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  • #1
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    Cilindro roda traseira Ranger




    Olá, pessoal. Alguém sabe a medida certa dos cilindros de freio da ranger 2002? As medidas com referencia ao tambor que vi por aí são 10", 11" e até 9". Deixei o carro para revisão e o meca falou que mediu o tambor e que dava 11,5"... (eu não estava lá para checar). Os caras da concessionaria dizem que não existe essa medida nem eu achei em loja nenhuma. E agora? Alguém já trocou?
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #2
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Esclareça: estás procurando tambor, cilindro de roda ou cilindro mestre de freio?
    Na pior das hipóteses pega a peça e leva em uma autopeças, pede uma igual pra ver.

  • #3
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    Bravo, estou procurando o cilindro da roda. Não adianta pegar a peça e levar nas lojas, porque sismplesmente está em falta aqui no Rio, mesmo nas concessionárias. Estou com o carro parado sem saber como resolver!

    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Esclareça: estás procurando tambor, cilindro de roda ou cilindro mestre de freio?
    Na pior das hipóteses pega a peça e leva em uma autopeças, pede uma igual pra ver.
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #4
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    entope

    Tudo bem Miguels?

    Primeiro, vamos resolver certo seu problema.
    Que medida você diz que dá 11,5"? Seria o tambor ou o cilindro mestre?

    Se você procura o cilindro da roda, realmente ele é difícil de encontrar. Na verdade, é quase impossível.
    Tente adaptar um de S10, que, com uma boa esmirilhadeira, dá para instalar na Ranger, além de que este é bem mais barato.

    Você pode tentar instalar logo freio a disco na traseira, pesquise sobre o assunto. É melhor que trocar o cilindro da ranger por outro original.


    Sobre o fato da vtr estar parada, você pode "entupir" o cano que vai para o cilindro danificado. Faça este "servissiu" bem feito, para não ficar vazando. Vc pode também soldar ele, para ficar melhor, não esquecendo de tirar todo o óleo da peça antes e limpar bem com gasolina.

    Vc também pode colocar um parafuso no cilindro mestre (não esqueça de passar teflon na rosca), na saída referente a esta roda, cujo cilindro está indisponível. Não se esqueça que não pode bloquear as duas saídas, do mesmo eixo, do cilindro mestre simultaneamente, pois o mesmo se estraga.

    Daniel

    Citação Postado originalmente por Miguels Ver Post
    Bravo, estou procurando o cilindro da roda. Não adianta pegar a peça e levar nas lojas, porque sismplesmente está em falta aqui no Rio, mesmo nas concessionárias. Estou com o carro parado sem saber como resolver!

  • #5
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Isso, interromper as rodas traseiras ajuda (faça nas duas, para evitar guinadas quando pressionar o freio) em caso de necessidade de deslocamento e não ter como nem ir atrás de peças.
    E caso seja possível, tira ou pede pra um meca tirar o cilindro e compra um parecido, o apoio para as lonas é o de menos, dá pra retrabalhar, o que interessa de verdade pra dar a "equivalência" é o diâmetro do cilindro de roda.

  • #6
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    Bravo e Dsamaz, agradeço as dicas.
    Tirei a roda e eu mesmo medi. O tambor é de 11" e o cilindro de 6,5cm (corpo principal) de comprimento por 3,5cm de diametro. Jamais conseguiria com a medida de 11,5" que a loja (especilizada em freios) me deu! De qualquer maneira, os cilindros TRW/Vargas estão dificil de achar, e os originais custam 350 reais cada na concessionaria, com um detalhe: não tem. Me falaram de um tal de FORTEC, de segunda linha...
    Dsamaz, não quero ter o trabalho de adaptar os da S10, mas terei que fazer se não achar outro. Respeito à adaptação de freios a disco, já pensei no assunto e gostei da idéia, mas acho que vou deixar para mais adiante.
    Vou fazer isto no final de semana, aí posto o resultado.
    Um abraço.
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #7
    Usuário Avatar de Kim
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    Miguels!

    Na minha ex ranger, tive esse mesmo problema.

    Solução?

    Troquei o jogo de reparo do cilindro, foi a unica saída, ficou perfeito!

    Mais...
    Mandei num torneiro para retificar o cilindro, e coloquei o jogo de reparo sob medida.

  • #8
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    11,5" é o diâmetro interno com desgaste do tambor. Está perto da hora da troca.
    O cilindro de freio é fácil de encontrar reparo à venda.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #9
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    Kim e Edin,
    Não tinha atentado para essa possibilidade, nem imaginava que o reparo era vendido solto. É uma boa, vou tentar. Valeu!
    Abraços
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

  • #10
    Usuário Avatar de Kim
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    Miguels!

    Eu retifiquei o cilindro, somente por haver ranhuras em seu interior, se não houvesse ranhuras, seria somente a troca de reparos!

  • #11
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    É. Tem que ter critério pra trocar reparo. Porque o cilindrinho muitas vezes desgasta, ovaliza, risca, e daí pra dar problema, mesmo com reparo novo, é rapidinho. Tem que inspecionar bem. E não fique acabrunhado de modificar um de S10 e botar não, pois na maioria das vezes a troca de um conjunto completo de cilindro de roda, ao invés de somente o reparo, é muitissimo melhor.

  • #12
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    Não quiz nem saber, cansei de procurar cilindro e reparos (decentes). Não achei. Então comprei um par de marca Anker (R$ 44 cada) e troquei. Mas fiquei com os originais, só de teimosia vou procurar os reparos e fazer o serviço. Tiro as borrachas e deixo no óleo por se precisar. Vamos ver quanto aguentam esses tal "Anker".
    Ranger 2.8 PowerStroke, TGV, pneus Dunlop MT1 31" 10,5

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