Postado originalmente por
rfdex
Como já disse noutros tópicos similares, passei por essa experiência e digo uma coisa. Se fosse hoje, sem dúvida alguma usaria o motor Powerstroke 2.8 TGV, da Ranger. Tirei o 4.9i da F-1000 na intenção de usar um MWM 229, até porque paguei barato nele, logo fiz por completo. Foi uma baita trabalheira - e isso fazendo com mecânico bom! E ainda tive a sorte de achar uma flange para adaptar o câmbio Mazda no MWM 229. Mas troquei molas, soldei suportes do motor, refiz escapamento, etc, etc. E ao final de tudo tinha que alongar o diferencial. Pesquisando, vi que para alongá-lo teria de trocar por completo e não só coroa e pinhão. Considerando preço de combustível, limites de velocidade em nossas rodovias, normas de poluição/restrição de ruído e ainda o custo de adaptação/troca de motor, acho que um motor que oferece 38 kgfm, como o Powerstroke 2.8 TGV está ótimo para a F-1000. Diferencial, suspensão, câmbio, etc tudo original e ainda tendo à disposição no mercado as peças da HSD, sem necessitar adaptação. Não sou fã apaixonado por diesel. Uso-o por economia. Logo, se for para trocar o 4.9i por um motor beberrão, como um Sprint 4.2 (6 cilindros), eu não trocaria. Preferia dar uma tratada no 4.9, que é excelente motor, com manutenção baixíssima, barata, robusta e moderna. Teria uma usina de força na mão sem muita dor de cabeça! O preço da gasolina e do diesel hoje está muito próximo, de modo que usa diesel quem realmente gosta, a não ser motores super econômicos. O meu MWM 229 fazia 10,5 na F-1000. Acredito que o Powerstroke 2.8 faça 13-14. O 4.9 fazia 7,5-8 aqui em Brasília. É a minha opinião.