Ranger 2.8 4x4 CD TD 2001
Boa tarde a todos que lêem esse forum,
Achei o título muito apropriado pois é minha primeira 4x4 e também tenho algumas dúvidas e algumas experiências a compartilhar!!
Pois bem, comprei uma Ranger conforme descrição no título do post, de todos os carros que eu já tive, não tem nem comparação, eu penso como é que eu nunca tive uma caminhonete dessas!!?! Banco de couro, roda de liga, estribo, santo antônio, quebra mato, lona, e ainda por cima tem aquele barulhinho da turbina cantando, agora já era, viciei no diesel!
Como ela é 2001, tem 11 aninhos, eu já esperava que fosse quebrar alguma coisa, embora quando comprei vi que o antigo dono havia refeito a suspensão e trocado a turbina um ano atrás, soube também que o dono antes dele trocou o kit do motor da 2.5 por um kit da 2.8 e até os mecânicos da Ford me disseram que então agora ela ficou 2.8, maravilha também...
Ocorreram desde então dois problemas significativos, o primeiro foi que eu tinha voltado de uma viagem um dia atrás e quando estava dirigindo pela cidade aqui a direção ficou dura que parecia que não tinha hidráulica, parei no posto imediatamente e vi que a polia da bomba d'água tinha pulado fora!!! A correia escapado e enrolado, tava uma zona, ainda bem que eu praticamente nem andei com ela, pois bem, levei na Ford e viram que a polia da bomba d'água já tinha sido trocada por algum outro dono e que a peça que haviam usado era de quinta categoria, paralela da paralela, daí eu morri numa grana pra consertar, mas também troquei todas as polias e correias e ficou tudo beleza!
O segundo problema foi a vibração que parecia que ia levantar vôo, mas isso eu já sabia que era cardan, morri em mais uma grana mas troquei as cruzetas, ponteira, luva, alinhei, balanceei e ficou bom também!
Agora a minha dúvida, qual é o giro ideal no 4x4 low??? Eu uso bem pouco, mas acho que puxa demais, sei lá, eu levei em alguns mecânicos antes de comprar a caminhonete, eles disseram que o maior cuidado que se tem que ter é não forçar muito o motor pq pode encavalar os pistão daí já era!! Depois disso eu fiquei ressabiado de passar dos 30.000!
Outra coisa foi um barulho estranho de lata com lata que me fez fazer uma revisão nos freios e trocar algums peças mas o barulho persistiu, daí outro dia deu uma chuva braba aqui na cidade e eu andando nas enchurrada, depois disso o barulho sumiu!! Será que tinha alguma coisa solta batendo no peito de aço que a água levou embora? Nunca vou saber....
Por enquanto é só, agradeço desde já àqueles que quiserem dar suas opiniões e até a próxima!!