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Qual o melhor motor Diesel p/ F1000 4.9i Super Cab.

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  • 21/03/2012, 23:25
    Guto F-1000
    [QUOTE=miguelcps;1653276]Pessoal, estou pensando em pegar uma F1000 Super Cab de preferencia 98, sei que sao quase todas a Gasolina, as que nao sao foram passadas p/ Diesel e o pessoal pede muito caro e nao se tem informaçao de como foi feita a adaptaçao, portanto,
    gostaria de saber qual o melhor motor para usar no lugar do 4.9 Gasolina sem ter que fazer muita adaptaçao, tipo, quase Plug and play?
    Qual o valor medio deste motor usado?
    Consegue-se fazer a documentaçao sem muitos problemas ou é muito complicado?
    Gostaria de opnioes de quem tem alguma experiencia neste assunto, desde já agradeço a todos pelas informaçoes.[/QUOT
    Na minha opinião se não quiser gastar muita $$ e ter economia partiria para um MWM Sprint 2.8 4cc das S10, é um motor de manutenção barata e não precisaria trocar a caixa de cambio, ficaria uma pick-up com boa potencia e um torque razoavel(36kgfm), o Maxion 2.5 tb é uma opção, mas eu não aconselharia devido ao baixo torque(26kgfm) e a necessidade de manutençao rigorosa. agora se tivesse $$ em caixa trocaria td e colocaria um Sprint 4.2 6cil com caixa ZF ai viraria um canhão. A minha é 4x4 com X-10 , mas é um motor muito pesado, aí vc terá que mexer muito na suspensão dianteira, tem um torque absurdo e bebe mais que os Sprint.
  • 21/03/2012, 23:47
    Daniel.Shimomoto
    [QUOTE=Guto F-1000;1654302]
    Citação:

    Postado originalmente por miguelcps Ver Post
    Pessoal, estou pensando em pegar uma F1000 Super Cab de preferencia 98, sei que sao quase todas a Gasolina, as que nao sao foram passadas p/ Diesel e o pessoal pede muito caro e nao se tem informaçao de como foi feita a adaptaçao, portanto,
    gostaria de saber qual o melhor motor para usar no lugar do 4.9 Gasolina sem ter que fazer muita adaptaçao, tipo, quase Plug and play?
    Qual o valor medio deste motor usado?
    Consegue-se fazer a documentaçao sem muitos problemas ou é muito complicado?
    Gostaria de opnioes de quem tem alguma experiencia neste assunto, desde já agradeço a todos pelas informaçoes.[/QUOT
    Na minha opinião se não quiser gastar muita $$ e ter economia partiria para um MWM Sprint 2.8 4cc das S10, é um motor de manutenção barata e não precisaria trocar a caixa de cambio, ficaria uma pick-up com boa potencia e um torque razoavel(36kgfm), o Maxion 2.5 tb é uma opção, mas eu não aconselharia devido ao baixo torque(26kgfm) e a necessidade de manutençao rigorosa. agora se tivesse $$ em caixa trocaria td e colocaria um Sprint 4.2 6cil com caixa ZF ai viraria um canhão. A minha é 4x4 com X-10 , mas é um motor muito pesado, aí vc terá que mexer muito na suspensão dianteira, tem um torque absurdo e bebe mais que os Sprint.

    O Sprint da S10 não dá certo. Tem que serr o HS 2.8 mesmo da Ranger.

    Abraços
  • 22/03/2012, 06:59
    SERGIO AUGUSTO
    Bom dia a todos:
    Já pensei nesta "empreitada", rs, pois como estou sem viatura, e estamos montando um projeto de um caminhão basculante pra trabalhar nas obras de contruçaõ dos "barramentos" e reservatórios para os projetos de irrigação, preciso de uma viatura pro "selvicio" de assistencia ao bruto e "lazer" , e pensei seriamente numa 4.9 super cab, pra em seguida colocar um diesel, ou por motivos de "pressa", talvez optarei pelo velho e bom Toyota Band. Mas em se trantando de uma 4.9, em que se decida mesmo colocar um diesel, entendo que se deve fazer um negócio certo, como já citou o Edin, até para aproveitar todo o "potencial" estrutural da viatura, eu colocaria, por ordem de preferencia minha obviamente; o CUMMINS 4BTAA(poderia vir de uma F-4000, F-350, ou outro), O MWM X-10, ou o bom velho MWM 229. Lógico que "casados", com uma trasmissão "decente", que é possivel de se encontrar já acompanhando o propulsor. A suspensão, não seria bicho de sete cabeças, pra adequar ao no "peso" da dianteira, afinal, temos a F-1000 por ai, usando os motores que cito(a não ser o 4BT), e que é só "ajustar" a suspa(molas, e amortecedores principalmente). Em seguida, como já foi dito, mudança de coroa e pinhão. E ai, é partir pra "desfrutar" da baita máquina, ainda mais se for uma super cab.
    Abraço.
    Sérgio.
  • 22/03/2012, 10:05
    Marcelo Corradi
    Citação:

    Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    Esquece nada! Não sei de nada mais assombrador que ter uma picape e ver aquele cilindro de gás na caçamba. É triste demais.
    Prefiro gastar uns trocados no motor diesel mesmo.

    Se é economia, eu pegaria o PS 2.8.
    Mas se fosse desempenho + coração, ficaria entre o Cummins eletronico, X10 ou Sprint 6cc.

    tem q ter uma pra poder falar. minha Ranger com gás roda 100%, te garanto q eu esqueço q to com gás nela. claro q perde força, mas em matéria de manutenção, eu esqueço. num dá pau nenhum.
  • 22/03/2012, 23:03
    miguelcps
    Em primeiro lugar obrigado a todos pelas suas opnioes, e pelo que entendi, o mais barato seria instalar um PS 2.8 da Ranger e o melhor um Sprinter 4.2+caixa de transmissao e + alguns ajustes, agora o que resta é só tomar coragem pra encarar a empreitada, adoro uma F1000 Super Cab, já tive uma e na época nao pude fazer o que hoje gostaria de fazer, mas se eu resolver encarar já tenho informaçoes suficientes para o projeto, graças a voces todos, fica aqui meus agradecimentos e muito obrigado a todos que contribuiram,
    Miguel.
  • 14/07/2013, 20:25
    rodugas
    gostaria de saber como acoplar o motor power stroke 2.8 no cambio da f1000 4.9i
  • 20/07/2013, 10:42
    edwint
    e quanto ao DIFERENCIAL? se nao me engano a relação do 4.9i é 46x13
  • 20/07/2013, 11:40
    Edintruder
    As faixas de operação do Maxion e do 4.9i são similares. Inclusive o HSD tem mais rotação de trabalho que o 4.9i. É tirar um e colocar o outro. Depois ajusta o diferencial conforme a necessidade. MAs se bem lembro, a relação é 4,56:1, mesma da Ranger.
  • 20/07/2013, 16:03
    lincoln38
    Na minha opiniao eu colocaria um mwm 6cc vi uma assim me apaixonei. E se voce gosta de passar raiva nos outros na estrada , bomba , bico, diferencial,turbao, vai deixar muito carro de 100 mil pra traz
  • 20/07/2013, 18:53
    rfdex
    Como já disse noutros tópicos similares, passei por essa experiência e digo uma coisa. Se fosse hoje, sem dúvida alguma usaria o motor Powerstroke 2.8 TGV, da Ranger. Tirei o 4.9i da F-1000 na intenção de usar um MWM 229, até porque paguei barato nele, logo fiz por completo. Foi uma baita trabalheira - e isso fazendo com mecânico bom! E ainda tive a sorte de achar uma flange para adaptar o câmbio Mazda no MWM 229. Mas troquei molas, soldei suportes do motor, refiz escapamento, etc, etc. E ao final de tudo tinha que alongar o diferencial. Pesquisando, vi que para alongá-lo teria de trocar por completo e não só coroa e pinhão. Considerando preço de combustível, limites de velocidade em nossas rodovias, normas de poluição/restrição de ruído e ainda o custo de adaptação/troca de motor, acho que um motor que oferece 38 kgfm, como o Powerstroke 2.8 TGV está ótimo para a F-1000. Diferencial, suspensão, câmbio, etc tudo original e ainda tendo à disposição no mercado as peças da HSD, sem necessitar adaptação. Não sou fã apaixonado por diesel. Uso-o por economia. Logo, se for para trocar o 4.9i por um motor beberrão, como um Sprint 4.2 (6 cilindros), eu não trocaria. Preferia dar uma tratada no 4.9, que é excelente motor, com manutenção baixíssima, barata, robusta e moderna. Teria uma usina de força na mão sem muita dor de cabeça! O preço da gasolina e do diesel hoje está muito próximo, de modo que usa diesel quem realmente gosta, a não ser motores super econômicos. O meu MWM 229 fazia 10,5 na F-1000. Acredito que o Powerstroke 2.8 faça 13-14. O 4.9 fazia 7,5-8 aqui em Brasília. É a minha opinião.
  • 21/07/2013, 22:22
    Edintruder
    Citação:

    Postado originalmente por rfdex Ver Post
    Como já disse noutros tópicos similares, passei por essa experiência e digo uma coisa. Se fosse hoje, sem dúvida alguma usaria o motor Powerstroke 2.8 TGV, da Ranger. Tirei o 4.9i da F-1000 na intenção de usar um MWM 229, até porque paguei barato nele, logo fiz por completo. Foi uma baita trabalheira - e isso fazendo com mecânico bom! E ainda tive a sorte de achar uma flange para adaptar o câmbio Mazda no MWM 229. Mas troquei molas, soldei suportes do motor, refiz escapamento, etc, etc. E ao final de tudo tinha que alongar o diferencial. Pesquisando, vi que para alongá-lo teria de trocar por completo e não só coroa e pinhão. Considerando preço de combustível, limites de velocidade em nossas rodovias, normas de poluição/restrição de ruído e ainda o custo de adaptação/troca de motor, acho que um motor que oferece 38 kgfm, como o Powerstroke 2.8 TGV está ótimo para a F-1000. Diferencial, suspensão, câmbio, etc tudo original e ainda tendo à disposição no mercado as peças da HSD, sem necessitar adaptação. Não sou fã apaixonado por diesel. Uso-o por economia. Logo, se for para trocar o 4.9i por um motor beberrão, como um Sprint 4.2 (6 cilindros), eu não trocaria. Preferia dar uma tratada no 4.9, que é excelente motor, com manutenção baixíssima, barata, robusta e moderna. Teria uma usina de força na mão sem muita dor de cabeça! O preço da gasolina e do diesel hoje está muito próximo, de modo que usa diesel quem realmente gosta, a não ser motores super econômicos. O meu MWM 229 fazia 10,5 na F-1000. Acredito que o Powerstroke 2.8 faça 13-14. O 4.9 fazia 7,5-8 aqui em Brasília. É a minha opinião.

    É isso mesmo Raphael! Concordo com cada palavra! O torque o Power Stroke é equivalente ao 229 e tem uma faixa de giro bem melhor, garantindo maior potência. Então, será bem melhor que o 229 além de ser mais econômico.
  • 21/07/2013, 22:48
    DieselPower
    Com bicos especiais então...
    Deve passar de 40 kgf de torque...
    Além do que na F100 serve um Intercooler maior.
    Também iria de PS.
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