a capacidade de carga para aceitar a motorização diesel. Originalmente ambas não carregam mais de 700kg, mas no Brasil passam de 1ton para o uso do diesel, e por isso não aguentam o serviço pesado por muito tempo, justamente por não ter estrutura para isso.
    No caso da s10 não sei dizer, mas por questão de peso na carroceria a ranger CD diesel (qq motor) aguenta mais de 1000kg tranquila e na estrada parece um sedãn com essa carga e não é comum de estragar por conta disso.
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

Usuário Avatar de Ramon Pires
    Entrada
    24/08/2010
    Local
    Cruz Alta/RS
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por eduardo1968 Ver Post
    No caso da s10 não sei dizer, mas por questão de peso na carroceria a ranger CD diesel (qq motor) aguenta mais de 1000kg tranquila e na estrada parece um sedãn com essa carga e não é comum de estragar por conta disso.

Larga ela numa estrada de chão p ve uma coisa, vira uma chaleira, solta tudo q é parafuso, por que essas camionete tao vindo com parafuso soberbo em vez de parafuso de rosca com chaveta como era antigamente, e nao sei se arrochando no peso nao trinca chassi tambem, pois é bem mais fino...
    F-1000 4x4 TDi

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Eduardo, me desculpa, mas muito carreguei peso com a minha Ex-Ranger e sei que ela apanha muito mais que uma F1000 para carregar a mesma carga, sem dizer que sem o uso normal com peso, eu precisei ressoldar 2 vezes a caçamba toda. Pra piorar, começou a abrir uma trinca no chassis ao lado do calço anterior da mola traseira direita. Para afirmar ainda mais um pouco, nas Rangers após 2002 vinham com um reforço na chapa debaixo do banco traseiro pois é muito comum rasgar a lata da cabine, de tão boa e durável que ela é... rsrsrsrs
    Não adianta, Ranger e F1000 tem concepções muito diferentes. Uma é feita para uso pesado com manutenção simplificada, e a outra é feita para motor gasolina e 700kg de carga com manutenção mais presa á originalidade.

Se a Ranger fosse tão fodástica, a suspensão dianteira das diesel durariam a mesma coisa que a suspensão dianteira das a gasolina. A diferença é apenas o maior peso do motor.

A F1000 com mais carga que a Ranger é muito mais firme de andar. Na Ranger já coloquei cerca de 1200kg, e na F1000 já coloquei perto de 2tons de aterro. Não tem como comparar uma picape feita para 1 tonelada e outra adaptada para 1 tonelada.

O maior problema da Ranger para o peso é o uso de chapa muito fina na caçamba e chassis com perfil mais fino que a F1000. O uso da carroceria de madeira enrijece mais o chassis e elimina o problema de quebra da caçamba o que acaba dando maior durabilidade para o conjunto no trabalho pesado.

Na comparação com a S-10, a S-10 tem caçamba bem mais forte que a Ranger.

Troca de Motores-img_0034.jpg

Usuário Avatar de eduardo1968
    Entrada
    27/09/2009
    Local
    Santo Ângelo/RS
    Citação Postado originalmente por Ramon Pires Ver Post
    Larga ela numa estrada de chão p ve uma coisa, vira uma chaleira, solta tudo q é parafuso, por que essas camionete tao vindo com parafuso soberbo em vez de parafuso de rosca com chaveta como era antigamente, e nao sei se arrochando no peso nao trinca chassi tambem, pois é bem mais fino...
    Já tive f1000 - 86/229, o bom dela era o motor e a suspensão dianteira, agora na estrada de chão sem peso na caçamba era mais bamba que a ranger e afrouxava a carroceria com frequencia quando levava peso, a vantagem é que era só mandar trocar os calços e apertar os parafusos.
    Amarok CD 4x4 SE 180cv 14

Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.

Usuário Avatar de rfdex
    Entrada
    20/06/2005
    Local
    Brasilia/DF
    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Edin, sabemos que muitos veículos são os mesmos nas versões gasolina e diesel, porém o fabricante impõe determinadas restrições quando o veículo é homologado antes de ser vendido em série para, talvez, impedir maiores alterações em suas características, como a troca para diesel. Tudo depende como o veículo foi cadastrado no renavam. Lembro que há uns anos atrás um cidadão aqui de Brasília provou na justiça que sua A-20 possuia a mesma estrutura e componentes utilizados na D-20 (de fábrica) e por isso conquistou o direito, após muitos anos de brigas nos tribunais, a emplacar sua camionete à diesel. Atualmente as resoluções do CONTRAN definem bem essas alterações de características. Em 2001 tive um Lada Niva e troquei seu motor para diesel. Lembro das dezenas de pessoas que me disseram: "o DETRAN de Brasília não aceita, blá blá...". Apenas solicitei tudo fundamentado e dentro da lei. Não criaram qualquer impedimento. Mas voltando ao assunto: não é permitido alterar características de veículo com a intenção. Leiam a Resolução nº 292/2008 CONTRAN (http://www.denatran.gov.br/download/...TRAN_292.pdf): "Art. 5º Somente serão registrados, licenciados e emplacados com motor alimentado a óleo diesel, os veículos autorizados conforme a Portaria nº 23, de 6 de junho de 1994, baixada pelo extinto Departamento Nacional de Combustíveis – DNC, do Ministério de Minas e Energia e regulamentação especifica do DENATRAN. Parágrafo único: Fica proibida a modificação da estrutura original de fábrica dos veículos para aumentar a capacidade de carga, visando o uso do combustível Diesel". Está aí amigos! Um abraço.

Raphael
    F-1000 97 cab dupla mwm
    Brasilia-DF

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Motores Diesel Downsizing ou Motores Diesel Menores
      Por Anthoniusnikos no fórum Ford
      Respostas: 20
      Última resposta: 05/10/2013, 21:40
    2. MOTORES 6cc
      Por Aderbal Atz no fórum Jeep Willys
      Respostas: 40
      Última resposta: 17/04/2011, 03:13
    3. troca-troca do que ta jogado no canto - engesa
      Por fpc3 no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 43