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Sem dúvida, eu mesmo já tive dois NGD:
Meu xodó numa Ranger 2005 que vendi com 175.000km (desses mais de 100.000km reprogramada pela Reiko) e outra 2009 com 114.000km. Ambos em perfeito estado. Nem vazamento de óleo tinha.
Versão Imprimível
Peguei a Ranger da revisao hoje. Levei ela no Paulão da Racing 4x4 na Freguesia do Ó em sampa. Alias, ele veio retirar ela no abc e me trouxe de volta. Mecanico conhece do carro, honesto e muito correto, mas tem seu preço!
No meu caso, depois dele andar com o carro, sugeriu fazer um check up geral no carro, no sistema de alimentação, equalização dos bicos. regulagem da turbina, instalação de um manometro de pressao, regulagem do freio de estacionamento e troca do kit do freio traseiro (o carro travava as rodas de vez eqdo) e substituição do filtro de combustivel pelo modelo novo com refil.
O cara deixou o carro lisinho, canhão e muito prazeroso de andar. Realmente mudou bastante, pois meu carro estava amarrado, como comentei nos post anteriores.
O serviço completo ficou R$1700 incluindo o leva e traz de +_ 60km + R$30 de Diesel que ele abasteceu. Eu nao tenho muitos parametros, mas apesar de um valor significante, achei que valeu o investimento, somente por nao ter caido na mao de curioso.
Proximos itens sugeridos por ele (somente qdo eu for por os BF)
- alinhamento do cardam traseiro
- Troca das buchas (novas) do jumelo, pois segundo ele colocaram mto mole e o conjunto de eixo da uma trabalhada excessiva.
De resto ele disse que o carro (que ja tem 186mil km) esta em excelente estado :)
Quem quiser o contato é só pedir.
O que acharam dos valores e serviços?
Passei por um problema recente na minha 2009, e queria compartilhar para deixar de alerta... Fiz limpeza preventiva recente no tanque, e coloquei o elemento do filtro combustível novo. (A minha é com elemento) sempre usei o MWM, só que dessa vez não tinha na loja e peguei o TECFIL, coloquei. 1000 km +- depois parada súbita... Não tinha vazão de diesel, não chegava no filtro. Retirei o tanque novamente, e o tanque estava limpo, porém o pré filtro pequeninho interno dá bomba estava obstruído por umas plumas, tipo uma fibra de lã. Chequei e constatei que ele veio pelo retorno do filtro, e é pedaços do filtro novo da TECFIL que soltou. Analisando os dois elementos, MWM e TECFIL, percebi que o TECFIL é o "papelão" direto exposto, e o elemento MWM tem uma proteção em.Volta , que evita que plumas do papelão que se soltem vão embora pelo retorno.
Conclusão: usem somente elemento original! Não tive prejuízos, mas arquei com uma baita mão e obra de tirar o tanque para limpar novamente em menos de 2k km.
TECFIL não vale a pena arriscar.
Pessoal, peguei uma Ranger 3.0 ha pouco tempo, mas percebi que ela parecia fraca antes dos 2000rpm, levei numa mecânica e me falaram que devia ser os bicos, eles tem a característica de "fechar" com o tempo, foi o que me disseram e comprovei em pesquisas na internet. Sendo assim fizeram os testes nos bicos, e todos os 4 apresentaram vazão menor que a especificada, aí vem o susto, quanto para reparar? 700 paus cada bico! Não autorizei o reparo até pesquisar mais.
Então eu pergunto, tem como realizar a limpeza desses bicos? já li muito no fórum o pessoal falando que limpeza é besteira, que são auto limpantes e blablabla, mas então porque a porcaria dos bicos se fecham? não vejo outra explicação senão a do entupimento, carbonização ou sei lá... Estou achando caríssimo a mecânica desse carro.
Amigo, qualquer motor diesel eletrônico common rail a manutenção é cara. Não é específico só dá ranger.
Alguns comparam o custo de manutenção de uma picape diesel eletronica ou jipe, com outra picape mais antiga, tipo uma f1000 com os mwm229 ou x10 que são excelentes e baratos, na minha opinião é comparar eras distintas.
Sobre seu problema na ranger, o seu mecânico mediu a pressão dá bomba de alta? Porque abaixo de 2000rpm a turbina não atua... E se a bomba de alta estiver meia boca fica difícil o desempenho abaixo desse rpm...
Eu já imaginava que seria caro, todos falam isso de mecanica a diesel, mas é ainda mais do que eu imaginava.
Esses motores foram utilizados durante anos, de 2005 a 2013 se não me engano... isso na ranger, e nesse período o valor do bico só aumentou, é algo que vai contra o senso comum da tecnologia. Meu motor está com 200 mil km, a camionete aparentemente sempre foi bem cuidada, o antigo dono era bem cuidadoso, e com essa km ter um problema tão caro como esse, é dureza.
Entrei em contato com outras mecanicas, inclusive uma autorizada MWM que me informou não realizar esse tipo de reparo, somente a troca completa dos bicos, o que ficaria em mais de R$6000. Nem um bico de injeção direta para gasolina é tão caro.
O mecanico foi direto nos bicos pois disse se tratar de um problema comum desses motores, e como o teste é feito em um equipamento externo ao motor, independe da bomba de alta, ela pode ter problema também, mas enquanto nao resolver o problema dos bicos não adianta pensar em testar a bomba. Mas espero que ela não tenha nada, porque sei que custa outra facada.
Que zica amigo!
Aqui no RS, à uns 3 meses atrás conversei com um conhecido que é bombista e ele disse que havia trocado os bicos de um ngd, vou tentar ver com ele quanto está cada.bico. Mas acredito se pesquisar mais, consiga por menos de 1500 cada, está bem alto este valor!
Boa sorte na empreitada, e depois relata aqui pra nós.
Abraço