mas o estepe estava na traseira... isso influencia???
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mas o estepe estava na traseira... isso influencia???
Eu muito usei a tração em chuva pesada. Faz muita diferença sim. Principalmente em estrada sinuosa com muitas curvas, subidas e se ainda por cima estiveres puxando algo. Sob chuva, em vez de reduzir a velocidade eu ligava a tração na Ranger. Mantinha a mesma tocada sem problemas.
Opa! Informação incorreta. O diferencial dianteiro é comum mesmo. Nada de bloqueado não. É um dana 35 reverse cut. Muito bom por sinal e dá conta do recado, tanto que é usado nas primeiras 2.5 com 115cv e 28kgf/m de torque até 163cv com 42kgf/m de torque, e aguenta muito bem o chip de potência que faz o NGDe botar 210cv com 50kgf/m de torque.
O diferencial traseiro tem LSD por discos de fricção caso a tua seja uma limited ou XLT após 2002.
Quanto ao estepe, se for da mesma medida não tem porque causar isso aí sozinho não. Se for medida diferente sim, daí causa problema.
Peraí ttchê.. confusão total. Diferencial dianteiro normal, porque ele faz curva sim senhor (as rodas viram né?). Diferencial traseiro normal, também, só que as mais novas tem LSD pra ajudar no barro.
O que a ranger NÃO tem, assim como a maioria das camionetes da sua geração, é o diferencial CENTRAL. A transmissão central sim não tem diferencial, sendo totalmente bloqueada, como comentaste a respeito do eixo dianteiro.
O travamento das rodas se dá pela diferença de percurso entre o conjunto dianteiro e o traseiro, e não entre as rodas do mesmo eixo. Sacou? Veículos AWD têm diferencial central.
A transmissão estraga em piso firme, só usa o 4x4 quando precisar MESMO, em terreno de pouca aderência. Algumas situações de lomba em asfalto molhado são cabíveis, mas só. Não usa em estrada de asfalto normal não, não foi feito pra isso.
quando eu disse q ele não vai "fazer curva", me referi ao diferencial, e não ao veiculo. é pq ele não vai precisar compensar o efeito da curva, já q a transmissão é travada. portanto, é como se ele estivesse andando reto sempre. entendeu? se não deixa pra lá, tá meio confuso msm. kkkkkkkkkkkkkk
Na verdade o diferencial serve apenas para compensar curvas, pois permite a diferença de voltas entre a roda interna e roda externa em uma curva. O dianteiro mais ainda que o traseiro, pois se bloquear o diferencial dianteiro o comportamento do veículo muda muito ao fazer curvas. E em relação ao asfalto, pode-se usar sem problema algum desde que sejam respeitados os fatores citados. É só pesquisar um pouco no fórum que fazem mais de 5 anos que esse mesmo assunto é largamente discutido aqui...
Se estragasse andar com 4x44 high em asfalto eu, o Pequeno Jr, o Walter e muitos outros já teríamos destruído nossas CTs, e justamente nós nunca tivemos problemas com isso mesmo rodando mais de 100.000 com esse tipo de uso. o Pequeno Jr já deve ter passado dos 500.000km com a Ranger dele.
Marcelo, te garanto que reduzir a velocidade e ligar a tração aumenta muito mais ainda a segurança. ehehehe
Leonardo, tenho um explorer e ela tem rodas livres automatica nas rodas dianterias, que quando voce liga o 4x4,
as rodas livres fecham e fazem com que voce tenha tração na dianteira.
Li no Manual do proprietario que quando voce volta para o 4x2, no botao, tem que dar ré por uns 4 metros, para liberar as rodas livres do conjunto de tração!
Nao sei se isso pode causar travamento no veiculo!
O 4x4 High bloqueia sim, as 4 rodas!
Alemão, a Ranger dele é 2009. Não tem mais sistemas de RLs em Ranger desde 2001!