troca a valvula se nao ta guspindo oleo nao pode ser aneis... a minha tava bebendo bastante oleo pelo respiro troquei a valvula e acabou o problema...
Versão Imprimível
troca a valvula se nao ta guspindo oleo nao pode ser aneis... a minha tava bebendo bastante oleo pelo respiro troquei a valvula e acabou o problema...
Ok! A PCV está funcionando corretamente. A turbina fica melada mesmo com óleo, mas é muito pouco e não sai fumaça pelo cárter.
Então realmente vais ter que mexer nos kits. Provavelmente tenha um ou dois anéis quebrados, cilindros arranhados ou por algum motivo, alguns anéis podem ter perdido a têmpera por algum aquecimentos com o antigo proprietário.
Certa vez o filtro de ar da minha ex Suzuki 250 rasgou e não tinha como perceber. Só notei pois o óleo começou a baixar de um momento para o outro. Outro caso foi com uma Lada do meu sogro, que o filtro não ficou bem colocado na caixa e numa estrada de areia o motor puxou a areia pra dentro e começou a fumar na mesma hora. Se o filtro antigo não ficou bem colocado ou apresentou algum defeito que passou desapercebido, pode ter riscado os cilindros e o resultado é esse aí.
Entenda que são todas suposições que tiramos sem ver o motor ou presenciar o seu funcionamento, mas pelos dados que nos passasses acredito que não irás fugir da desmontagem do cabeçote para verificar o estado dos cilindros.
+ um orçamento
Algumas ponderações que eu faço:
1-) Qual o uso da Ranger? Carro pessoal? Vai ficar com ela? Se a resposta for sim em todas as opções e se seu orçamento permitir, esquece esse negócio de meia sola. "troca de aneis" apenas é serviço meio de porco e joga o problema para alguns mil km adiante. Isso sem falar que se o bronzinamento estiver fraco e ruim, o risco de você arrebentar a parte de baixo com a maior compressão é grande. Falo com conhecimento de causa. Fiz isso num motorzinho Perkins A3.151.
2-) CUIDADO COM RETIFICA!!!!! Existem profissionais serissimos mas existe picaretagem ao extremo. Preferivel pagar uma M.O mais cara e encontrar um mecanico que faça a desmontagem e montagem do motor, de maneira tranquila do que numa retifica onde (em muitos casos) eles montam de qualquer jeito (há exceções, sei que existem).
3-) Cuidado com ORÇAMENTO DE RETIFICA!!! Eles (grande maioria, infelizmente) colocam peças de primeira linha no orçamento (Mahle) e peças de quinta na prática (xingling). Por isso (mais uma vez insisto...) procure um mecanico que monte e desmonte o motor!
4-) Virabrequim de motor diesel é diferente de vira de motor a gasolina: Esteja atento se este está riscado e precisa de retifica ou apenas um polimento resolve. Discuta com o mecanino, pergunte, não tenha medo de enfrentar porque mesmo que você não tenha certeza da realidade, se você começar a "apertar" o mecanico e ele começar a dar respostas evasivas, o cara está com más intenções para cima de você (ou ele é mais ignorante do assunto do que você imagina). Já tive que ensinar "mecanico" a remontar a suspensão dianteira da Ranger!
5-) Pense muito bem no que voce vai fazer no motor da sua Ranger: Ele bem retificado tem tudo para (com os devidos cuidados) aguentar no minimo 500 mil km. Se ficar ruim por sua vez...Vai arrumar problema para a cabeça e você sempre terá cisma do carro.
6-) Avalie o custo x beneficio: As vezes uma meia boca custa 4 mil reais e um serviço adequado sai por 5 mil. Se 1 mil não representar um "rombo" excessivo no orçamento, faça um bom serviço pois se gabar que colocou o motor para funcionar e economizou 1 mil apenas por economizar é perda de tempo (conheco gente com poder aquisitivo bom e que faz umas economias dessas...é perda de tempo)
Abs!!!
Daniel, tambem penso assim.
peguei um mecanico que desmontou e vai montar o motor, a retifica só a usinagem, etou fazendo ela pra mim, nesse orçamento ainda falta a revisão da BI que ficou 650,00 e não coloquei o desconto de 15%.
Resumindo vai ficar tudo em 7.000,00.
o Turbo tá um beleza e os bicos tambem.
Peguei um mecanico descente, o serviço dele é bem recomendado, não quis fazer meia sola, porque quero um motor zerado. vai dar 6 meses ou 20.000 km de garantia.
A engrenagem da BI vai trocar porque tva um pokim gasta, o mesmo para a correia.
Outra coisa.
O que vcs acharam do preço das peças e serviços.
- Retifica de cabo a rabo - 1650,00 (incluindo camisas e buchas de biela).
- MO 1500,00
- Peças 4600,00
- 15% de desconto em tudo.
So pra conhecimento de vcs - TURBO TGV(4.000,00) WG(2.000,00)
errei
- MO 1300,00
Cheguei a uma conclusão de poisde vários carros usados.
Quando comprar um carro usado tenha sempre 5000,00 sobrando e se for a diesel tenha 10,000,00 e seja feliz. Vc nunca sabe o que vc tem na mão mesmo sendo de "procedência". Carro usado é LOteria.
Lucas
-> A M/O vai tirar o motor do carro, desmontar o motor, ver o que está ruim, mandar para a retifica, montar o motor (peças como virabrequim pistões, bronzinamento, etc. com as peças que você comprou) e colocar tudo no seu carro?
Se a resposta for sim, está bom o preco. Se a resposta for não, está caro.
-> Tenta enxugar o valor das peças...PODE SER que você encontre peças de primeira mais barato...Veja mais lojas...Cote na autorizada MWM. Veja se existe peças Mahle, Perfect Cicle, Cofap, KS (tem boa fabricação e bom preço).
-> FUJA de bronzinamento para linha diesel Federal Mogul.
-> Cuidado com Comando de Valvulas. Raramente dá problema e ainda assim retifica tenta "ganhar uns trocos" em cima dele.
(experiencia de 9 motores retificados num periodo de um ano e meio - mexia com agricultura)
Abs!!!
Daniel valeu muito pelas dicas.
Vou apertar o cara e verificar a marca das peças, se forem das boas igual vc citou e q algumas eu tenho conhecimento, vou mandar chegar bala pra me entregar logo, agora se for uma peças de 2º linha, vou chama-lo na xinxa pra vê o bicho dar pulo.
Muito obrigado + uma vez Daniel.
Tô brigando com ele em algumas peças como por exemplo bomba dagua e oleo de motor, porque essa bomba eu pago 160,00 e no oleo 154 dá pra comprar um galão de 20 litros, o restante está + ou - no preço, que andei verificando por fora. Num vai fugir muito não mais o dinheiro é meu, né.
os pistões por exempllo é metal leve, uma coisa que ele não quis abrir mão da marca.
Vamos ver o q vai dar.