Henrique, essa é outra vantagem que a série 225, 226, 229, X-10 tem frente aos outros. Por serem cabeçotes individuais, eles não empenam com facilidade ou trincam por isso.
Versão Imprimível
Henrique, essa é outra vantagem que a série 225, 226, 229, X-10 tem frente aos outros. Por serem cabeçotes individuais, eles não empenam com facilidade ou trincam por isso.
Realmente eu reparei nisso, mas mesmo assim, não é bom vacilar kkkkkkk
É geralmente quando você está viajando de madrugada (muito frio) e para em algum posto e desliga o motor.
Provavelmente ele estará muito quente, mas logo se resfriará por contato com a água do sistema aferrecimento, porém o coletor, continuará quente, e com a transferência de calor através de contato (choque térmico), pode ocasionar trincas ou empenos no cabeçote, apesar de difícil no caso do X-10, como o Edin acabou de dizer.
No coletor de escape, o excesso de temperatura contribuirá também para engripamento dos parafusos, que o prendem ao cabeçote e ao resto do escapamento, ou turbina.
Pode danificar a junta "cabeçote - coletor de escape".
Trincas no cabeçote.
Danificar eixo e outras partes da turbina.
Pode, imagina-se, inclusive ovalizar as camisas e pistões, visto que aquela região mais quente ficará, em detrimento do seu lado oposto, que inversamente, mais frio estará.
Quer ar frio na admissão? Intercooler + snorkel.
Daniel
Nao q o snorker va resolver o problema do ar quente, pois o filtro puxa o ar de um lado do motor, e sempre entra ar frio, o problema maior´no caso do MWM é que cada perna do coletor é intercalado, um admissao, outro escape, dai que o snorkel nao faz muita diferença, pois ocorre um aquecimento da peça, o negpocio é diminuir esse aquecimento...
A melhor parte do termotape é a segurança.
Se eventualmente você tiver que mexer no motor quente... pode encostar no escapamento que demora mais para queimar a pele.
Se o objetivo é esfriar a entrada de ar:
- Intercooler bem dimensionado com defletores;
- Termotape nos tubos de admissão (pode associar defletores também);
- "cold air intake" - nos 4x4 pode ser um snorquel.
Abraço,
Acompanho a bastante tempo a construção e rodagem de motores ciclo Otto preparados, com termotape no escape e NUNCA vi um relato de cabeçote trincado por conta do escape. Só vi cabeço trincado por superaquecimento [mistura pobre] e excesso de pressão [turbo].
Por isso estranho o relato.
Boa tarde
Conseguem me informar onde consigo o coletor de escape da F1000 TD229?
Aquele original, pulsativo e com a turbina para a frente, dificílimo encontrar. Pessoalmente, sugiro comprar um da Embrepoli (Curitiba/Blumenau), adequado para uso de turbina padrão K16. Uso na minha F100 e, mesmo com a bomba em linha do MWM D229 (originalmente aspirado), começa a encher a 1100rpm e passa de 1kg já a 1700rpm. As turbinas originais, sem wastegate, são um conceito antigo e com rendimento limitado.