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  • #1
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    Ranger 2.8 2003 - Retifica




    Pessoal, a tempos venho acompanhando o Fórum, agora resolvi me cadastrar.
    Foi bacana, ajudou-me na compra de uma Ranger 2003, ótima por sinal.

    O problema é o seguinte:
    De uns tempos pra cá ela começou a baixar muito óleo lubrificante, muito mesmo, a ponto de ter que colocar 1litro a cada 200 KM.

    Ranger com 87.000 Km (dúvido).

    Identico ao que aconteceu com a ranger do Alberto Vasconcelos. Muito óleo e fumaça pelo respiro.

    Resultado - Retifica
    Fiz um Orçamento, alguem por favor, vê se está dentro do padrão.
    Ranger 2.8 2003 - Retifica Arquivos Anexos

  • #2
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    Mais detalhes.

    Trubo verificado, válvula PCV sem obstrução, filtro de ar novo, sem fumaça pelo escape( mas a fuligem é úmida), ligeira perda de potência, se é pode se dizer pois vai a 150 Km/h sem dificuldade.

    Um dos mecânicos acha que pode ser trocado apenas o kit, outro somente os anéis e bronzina de biela, na autorizada disseram ser necessário a retifica completa, passando esse orçamento anexo na última msn.

  • #3
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    O valor está alto. Tem muita coisa desnecessária nesse orçamento aí e faltam outras que nesse preço podem ser incluídas. Fizesses bem em postar aqui antes de fazer o serviço.
    Alguns itens desnecessários:


    3.37 - TROCAR GUIAS VALVULA - 32,64 Não estão cobrando 1120 para fazer a montagem do motor, porque cobram esse tipo de serviço à parte?
    3.49 - Polir comando - 41,88 duvido muito que façam realmente esse tipo de serviço.
    3.78 - Descarbonizar cabeçote - 28,29 por um serviço de lavagem?
    3.9 - Retificar bielas - 212,60
    390872 - 12 litros de óleo??? - 124,20 - Não seriam apenas 7?
    911 - Spray preto fosco - 36,00

    Fora isso não tem nesse orçamento troca de turbina, tensores, correias, revisão de BI e injetores.
    Tem gente que faz até troca de turbina nesse valor final aí. Procura outras oficinas pois consegues valores melhores com as mesmas peças. A MO desse orçamento está muito cara.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #4
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    Vc vai fazer o motor só porque ele está baixando óleo ???
    Se for somente por isso, acho que está jogando dinheiro fora...
    Bota um aditivo grosso para diminuir o gasto de lubrificante, se for só isso mesmo capaz de ainda rodar uns 50-100k km antes de realmente precisar ir pra retifica...
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
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  • #5
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    Mal pergunte, o vácuo dela está bom? Tipo, os freios e sistema de AC estão funcionando corretamente? Existem casos de óleo ser jogado fora por defeito na bomba de vácuo.
    Faz outro teste simples e conta para gente. Se tiveres como filmar e colocar no youtube e mandar o link também fica bom.

    1° - Com o motor ligado solta a tampa do óleo em cima do cabeçote e deixa ela dançando solta no lugar. Bota a mão na BI e acelera o motor. Se tiver excesso de compressão saindo para o cárter essa tampa tem que cair do lugar.
    2° - Ainda com o motor ligado, fecha a tampa do óleo e tira a vareta. Se cuspir óleo também confirma o excesso de compressão para o cárter.
    3° - Se olhares por baixo da válvula PCV, tem uma mangueira que deve ser ligada na mangueira que entra a boca da turbina. Confirma se está conectada no lugar correto. Se estiver no lugar, pega uma chave de fenda e tira a mangueira da boca da turbina e tira uma foto para mostrar o quanto de óleo tem na entrada da turbina. Se essa mangueira estiver desconectada do local correto, sugiro que faça essa conexão e refaça os 2 primeiros testes.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #6
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    Detalhe, eu confio mais no mecânico que quer trocar os kits do que a autorizada que quer cobrar um absurdo de MO e fazer o motor completo sem trocar correias e revisar bomba e bicos...
    Não volta mais nessa autorizada que não quiseres ser roubado. Esse motor é muito durável e aceita meia-sola sem problema nenhum.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #7
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    Edin, boa tarde.

    Esse orçamento fiz na autorizada MWM International, realmente o preço de muita coisa está fora, inclusive serviços desnecessários, como vc citou. Segundo o cabra da loja se não trocar tudo eles não dão a garantia. rsrsrs, certamente ele pensou, + um trouxa, perto carnaval vai dar pra tirar um pouquinho R$ desse mané.

    Hj, levei a um mecânico amigo meu e demos muitas risadas.
    Enfim, ele acha que no máximo, vai dar uma troca do kit devido a kilometragem, quanto ao cabeçote, ela nunca esquentou (não tem indicíos de que será necessário mexer - espero), quanto ao virabrequim ele tambem acha que não, pois o motor não bate nada, não raja (mas que só abrindo pra ele confirmar), mas acha que o gasto vai ser pouco. Quanto ao consumo de diesel, fiz a média e deu 10,6, rodei 106 km com o tanque cheio e completei com 10.1 litros acho que BI e bicos tá legal, quer dizer, não vou mexer.

    Edin, Paguei 32.000,00 nela, comprei de um senhor em junho de 2011 (parente), a última revisão no manual foi aos 33.000 Km em outubro de 2005 2 anos apos a compra pelo 1º dono, o 2º dono comprou ela em 2008 aos 66.000 e um quebrados e me vendeu em 2011 com 82.000 Km. Segundo informações que tive o velho só viajava com ela, ou seja, rodava pouco. Acho que por isso deu problema nos cilindros e anéis. Outra coisa o lacre tá lá, intacto no painel.

    Daniel, vc acha que vou jogar dinheiro fora. Ela baixa 1l a cada 200 km. É muito não é? Joga óleo d+ na admissão ( e o disparo do motor).

  • #8
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    Se essa km for real, ela está MUITO baixa pra esse motor dar problema..

    eu tentaria por o aditivo e ver no que vai dar..
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  • #9
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    Edin, o vácuo está perfeito, o meu mecanico olhou pois não está convencido de ter que abrir.

    Quanto aos testes.

    1º - tem fumaça, quando acelera puxa a fumaça ao invés de sair para poder derrubar a tampa.
    2º - tem fumaça, mesma coisa da tampa, quando acelera puxa a fumaça de volta, não cospe óleo.
    3º - soltei a mangueira que sai para turbina no pé da valvula, ali sai fumaça e cospe óleo e quando acelera na BI, aumenta muito. Está melada, que por consequência disto toda a admissão tá melada.

    Quando puder vou fazer um video fica melhor vcs vendo, e vai servir para outros companheiro do fórum.

  • #10
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    Daniel, pois é, boa alternativa é de se pensar, porque realmente é muito cedo pra dar zica nesse motor

  • #11
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    NGDaniel, apesar que andar pouco é um veneno pra motor.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por LucasFa Ver Post
    NGDaniel, apesar que andar pouco é um veneno pra motor.
    Nao necessariamente... importa mais saber onde o antigo dono andou e se fez manuntenção preventiva do que o quanto ele andou..
    Explico: Um carro com 100.000 km que andou só em estrada e teve os óleos, filtros e etc trocados a tempo e modo poderá estar com o motor bem melhor que outro que andou 10.000 km em cidade sem o devido cuidado...

    O consumo de oleo da sua viatura realmente está alto (1 l por 200km), mas isso por sí só não condena o motor..

    Bote aditivo e verifique o anti-chamas...
    Frontier XE 2.5 4x4 190 cv
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